Jacareí Rugby decide o título do Brasileiro

A delegação do Jacareí Rugby chegou na manhã deste sábado em Santa Catarina, local da partida mais importante da história do clube. Na tarde deste domingo disputará a final do principal campeonato do país.

O site da Confederação Brasileira de Rugby valorizou o encontro com o seguinte texto:

O Estádio do Sesi, em Blumenau (SC), será sede da grande final do Super 8 – Campeonato Brasileiro de Rugby XV de 2017. A partida entre Jacareí (SP) e Farrapos (RS) acontece neste domingo (24), às 13h, e terá transmissão ao vivo do SporTV 3.

O duelo coloca frente a frente equipes jovens, com trabalho de gestão e desenvolvimento sólido, que começam a colher os frutos na atual temporada. De um lado o Jacareí, time do Vale do Paraíba, estado de São Paulo, que teve sua primeira equipe adulta somente em 2013, foi evoluindo rapidamente e em seu segundo ano na elite nacional já chega a primeira final de Super 8. Do outro o Farrapos, equipe gaúcha que busca o título como “presente” pelo aniversário de 10 anos de fundação, que será comemorado em novembro deste ano.

Mesmo tendo apenas quatro anos de equipe adulta, o Jacareí já coleciona uma série invejável de títulos, que incluem o bicampeonato da Taça Tupi, a segunda divisão nacional (2014 e 2016). “O próximo domingo será mais um dia histórico para os Jacarés. Se antes chegar na final parecia tão longe, agora é simplesmente a nossa melhor realidade”, ressalta Júlio César Carmo Faria dos Santos, coordenador técnico e treinador do Jacareí.

“Quanto tempo leva um sonho para se realizar? Aliás, quanto tempo leva um sonho para ser construído? Um dia? Um ano? Dez? Em 2003 isso era apenas uma sementinha, projeto desenhado na cabeça de gente sonhadora”, indaga Júlio.

“Em 2006 começou a tomar forma o Jacareí Rugby. Primeiro era um projeto, depois passou a ser um time, virou então uma Associação e hoje é uma verdadeira família. Referência nacional dentro e fora de campo, onde se ensina rugby, mas você também aprende sobre respeito e disciplina, sobre valores e princípios, esportivos e sociais.”

Os jacareienses que chegam ao grande momento do time.

Já o adversário de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, já é uma das referências do rugby na região Sul. Octacampeão Gaúcho de Rugby XV e Campeão da Copa do Brasil de 2010, o time conta com estrutura sólida que tornou a região um polo de desenvolvimento da modalidade.

“A gestão atual do Farrapos busca trabalhar de maneira profissional, com planejamento de ações e avaliação de resultados em cada passo dado, contando com a ajuda de gestões anteriores que formam um grande conselho dentro do clube”, afirma Bruno Barreto, diretor técnico do clube, que complementa: “somos uma equipe jovem que teve um crescimento rápido, e com um trabalho sólido conseguimos conquistar a excelente estrutura que o clube usufrui hoje”.

Pela primeira vez em uma final de Super 8, o clube faz em 2017 a sua melhor temporada na história. “Estamos agora colhendo os frutos de nossa categoria de base, que investimos mais incisivamente nos últimos cinco anos”, finaliza Barreto.

O local do jogo

O local do jogo

Com uma equipe paulista e uma gaúcha na disputa, Blumenau foi escolhida pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) por ser um campo neutro e estar “na metade do caminho”.

“Blumenau está no radar dos grandes eventos de rugby desde 2015, quando a cidade recebeu o amistoso Brasil e Alemanha, que encheu o estádio do Sesi e teve uma ótima receptividade da cidade e da população. Com a definição dos finalistas, optamos pela cidade por ser mais ou menos na metade do caminho, um campo neutro que oferece um estádio com toda a estrutura necessária para o grande evento que teremos domingo”, afirma Bernardo Costa Duarte, diretor de torneios da CBRu. “Também vale agradecer o Sesi, que buscou a CBRu para fazer o primeiro evento em 2015 e agora se mostrou de portas abertas para receber a final do Super 8”, finaliza.

Equipes jovens e ambiciosas, Jacareí e Farrapos farão no domingo uma final histórica, que irá coroar o trabalho e o planejamento do novo campeão brasileiro de rugby XV. O jogo, no Estádio do Sesi, terá entrada franca.

Serviço

Final do Super 8 – Campeonato Brasileiro de Rugby XV
Jacareí (SP) x Farrapos (RS)
Data: Domingo, 24 de setembro de 2017
Horário: 13 horas
Local: Estádio do Sesi
Endereço: R. Itajaí, 3434 – Vorstadt, Blumenau – SC
Entrada: Franca
Transmissão: Ao Vivo na SporTV 3

Na foto (de Adriano Matos), Jacareí e Farrapos quando se enfrentaram pela segunda rodada da fase de classificação, no dia 8 de julho e com vitória jacareiense por 35 a 30 no Campo do Balneário.

Comments

comments