Provas de rua têm semana movimentada

Eventos que atraem um grande número de participantes em São José dos Campos, as provas de rua têm uma semana de intensa movimentação. Na quarta-feira, homenagens movimentaram a Câmara Municipal e neste domingo, mais uma edição da Duatlhon do Vale.

Confira no material enviado pela assessoria de Imprensa da secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

Toda a dedicação, empenho e esforço dos atletas que disputaram o Circuito Joseense de Corridas de Rua de 2016, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, foram reconhecidos na noite desta quarta-feira (17).

Os corredores que se destacaram no ranking anual foram homenageados no plenário da Câmara Municipal. A cerimônia teve ainda a presença ilustre de um ídolo do esporte brasileiro: o maratonista olímpico Marilson Gomes dos Santos.

Tricampeão da prova de São Silvestre e bi da Maratona de Nova Iorque – primeiro sul-americano a conseguir o feito nos EUA – o brasiliense se mostrou surpreso com a quantidade de participantes e o prestígio que dão às corridas.

“Vi que muitas pessoas aqui em São José têm gostado dessa ideia, vejo o auditório lotado, muitos corredores. Realmente é uma receita de sucesso pra cidade e espero que isso tenha continuidade por muitos anos e só venha a crescer”, comentou.

Ao todo, foram entregues 82 troféus individuais para 62 categorias, no feminino e no masculino, além de PCD (Pessoa com Deficiência). Houve ainda homenagem às três equipes que melhor se colocaram no ranking de 2016.

“Foi uma ideia genial fazer na Câmara, isso incentiva as pessoas a buscarem resultados e estarem se superando. A presença do Marilson foi a cereja do bolo. Valorizou ainda mais a festa. Quem participou ficou muito feliz com o testemunho dele com relação ao esporte”, falou Ronnie Pereira Alves, fundador e administrador do grupo de corrida Facerunners, que mais inscreveu atletas no Circuito 2016.

Com três Olimpíadas no currículo, Marilson dos Santos elogiou o reconhecimento público dado aos cidadãos pelo empenho na prática desportiva. Para ele, foi como voltar ao próprio passado.

“Comecei assim também, eu me vejo nessas pessoas. Comecei com nada, por acaso, não imaginava que eu ia chegar aonde cheguei. E quem sabe, de repente, a gente possa ter um corredor de alto nível. Tudo é possível dentro desse mundo esportivo”, disse.

“Esse tipo de evento acaba estimulando, não só os que estão aqui, mas a prática desportiva como um todo. A gente sabe que hoje a prática desportiva é fundamental para as pessoas terem uma qualidade de vida melhor, que querem ter uma saúde melhor”, completou Marilson.

Para o educador física e professor de corrida do grupo do Centro Poliesportivo do João do Pulo, Carlos Max da Silva, a enorme adesão da população joseense à modalidade é o fato de ser democrática e envolver os familiares.

“A maioria das pessoas que frequentam o nosso grupo procura a saúde. O nosso papel é incentivar as pessoas a buscar esse nível de saúde e como a Prefeitura tem esse calendário aberto, o pessoal se empolga um pouco mais e se foca muito no treino e acaba trazendo familiares. De todos os frequentadores no João do Pulo, 70% buscam qualidade de vida”, relatou o professor.

Por fim, Marilson dos Santos deixou uma mensagem para todos os joseenses que apreciam a corrida e que a praticam, independentemente de qual seja o foco.

“Seja qual for o objetivo de cada um, que continuem fazendo atividade, correndo, continuem praticando. Porque a corrida só traz benefícios, tanto para a pessoa que tem objetivo de ter uma vida saudável quanto para a pessoa que quer ser um atleta de alto rendimento. O esporte vai educar a pessoa de uma maneira mais correta, deixar longe das coisas ruins do mundo. É um legado que o esporte deixa para o mundo”, falou o ex-corredor.

Circuito 2017

A solenidade na Câmara Municipal também foi a oportunidade para a divulgação de informações sobre o Circuito Joseense de Corridas de Rua 2017.

As provas oficiais que vão compor o calendário definitivo serão anunciadas na próxima semana. Até o momento, estão confirmadas 11 corridas no cronograma parcial.

Entre a lista de provas para este ano, estão previstas as corridas do Aniversário de São José dos Campos, do Aniversário do Distrito de Eugênio de Melo e a Corrida da Conciliação. Todas terão inscrições gratuitas. A divulgação oficial será realizada pelo site da Prefeitura.

Duathlon Vale

Confira no material enviado por Ana Amélia Andrade, da assessoria de Imprensa da HL Eventos.

A entrega dos kits para a 1ª etapa do 7º circuito Duathlon do Vale e da 5ª Corrida Super 5k e caminhada 4km, de 2017 será realizada no próximo sábado (20). A ação acontece das 10h às 18h, na Loja Decathlon, localizada na Rua Andaraí – paralela à via Dutra, nº 400, Jardim Satélite. Com organização da HL Eventos Esportivos, as provas serão realizadas no domingo (21), na Avenida Senador Teotônio Vilela, conhecida como Avenida Fundo do Vale, região central de São José dos Campos (SP).

Para os inscritos não residentes em São José dos Campos e participantes acima de 60 anos, os organizadores farão a entrega dos kits, na Arena do Evento, no dia e local da prova, das 6h15 às 7h15. A organização do evento salienta que não realizará entrega de kits após a prova e fora dos horários determinados por prova.

Ação Beneficente

A organização recolherá no dia do evento, doações de 1kg de alimento não perecível dos participantes, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade da cidade que encaminhará as doações a entidades beneficentes.

Comments

comments