Museu do futebol feminino está no Martins Pereira

Considerada uma das capitais nacionais do futebol feminino, São José dos Campos se prepara para receber nesta quarta-feira uma exposição especial gratuita sobre a modalidade.

O Museu de Esportes, mantido pela Prefeitura, abrirá as portas para a mostra “Visibilidade para o Futebol Feminino”, concebida em 2015, pelo Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. São José contribuiu com 12 peças do acervo, que estará exposto até 15 de dezembro.

O projeto tem o objetivo de ampliar a visibilidade da trajetória das mulheres no esporte mais popular do Brasil e descreve o caminho difícil pelo qual a modalidade tem percorrido ao longo da história. A prática do futebol feminino chegou a ser proibida às mulheres por 39 anos, de 1941 a 1979, durante o Estado Novo.

Integram o acervo nove placas com conteúdo da exposição original, feita especialmente para viajar para outras localidades, além de três vídeos.

São José dos Campos será a quinta cidade a receber “Visibilidade para o Futebol Feminino”. A mostra já foi exibida no Clube Ipê (São Paulo), na Estação Literária Professora Maria de Lourdes Évora Camargo, em Guararema, e no Museu Histórico Sorocabano, em Sorocaba. Atualmente, está em cartaz em Belo Horizonte, no Museu do Mineirão.

A itinerância resulta de uma ação do Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP), instância ligada à Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

No Martins Pereira

A mostra no Museu de Esportes de São José dos Campos estará aberta ao público no horário de funcionamento do museu, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. O Museu de Esportes está localizado dentro do Estádio Martins Pereira. A entrada é pelo Portão 2, do número 340, da rua Ana Gonçalves da Cunha, no Jardim Jussara.

No momento, o time do São José Futebol Feminino está treinando para os Jogos Abertos do Interior, em novembro, no Grande ABC. Será a última competição do ano.

Na foto (de Beto Faria/PMSJC), duas camisas do São José entre os objetos expostos.

Autoria: Material enviado por Thiago Fadini, da assessoria de Imprensa da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

Comments

comments