Caravana de Seletivas encerra fase

Programa de avaliações aos interessados em disputar por modalidades esportivas públicas de São José dos Campos, o Caravana de Seletivas foi fechado após sete etapas. Mais de 1.500 candidatos participaram.

Confira no material enviado por Claudio Ribeiro, da assessoria de Imprensa da Prefeitura

Mais 39 candidatos foram aprovados no sábado para compor as pré-equipes do programa Atleta Cidadão, da Prefeitura de São José dos Campos. Eles foram escolhidos na sétima e última etapa da Caravana de Seletivas, realizada no Poliesportivo Jardim Cerejeiras (região leste), que teve 127 inscrições.

Esse grupo se junta aos demais selecionados nos outros seis locais. No total são 362 alunos, de 7 a 17 anos de idade, que vão passar pelo período de adaptação, em treinamento com as equipes. Os pré-selecionados que evoluírem em relação ao rendimento serão efetivados.

Foram registradas 1.514 participações nas sete edições do evento, que foi realizado em todas as regiões da cidade: sul (Jardim Morumbi e Poliesportivo João do Pulo, no Satélite), leste (Vila Tesouro, Eugênio de Melo e Cerejeiras), sudeste (São Judas Tadeu) e norte (Altos de Santana). Os interessados puderam se inscrever (e ter a possibilidade de ser selecionado) em mais de um esporte.

Com 322 interessados, o Poliesportivo João do Pulo obteve o recorde de participações entre as sete etapas. O local também foi o que registou o maior número de aprovações: 81 escolhidos no geral.

Já a modalidade mais popular foi o futsal, com um total de 420 interessados. Porém em número de aprovados, o futebol ganhou disparado, com 86 nos dois naipes: 69 no masculino e 17 no feminino.

O maior número de candidatos por modalidade num só dia ocorreu no João do Pulo, com 118 aspirantes no futebol: 112 meninos e 6 garotas. No mesmo local, o esporte bretão também bateu o recorde de aprovações por etapa. Foram 24 atletas selecionados: 18 garotos e 6 meninas.

As modalidades

Ao todo, 18 modalidades, entre elas a natação paradesportiva, colocaram crianças e jovens de toda a cidade em movimento. Em 15 delas, as seletivas foram para os dois naipes. A ginástica artística avaliou somente as meninas. E a ginástica rítmica (exclusivamente feminina) fez exibições, sem processo de seleção.

Além da demonstração de aptidões nos testes específicos da modalidade, os selecionados passaram pela avaliação física com a equipe técnica do Centro de Medidas e Avaliação Física, que também é um programa da Prefeitura.

Para a coordenação da Caravana de Seletivas, a avaliação é positiva. O projeto, que terá continuidade no próximo ano, atingiu as metas estabelecidas, que eram descobrir talentos para o esporte, divulgar o trabalho realizado nas categorias de base e promover o uso dos poliesportivos da cidade.

Na foto (de Charles Moura/PMSJC), meninos nas avaliações do futebol de campo.

Comments

comments