Rugby tem um sábado de definições

O sábado terá uma rodada das mais importantes pelo Campeonato Paulista de Rugby, envolvendo o São José e o Jacareí. Serão definidos os outros três dos quatro semifinalistas e também os afetados por rebaixamento.

Confira no material enviado pelo departamento de Comunicação da Federação Paulista de Rugby.

A primeira fase da Série A do Campeonato Paulista de Rugby chega ao fim nesse sábado, com quatro jogos válidos pela sétima rodada da competição. E a rodada vai pegar fogo, com quatro clubes de olho nas três vagas remanescentes. A Poli, é a única já classificada e ainda garantiu o primeiro lugar, depois de chegar à sua sexta vitória seguida na semana passada.

O duelo mais aguardado sem dúvida será entre Band Saracens e São José, o único confronto direto entre duas equipes que ainda lutam por uma vaga nas semifinais. O Band vem de derrota para a Poli, enquanto os joseenses deixaram a vitória escapar no último lance, cedendo o empate ao Jacareí no clássico do Vale.

Na tabela, a vantagem é dos visitantes, que ocupa a vice-liderança, quatro pontos à frente do rival. Contudo, uma vitória simples sem ceder pontos de bonificação ao São José é o que basta para o Saracens, pois o primeiro critério de desempate é exatamente o confronto direto.

Em Jacareí, o time da casa recebe a já classificada Poli. Sem vencer há dois jogos, os Jacarés vem em ponto de atenção, depois de ver perder a liderança e ver sua classificação quase certa ameaçada, além de encarar a melhor equipe do campeonato até aqui, que mesmo classificada, deve manter o mesmo ritmo para manter a campanha quase perfeita na competição.

Invicta e com melhor ataque e a melhor defesa da competição, a partida ainda tem gosto de revanche para os politécnicos, que perderam na decisão da Taça Tupi (a segunda divisão nacional) para o Jacareí no ano passado. Um empate garante a equipe na próxima fase, independente de qualquer outro resultado.

Em São Paulo, o SPAC tem a situação mais confortável entre os clubes que lutam pela classificação. A equipe que venceu suas duas últimas partidas recebe o São Carlos, último colocado. Os Rinocerontes conquistaram um único ponto até aqui, mas foi o suficiente para adiar a briga pelo rebaixamento para a última rodada, apesar das chances serem baixas.

Para fugir da degola, o São Carlos precisa de uma vitória bonificada contra o SPAC e torcer para que o Rio Branco não ganhe pontos em seu jogo. Para o SPAC, uma vitória simples garante a equipe na próxima fase.

Rio Branco e Pasteur fazem o duelo para fugir da repescagem, mas assim como no caso do São Carlos, as chances não são nada boas para o Rio Branco. Os Pelicanos precisam de uma vitória bonificada contra o rival, e negar o bônus defensivo aos Galos, justamente a equipe que mais conquistou pontos de bonificação na primeira fase (6). Além de fugir da repescagem, o Pasteur não tem mais chances de ir além da sexta colocação.

A 7ª rodada

A 7ª rodada

Band Saracens X São José – 15h
Local: Clube de Campo do Palmeiras – São Paulo, SP
Árbitro: Mariano de Goycochea
Auxiliares de linha: Natasha Olsen e Tomás de Goycochea
4o árbitro: Twyla Bueno

Jacareí X Poli – 15h30
Local: Campo do Balneário – Jacareí, SP
Árbitro:Murilo Bragotto
Auxiliares de linha: Cauã Ricardo e João Mont’Alverne
4o árbitro: Stephanie Pflamminger

SPAC X São Carlos – 15h30
Local: SPAC – São Paulo, SP
Árbitro: Victor Hugo Barbosa
Auxiliares de linha: Takashi Nagato e Fernanda Lima
4o árbitro: Nayara Lima

Rio Branco X Pasteur – 15h30
Local: Colégio Rio Branco Granja Viana – São Paulo, SP
Árbitro: Renato Scalércio
Auxiliares de linha: Luciano Sampaio e Guilherme Queiroz
4o árbitro: Aline Tomaz

A competição

O Campeonato Paulista de Rugby é o mais antigo campeonato estadual de Rugby e é o de maior nível técnico, contando com a participação de oito clubes, sendo que cinco deles atuam na principal divisão nacional (São José, SPAC, Pasteur, Jacareí e Poli) e outros três na segunda divisão (Rio Branco, São Carlos e Band Saracens).

A disputa desse ano ocorre de março a junho, em turno único, todos contra todos. Os quatro melhores colocados na primeira fase se enfrentam em semifinais, em jogos de ida e volta e a grande final será disputada em jogo único. O último colocado na primeira fase é rebaixado automaticamente, enquanto o penúltimo jogará contra o vice-campeão da Série B, pela vaga no estadual de 2017.

A Federação

Com mais de 100 clubes filiados e mais de uma dezenas de competições oficiais, a Federação Paulista de Rugby é a estadual com maior representação no rugby brasileiro, contando com cerca de 1/3 de todo o rugby jogado em território nacional e promovendo o crescimento sustentável em São Paulo de um dos esportes que mais crescem no Brasil. Rugby paulista: há 120 anos produzindo campeões e campeãs.

Comments

comments