Home / Destaque / Nadador taubateano estreia na Europa
Marcos Campos em uma prova de mar aberto (Foto: Rômulo Cruz/Onboardsports)

Nadador taubateano estreia na Europa

Referência em ultramaratonas aquáticas na região do Vale do Paraíba, Marcos Campos está treinando à todo vapor para uma das travessias mais prestigiadas do planeta. A “Maratona do Golfo – Capri-Nápoles” é uma das mais antigas da Europa e o percurso de 36 quilômetros também é conhecido como a mais bela maratona aquática do mundo. O brasileiro cai nas águas cristalinas da Itália no dia 14 de julho.

“Para mim será uma prova muito especial. Primeiríssima prova no velho continente. Já nadei nos Estados Unidos, México e Argentina. Agora serão 36k em um dos percursos mais deslumbrantes da natação em águas abertas segundo os fãs da modalidade. Serei o único brasileiro entre os inscritos, por isso espero trazer para casa mais essa conquista”, contou o nadador, que em 2016 se tornou o primeiro do país a vencer a Travessia de Key West, Top12 das Américas, nos Estados Unidos.

Apesar dos vários elogios, não é a toa que a Travessia até 1992 era a única prova que assegurava ao vencedor o título de “campeão mundial das águas abertas”. De acordo com as condições climáticas e das correntes na data da prova, existem 4 rotas possíveis entre a Ilha de Capri e o continente. Nesta época do ano, já no verão europeu, a sensação térmica do ambiente pode chegar à 30ºC, mas a temperatura média da água é de aproximadamente 21 ºC e a prova geralmente é realizada sem o uso de neoprene (roupa térmica), o que dificulta mais o nado.

“Os treinos estão cada dia mais intensos. Faço dobra três vezes por semana, nado uma média de 7 quilômetros pela manhã e entre 3 e 4k a noite, mais musculação e um pouco de treinamento funcional e fisioterapia para prevenir as lesões. Até lá devo participar de provas com pequena metragem para mudar o estímulo e manter o corpo em boa forma. Vamos firme e forte no planejamento”, contou Marcos, que ainda divide a rotina de atleta amador com a vida de empresário, dono de uma loja do setor automotivo.

Taubateano

Taubateano

Marcos Campos tem 33 anos e é natural de Taubaté. Apaixonado pela natação em águas abertas desde 2008, é tricampeão da 14 Bis (24km), a mais tradicional travessia aquática do Brasil. Em 2013, foi Top-10 na maior travessia do planeta, a Hernandárias-Paraná (Argentina, 88K) e encarou algumas provas do Grand Prix de Águas Abertas da FINA, principal circuito de longa distância da modalidade. Atualmente o paulista está em busca de novos desafios e percursos, visando divulgar a maratona aquática e seus benefícios.

Autoria: Material enviado pela On Board Sports.

Comments

comments

Confira Também!

Taubaté Handebol busca o penta do Pan

O Handebol Taubaté viajou nesta terça-feira para a Argentina, onde será a grande atração da …