Basquete teve nova vitória e chegada do masculino

No basquete, a Seleção feminina voltou a vencer no segundo jogo pelo Sul-Americano da Argentina. A Seleção masculina já está na região para o período de treinos em Pindamonhangaba.

Confira no material de Frederico Batalha, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Basquetebol.

A Seleção Brasileira Adulta Feminina conquistou o segundo resultado positivo na fase inicial da ‘Copa América – 2017 (FIBA Women’s AmeriCup – 2017)’ ao derrotar a Colômbia, nesta segunda-feira (dia 07), por 68 a 47 (33 a 20 no primeiro tempo), atuando no ginásio Obras Sanitárias, em Buenos Aires, Argentina, pela rodada de número dois. Com este resultado, o time comandado pelo técnico Carlos Lima contabiliza quatro pontos, decorrentes de duas vitórias, liderando o Grupo A.

A partida começou equilibrada, com o Brasil fechando o quarto inicial apenas dois pontos à frente (17 a 15). No segundo período, entretanto, a equipe nacional passou a marcar mais forte e o ataque fluiu bem melhor, com isso, a diferença subiu (16 a 05).

Na volta do intervalo, a partida apresentou um equilíbrio maior, mas ainda assim com a Seleção Brasileira no comando do marcador (14 a 09). Nos dez minutos finais, com Carlos Lima colocando todas as suas atletas para jogar, a equipe imprimiu um ritmo forte, sem dar chances às colombianas, para vencer a segunda na competição (21 a 18).

Um dos grandes nomes da partida foi Letícia Rodrigues, que concluiu a sua participação com um double-double – 13 pontos e 17 rebotes. “Fico feliz em render bem e ajudar a equipe a vencer um jogo importante para os nossos objetivos nessa Copa América. Vamos manter o foco e seguir trabalhando forte, pois a tendência é que as dificuldades aumentem”, comentou a pivô, que ainda conseguiu duas assistências, duas bolas recuperadas e um bloqueio.

“Conseguimos impor mais o nosso ritmo e estivemos no comando do marcador durante toda a partida, sem alternar muito, como ocorreu na estreia. A tendência é que o time cresça com o desenrolar da competição”, explicou a pivô Gilmara Juastino, que anotou 11 pontos e apanhou 07 rebotes.

Os outros destaques da partida foram Patty Teixeira (09 pontos, 02 rebotes, 03 assistências e 02 bolas recuperadas), pelo Brasil; Muñoz (13 pontos e 06 rebotes) e Mosquera (13 pontos e 03 rebotes), em favor da Colômbia. A estatística completa da partida pode ser conferida neste link: http://www.fiba.com/ls/#8125&13336-A-4.

“Conseguimos desenvolver mais o nosso jogo, colocando em prática o que o Carlos Lima pediu e aquilo que fizemos ao longo dos treinamentos, diminuindo a quantidade de erros. Com isso, o nosso jogo fluiu mais e conseguimos um resultado importante na nossa caminhada”, complementou a lateral Patty Teixeira.

Nesta terça-feira (dia 08), o Brasil folgará. O retorno acontece na quarta-feira (dia 09), duelando com as Ilhas Virgens, às 16h05 (de Brasília), pela quarta rodada da fase inicial da competição continental.

Masculino

A Seleção Brasileira Adulta Masculina foi apresentada nesta segunda-feira (dia 07), no Hotel Intercity Pátio Pinda, em Pindamonhangaba (SP), para dar início a preparação visando a disputa da ‘Copa América – 2017 (FIBA AmeriCup – 2017)’. Na ocasião, foi realizada também a tradicional coletiva de imprensa, em que a mesa solene foi formada por: Carlos Fontenelle (diretor da Confederação Brasileira de Basketball), Marcílio Cassini (presidente da Federação Mineira de Basketball), César Guidetti (técnico), Dr. Isael Domingues (prefeito de Pindamonhangaba), Everton Chinaqui de Souza Lima (secretário de esportes da Pindamonhangaba) e o Professor Luís Otávio Palhari (presidente da FUNVIC – Fundação Universitária Vida Cristã).

O técnico Cesar Guidetti, que tem a missão de iniciar um novo ciclo, falou da alegria de representear o País em uma competição tão importante. “Sempre foi e sempre será um orgulho vestir a camisa do selecionado nacional, por isso, vamos lutar pelos nossos objetivos, ou seja, queremos jogar bem, vencer os jogos e conquistar o título para marcar o nosso nome nessa rica história do basquete nacional. Estamos iniciando um novo ciclo, com uma base de atletas jovens, mas todos com totais condições de desempenhar um bom papel”, explicou o treinador, que comanda o EC Pinheiros.

O lateral Bruno Caboclo, do Toronto Raptors, equipe da NBA (liga profissional norte-americana), concorda com o treinador. “A minha equipe não criou nenhum time de problema para me liberar, muito pelo contrário, eles me incentivaram a vir para a Seleção Brasileira, visto que eles acham positivo que eu defenda o meu País e construa a minha história”, relatou.

