São José vence e provoca jogo para desempate

O São José conseguiu provocar um terceiro jogo de desempate nas semifinais do Campeonato Paulista de Basquete Feminino. Na revanche desta sexta-feira à noite contra o Presidente Venceslau, o time soube escapar de uma nova derrota no tempo normal e depois venceu na prorrogação, por 82 a 76.

Na terça-feira, quando foi a Presidente Venceslau para o jogo de ida, o São José equilibrou as ações e perdeu nos detalhes, por 61 a 59. Com a derrota, o time joseense ficou com a necessidade de vencer o jogo de volta, em São José dos Campos, no ginásio Cidade Jardim. E como conseguiu empatar a série, provocou uma terceira partida, neste sábado, às 17h, no mesmo local, pois a melhor campanha valeu a vantagem de decidir em casa.

Os primeiros movimentos da partida desta sexta-feira mostraram que o equilíbrio do jogo de ida persistiria. O São José venceu o primeiro quarto por 20 a 17, mas o Presidente Venceslau fez 15 a 14 no segundo. Assim, o intervalo chegou com as joseenses possuindo apenas dois pontos de vantagem em um 34 a 32.

O segundo tempo começou com as visitantes sendo mais eficientes. Viraram o placar em um 43 a 40 e fecharam o terceiro quarto com um 20 a 16. Consequentemente, o São José partiu para os 10 minutos finais perdendo por 50 a 52 e que logo virou uma desvantagem de 50 a 55.

Restando pouco menos de um minuto e meio, o Presidente Venceslau vencia por 71 a 66. Pressionado, o São José conseguiu se defender sem sofrer mais pontos e ainda foi buscar os cinco que precisava. Faltando 40 segundos, a armadora Paty mandou um arremesso de três pontos, levando a contagem para 69 a 71. E quando faltavam 20 segundos, Licinara foi buscar mais dois pontos em uma infiltração.

O Presidente Venceslau ainda teve alguns segundos para desempatar, mas a defensiva joseense sustentou o 71 a 71, provocando uma prorrogação de cinco minutos.

A torcida, inflamada, passou a apoiar ainda mais e o São José começou bem nos cinco minutos suplementares. No entanto, depois de um 74 a 71, cometeu erros e o Presidente Venceslau encostou em um 76 a 77. Foi quando a pivô Vitória acertou uma de três pontos, aliviando em um 80 a 76. E no final, com as visitantes já no desespero, Vitória reapareceu e completou a contagem com mais dois pontos de bandeja.

As equipes

O São José, do técnico Carlos Lima, começou com: Paty (22 pontos, a cestinha do jogo), Beatriz (2), Vitória (12), Fabiana (8) e Maíra (17). Entraram durante a partida: Licinara (13), Maila (2) e Leidi (6). Permaneceram no banco: Stefane, Beatriz Oliveira e Tamires.

O Presidente Venceslau, do técnico Flávio Prado, começou com: Larissa (10), Jeanne (14), Izabela (14), Bárbara (11) e Fabi (14). Entraram durante a partida: Joyce (10) e Júlia (3). A ala Karen, contundida, permaneceu no banco, assim como Clarrisa.

Na outra semifinal, o Santo André já venceu os dois jogos contra o Catanduva e aguarda o adversário das finais que também serão em melhor de até três partidas.

Nas fotos (de Roberta Almeida/Cortesia), as joseenses agradecendo o apoio da torcida e Paty, a cestinha do jogo, cobrando arremesso livre.

Comments

comments