Manthiqueira conhece detalhes do novo desafio

O Manthiqueira de Guaratinguetá participou pela primeira vez de uma reunião da Série A-3. Depois do acesso recente na Segunda (4ª) Divisão, o presidente Dado Oliveira esteve no conselho técnico da competição.

Na manhã de hoje, na Federação Paulista de Futebol, o Manthiqueira e outros 19 times conheceram detalhes importantes da A-3 de 2018. Além do clube de Guaratinguetá, participaram: Velo Clube de Rio Claro, Barretos, Capivariano, Rio Preto, Mogi Mirim, União Barbarense, Olímpia, Monte Azul, Portuguesa Santista, Desportivo Brasil de Porto Feliz, Rio Branco de Americana, Taboão da Serra, São Carlos, Matonense, Marília, Atibaia, Grêmio Osasco, Noroeste de Bauru e Esporte Clube São Bernardo.

Incialmente previsto para começar no dia 21, o campeonato terá a primeira partida no dia 17. A fórmula de disputa será a mesma, com os 19 times se enfrentando em turno único. Depois, os oito melhores avançam abrindo os mata-matas das quartas de final, semifinais e finais. Os dois finalistas subirão para a Série A-2 de 2019. Os seis último da primeira fase serão rebaixados à Segunda (4ª) Divisão.

Sobre a reunião, a Comunicação da Federação divulgou seguinte texto:

Em Conselho Técnico realizado na sede da Federação Paulista de Futebol, os clubes do Paulistão A3 2018 se reuniram para discutir os detalhes da competição. Os representantes definiram pequenas mudanças no regulamento em relação ao de 2017.

A principal mudança foi em relação aos critérios de desempate das fases finais. Diferentemente desse ano, em 2018 prevalecerá a melhor campanha em caso de dois resultados iguais ao invés das penalidades.

Outra mudança será a ‘limpa’ nos cartões amarelos ao término da primeira fase, assim como também acontecerá no Paulistão Itaipava e no Paulistão A2 Itaipava.

Cada clube poderá inscrever 28 jogadores em lista única. Os oito classificados poderão substituir quatro atletas após a fase inicial. Atletas lesionados também poderão ser substituídos no decorrer da competição.

O início do torneio será no dia 17 de janeiro. Serão disputadas 19 rodadas para se conhecer os classificados (8) e os rebaixados (6). O mata-mata terá duas datas para as quartas de final, duas para a semifinal e a decisão será em jogo único. As datas dos jogos eliminatórios serão definidas em Conselho Técnico realizado após a primeira fase.

O presidente

Dado Oliveira também foi destacado pela assessoria de Comunicação de FPF.

Após faturar o título da segunda divisão do estadual, o Manthiqueira começa a planejar o Paulistão A3 de 2018. No Conselho Técnico da competição na sede da FPF, nesta terça-feira (31), o presidente da equipe laranja, Dado de Oliveira, confirmou a permanência da base de atletas que levantaram o caneco e alertou para a dificuldade do torneio.

“É um grande prazer estar com a primeira divisão do futebol paulista. A gente espera fazer uma boa campanha, vamos permanecer com a mesma base do time que subiu da segunda (divisão). Espero que a gente possa ter a mesma sorte e a mesma competência. Sabemos que vai ser muito difícil, até porque sobem dois (à Série A2) clubes, enquanto seis serão rebaixados. Temos que ficar espertos”, afirmou.

Dos principais jogadores, o atacante Pedrinho, camisa 10 do time, é um dos nomes confirmados para o campeonato da próxima temporada. No entanto, algumas caras conhecidas em Guaratinguetá devem retornar ao time, segundo o mandatário.

“Temos conversado com alguns atletas, principalmente alguns que já passaram pelo clube, porque assim fica mais fácil de trabalhar com a nossa filosofia, mas estamos atentos aos nossos jogadores. Eles conseguiram o acesso, têm qualidade, são competentes. É para eles que vamos dar prioridade”, explicou.

De comando novo

De comando novo

O treinador Luís Felipe, campeão com a equipe neste ano, deve ocupar um novo cargo no Manthiqueira, em 2018. O comandante vai assumir o departamento de marketing do clube, após a disputa da Copa São Paulo Júnior. O novo nome para o comando técnico ainda não foi anunciado.

“Para a disputa da Copa São Paulo, o Luís Felipe segue como técnico. Mas, para o Paulistão, ele vai assumir o departamento de marketing. Ele tem formação nisso, sabe como trabalhar e é muito competente. Estamos com outro nome para o comando técnico do clube, só que ainda não temos nada acertado”, finalizou Dado.

Nas imagens, o conselho técnico (Foto: FPF) e o presidente Dado Oliveira (Bruno Leandro/Cortesia).

Comments

comments