Handebol Taubaté fica com o vice no Pan

O Handebol Taubaté rendeu abaixo do necessário e o Pinheiros venceu o jogo que valia o título do Pan-Americano de Clubes. Na tarde deste domingo, a equipe de São Paulo fez a festa com um placar de 28 x 20.

Em Buenos Aires, o torneio teve seis equipes se enfrentando em um turno único de cinco rodadas realizadas desde quarta-feira. Taubaté e Pinheiros venceram as quatro partidas disputadas até sábado e neste domingo, com um melhor saldo de gols, os taubateanos possuíam a vantagem do empate no ginásio da Villa Ballester.

Buscando o quinto título em seis participações no Pan-Americano, o Taubaté encontrou um Pinheiros inspirado e querendo a revanche pela derrota do ano passado. E nos 30 minutos do primeiro tempo, o time paulistano mostrou que estava bem preparado, vencendo por 11 a 0.

Na volta do intervalo, o Taubaté não teve a reação necessária e o Pinheiros ampliou a vantagem para cinco gols, em um 13 a 8. Uma considerável diferença de cinco pontos entre dois times do mesmo nível e disputando uma partida de concentração máxima.

Com 10 minutos de movimentação, o Pinheiros sustentava os cinco pontos em um 19 a 14. O time de São Paulo aproveitava quase todas as descidas ao ataque e o Taubaté, pressionado, também consagrava o goleiro adversário em algumas finalizações.

Nos 10 minutos seguintes, a desvantagem para o Taubaté ficou praticamente comprometedora em um 16 a 25. Consequentemente, deixou o Pinheiro tranquilo, confiante e caminhando para o título.

Restavam ainda pouco mais de meio minuto quando os taubateanos começaram a cunmprimentar os paulistanos, determinando o placar final de 28 a 20 para o novo campeão.

Agora, o Taubaté volta ao Campeonato Paulista, no qual é líder e com 100% de aproveitamento. O Pinheiros, com o título, será o representante do continente no Super Globe, o Mundial de Clubes.

Mais sobre a final

Mais sobre a final

Confira o material enviado por Ronaldo Casarin, assessor de Imprensa do Handebol Taubaté.

Foi uma verdadeira batalha, duríssima, e infelizmente não foi desta vez que o Handebol Taubaté conquistou o Pentacampeonato seguido do Campeonato Pan Americano de Clubes. Na última partida da edição 2017 do torneio, disputada na tarde deste domingo, 28, os taubateanos acabaram derrotados pelos rivais do E.C. Pinheiros, por 28 a 20 (11 a 08 no primeiro tempo).

Com o resultado, o Taubaté terminou a competição com a 2ª posição, com uma campanha de 4 vitórias e uma derrota. Com a vitória, o E.C. Pinheiros garantiu o título Pan-Americano, e a única vaga das Américas para a disputa do Super Globe, em agosto no Qatar.

O jogo: o começo da partida foi muito nervoso, com os dois times cometendo muitos erros de passe. As duas defesas mostraram agressividade desde o começo, e as variações de jogadas ofensivas foram poucas, sempre esbarrando na forte marcação.

O Taubaté só foi marcar seu primeiro gol aos 9 minutos de partida, com Zepan, que acabou sendo um dos destaques taubateanos na primeira etapa com 4 golos anotados. Os goleiros Rick, do Taubaté, e Marcão, do Pinheiros, foram personagens centrais do primeiro período, fazendo várias defesas, e justificando o placar relativamente baixo.

Cada gol anotado pelo Taubaté demandou muita articulação de seus armadores, e as jogadas pelas pontas, que haviam sido o trunfo do time nas rodadas anteriores, foram bem anuladas pela defesa do Pinheiros. O técnico Marcus Tatá pediu tempo, e cobrou mais atitude ofensiva e objetividade nos arremessos.

O Taubaté retornou do pedido de tempo melhor, e parecia que iria reagir. Faltando cinco minutos para terminar, o jogo seguia empatado em 7 a 7, mas o Taubaté teve momentos de erros primários de passe, e o Pinheiros acabou aproveitando para abrir vantagem no placar. O primeiro tempo acabou em 11 a 8 para a equipe de São Paulo.

Na segunda etapa, a tônica da partida não se alterou. O Taubaté encontrou muitas dificuldades para articular seus ataques, e esbarrou em uma atuação impecável do arqueiro Marcão, do Pinheiros. Aos 8 minutos, o pivô Vinicius Teixeira acabou sendo expulso por uma falta cometida, o que atrapalhou ainda mais a vida do Taubaté.

A partir de 12 minutos, o Pinheiros abriu 6 gols de vantagem, o que garantiria a vitória. O Taubaté tentou alternativas de defesa, pressionou, mas não conseguiu repetir as mesmas boas atuações das rodadas passadas. O jogo terminou em 28 a 20 para o Pinheiros, que conseguiu acabar com a hegemonia de quatro anos do Taubaté no torneio continental.

O goleador do Taubaté na partida foi o lateral Zepan, com 5 gols.

Premiações individuais

O ponta André Alemão foi eleito o melhor ponta esquerda do campeonato. André Silva foi eleito o melhor central. Vinicius Teixeira foi eleito o melhor pivô. Federico Pizarro, da UNLu (ARG), foi eleito o melhor jogador do campeonato.

A delegação taubateana embarca de volta para o Brasil na manhã desta segunda-feira, 29, e desembarca em Guarulhos (SP). O próximo compromisso da equipe será somente no próximo dia 08 de junho, quando receberá justamente o E.C. Pinheiros, em Taubaté, pelo seguimento do Super Paulistão.

A classificação final foi a seguinte: 1º) E.C. Pinheiros; 2º) Handebol Taubaté; 3º) Universidad Nacional de Luján (ARG); 4º) Villa Ballester (ARG);5º) Colegio Alemán (URU) e 6º) Balonmano Ovalle (CHI).

Comments

comments