Para o armador Arthur Pecos, contratado pelo CR Flamengo nesta temporada, depois de se destacar no Paulistano/Corpore, a etapa de preparação é muito importante. “Temos que trabalhar forte nesta preparação, pois queremos buscar o nosso espaço na Seleção e também lutar pelo título nesta Copa América. Por isso, será foco total nos treinamentos”, comentou.

O grupo teve apenas uma baixa, o contundido pivô Rafael Hettsheimeir solicitou dispensa médica e não se apresentou.

A Seleção Brasileira treina em Pindamonhangaba (SP) até o dia 17 de agosto, trabalhando em dois períodos no ginásio Municipal João do Pulo. Em seguida, viaja até Salta, na Argentina, para disputar um torneio preparatório.

Na ‘Copa América – 2017 (FIBA AmeriCup – 2017)’, o Brasil aparece no Grupo A, que será disputado em Medellín, Colômbia, com os jogos acontecendo de 25 a 27 de agosto. Os demais integrantes desta chave são: a anfitriã Colômbia, México e Porto Rico.

O time comandado por César Guidetti abre a sua participação enfrentando a Colômbia, time da casa, no dia 25 de agosto (sexta-feira). No dia 26, o adversário será o México. O selecionado nacional conclui participação na etapa inicial contra Porto Rico, no dia 27 de agosto (domingo).

De acordo com o regulamento, os primeiros colocados em cada um dos três grupos se qualificam a semifinal. A Argentina, por sediar as etapas decisivas, já este garantida na semifinal.

Os convocados


Os convocados

Davi Rossetto de Oliveira – armador – 23 anos – 1m80 – Basquete Cearense

Alexey Thiago Pereira Borges – armador – 21 anos – 1m88 – SESI-SP/Franca Basquete

Fúlvio Chiantia de Assis – armador – 35 anos – 1m86 – Vasco da Gama

Arthur Pecos Fernandes – armador – 22 anos – 1m84 – CR Flamengo

George Lucas Alves de Paula – armador – 21 anos – 1m96 – Houston Rockets (EUA)

Deryk Evandro Ramos – ala – 23 anos – 1m85 – UniCEUB/BRBCARD/Brasília

Jimmy Dreher de Oliveira – ala – 27 anos – 1m90 – Mogi das Cruzes/Helbor

Danilo Fuzaro Siqueira – ala – 23 anos – 1m95 – Minas Tênis Clube

Leonardo Simões Mendl – ala – 24 anos – 2m00 – SESI-SP/Franca Basquete

Lucas Dias da Silva – ala/pivô – 22 anos – 2m07 – Paulistano/Corpore

Arthur Henrique Stela Bernardi – ala/pivô – 27 anos – 2m07 – EC Pinheiros

Antonio Elpídio Ferreira Júnior – ala/pivô – 23 anos – 2m00 – SESI-SP/Franca Basquete

Gemerson da Silva Barbosa – ala/pivô – 24 anos – 2m02 – EC Pinheiros

Bruno Fernandes Correa Cabloco – ala/pivô – 21 anos – 2m02 – Toronto Raptors (Canadá)

Renan Santos Lenz – pivô – 26 anos – 2m06 – Gocil/Bauru

Lucas Fernandes Mariano – pivô – 23 anos – 2m07 – UniCEUB/BRBCARD/Brasília

Rafael Ferreira de Sousa – pivô – 29 anos – 2m09 – SESI-SP/Franca Basquete

Wesley Alexandre Sena da Silva – pivô – 21 anos – 2m11 – Mogi das Cruzes/Helbor

João Paulo Lopes Batista – pivô – 35 anos – 2m06 – CR Flamengo

A comissão técnica é formada por: César Guidetti (técnico); Bruno Savignani e Felipe Santana (assistentes técnicos); Bruno Nicolaci Costa (preparador físico); Carlos Vicente Andreoli, Fabrício Naves e Rafael Jorge (médicos); Felipe Tadiello, Gabriel Peixoto e Bruno de Lima (fisioterapeutas); Paulo Henrique Silva (massagista); Fabricio Freire Rocha (analista de desempenho); Vinicius Alvarez (coordenador do departamento masculino); e Renato Lamas (gerente do departamento masculino).

Programação

07 a 17 de agosto: treinamentos em Pindamonhangaba (SP)
18 de agosto: viagem para Salta, na Argentina – torneio preparatório
25 a 30 de agosto: primeira fase da Copa América – 2017 (FIBA AmeriCup – 2017)’
02 e 03 de setembro: fase final da Copa América – 2017 (FIBA AmeriCup – 2017)’
04 de setembro: retorno ao Brasil

Na foto superior (FIBA/Divulgação), Letícia arremessa contra a Colômbia. Na outra (de Luis Claudio Antunes/Portal  R3), a apresentação da Seleção masculina em Pinda.

Comments

comments