Travessias e desafios agitam Caraguatatuba

A praia da Cocanha, em Caraguatatuba, recebe neste fim de semana um grande “cardume” de gente. Serão 700 homens e mulheres, com idade entre 5 e 80 anos, que encaram a disputa do Travessias e Desafios AQUAMAN, uma maratona aquática acessível para nadadores de todos os níveis, idades e gostos. Essa é a segunda edição do evento realizada na cidade do litoral norte paulista.

“Estamos muito contentes em voltar para Caraguá. No ano passado foi uma verdadeira festa com 500 participantes e uma centena de amigos e familiares, prestigiando, torcendo e trocando experiências valorosas sobre a natação em águas abertas”, conta Matheus Zica, um dos organizadores do evento.

Serão dois percursos: um de 1,5 quilômetros, passando pela Ilha da Cocanha, destinado aos que estão iniciando na modalidade; e outro de 7 quilômetros, com uma parada para hidratação na Ilha do Tamanduá, para os que querem testar o se aventurar em distâncias mais longas. Haverá também uma “Travessinha”, com percursos de 100 e 200 metros, para crianças de 5 à 10 anos de idade, visando fomentar a natação na garotada.

“É um evento super familiar, para todas as idades e perfis, inclusive um participante com deficiência (cadeirante), mostrando como a maratona aquática é acessível para todos os públicos! Esse ano também faremos uma ação especial. O kit que os participantes recebem na inscrição terá as cores dedicadas ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, pensando em uma forma de conscientizar as pessoas da prevenção contra o câncer de mama e de próstata, que também, indiretamente, tem a ver com a prática de esportes e a busca por qualidade de vida, algo que a maratona aquática promove”, ressalta Matheus.

Convidados ilustres

Além da disputa, o público também poderá conhecer pessoalmente dois grandes nomes da modalidade – e também idealizadores do projeto: Samir Barel, natural de São José dos Campos e o primeiro brasileiro à conquistar a famosa “Tríplice Coroa da Natação em Águas Abertas”, que consiste na conclusão das três maratonas aquáticas mais difíceis do mundo (Canal da Mancha, Volta à Ilha de Manhattan e Travessia do Canal da Catalina). E Marcos Campos, nascido e residente em Taubaté, tricampeão e atual recordista da 14 bis, umas das maratonas aquáticas mais antigas e tradicionais do calendário, e vencedor da Travessia Capri-Nápoles, conhecida como uma das charmosas travessias naturais do planeta.

O projeto

O Travessias e Desafios AQUAMAN é um projeto desbravador com dois grandes pilares: primeiro, os Desafios Individuais que consistem em contornar a nado ilhas oceânicas, continentais ou fluviais, de importância histórica, natural e cultural em diversas regiões do território brasileiro, dando mais visibilidade para a modalidade; segundo, as Travessias coletivas, que oferecem aos praticantes da maratona aquática um percurso novo no circuito nacional e incentivam a participação de atletas dos mais variados níveis, do iniciante ao mais experiente, tornado a maratona aquática cada vez mais acessível, contribuindo assim para o seu desenvolvimento.

Cronograma do evento

Sábado (28/10)

13h às 19h: Entrega de Kits

Domingo (29/10)

6h às 7h15: Entrega de Kits

08h30 – Congresso Técnico e Largada prova LONGA (7k)

11h30 – Congresso Técnico e Largada prova CURTA (1,5k)

12h15 – Largada TRAVESSINHA

Na foto (de Alexandre Janotti), um competidor logo após a largada.

Autoria: Material enviado pela Onboard Sports.

Comments

comments