Jacareí Rugby pode confirmar liderança no clássico

A fase inicial do principal campeonato brasileiro de rugby será fechada no próximo sábado e com o Clássico Caipira em um momento de grandes diferenças entre os dois times da região. O Jacareí lidera o Super 8 e tem todas as chances de vencer em São José dos Campos e terminar em primeiro. Assim, no playoff das quartas de final, enfrentará o oitavo e último colocado, justamente a equipe joseense.

Na atual etapa, os oito times estão se enfrentando em um turno único de sete rodadas. A classificação final definirá o confrontos das quartas de final no cruzamento olímpico: primeiro contra oitavo, segundo contra sétimo, terceiro contra sexto e quarto contra quinto.

O Jacareí (25 pontos) manteve a liderança com uma expressiva vitória em São Paulo sobre o Poli (11). No reencontro com o adversário da final do Campeonato Paulista e que teve festa paulistana, os jacareienses viraram o placar e venceram por 24 a 18.

Com o resultado, o Jacareí aumentou, de dois pontos para três,  a vantagem sobre o vice-líder Pasteur (22), que venceu um clássico paulistano contra o SPAC (14), por 13 a 11.

O gaúcho Farrapos (20) manteve o terceiro lugar sem dar chances ao lanterna São José (3). Em Bento Gonçalves, marcou 43 a 20 em mais uma derrota contundente dos joseenses.

No Paraná, o Curitiba (16) aproveitou um confronto direto contra o catarinense Desterro (14) e ultrapassou o adversário, vencendo por 16 a 15.

No momento, os confrontos das quartas de final teriam o seguinte cruzamento: Jacareí x São José, Pasteur x Poli, Farrapos x SPAC e Curitiba x Desterro.

A definição virá no próximo sábado, dia 26. Além da visita do Jacareí ao São José, mais três jogos: Desterro x Pasteur, Farrapos x Poli e Curitiba x SPAC.

Outra versão

Outra versão

Sobre a rodada de sábado passado, o Departamento de Comunicação da Confederação Brasileira de Rugby divulgou o seguinte texto:

O Jacareí (SP) segue inabalável na liderança do Super 8 – Campeonato Brasileiro de Rugby XV 2017. A vítima da vez foi a Poli (SP), derrotada em seus próprios domínios por 24 a 18. O resultado deu 1 ponto bônus aos Jacarés, que agora têm 3 de vantagem sobre o Pasteur (SP), vice-líder. Todos os jogos da rodada foram disputados no sábado (19).

Apesar da distância ao líder ter aumentado, o Pasteur segue firme na briga pelo topo da tabela e neste sábado superou o SPAC (SP), por 13 a 11, em casa, no clássico da rodada. A derrota fez o SPAC cair uma posição na classificação, sendo superado pelo Curitiba (PR), que bateu o Desterro (SC), por 16 a 15, na capital paranaense, na reedição da última final do Super 8.

Quem também segue fazendo grande campanha é o Farrapos, 3º colocado, que derrotou em Bento Gonçalves o lanterna São José (SP), por 43 a 20, e também conquistou ponto bônus.

Com os resultados da 6ª rodada, o Super 8 tem o Jacareí com 25 pontos, na liderança, seguido por Pasteur, com 22, e Farrapos, com 20. O Curitiba agora é o 4º colocado, com 16 pontos, contra 14 de SPAC e Desterro. O 7º lugar fica com a Poli, com 11 pontos, ao passo que o irreconhecível São José segue na lanterna, com apenas 3 pontos conquistados e nenhuma vitória no torneio até agora.

Em 2017 o Super 8 passa por uma temporada de transição. O torneio terá ao todo sete rodadas regulares, onde todas as equipes se enfrentam entre si, apenas com partidas de ida, para definir os confrontos das quartas de final. Todos seguirão adiante na competição, com o primeiro lugar enfrentando o oitavo colocado, o segundo encarando o sétimo, e assim por diante. Os quatro classificados disputam as semifinais, e os vencedores disputam o título na grande final, definindo assim o novo campeão brasileiro de rugby XV.

Na foto (CBRu/Divulgação), um lance com ataque do Jacareí.

Comments

comments