Campeã São José fecha com 39 troféus

Campeã de forma antecipada, São José dos Campos terminou o último dia de competições com mais dois troféus neste domingo: de prata no basquete feminino e bronze no masculino. No total, 39 canecos conquistados (24 de campeão, 10 de vice e 5 de terceiro lugar) em 10 dias de evento. Além disso, a delegação joseense retorna com mais 209 medalhas, sendo 106 de ouro, 65 de prata e 38 de bronze.

Pelo torneio de basquete feminino, o quinteto comandado por Carlos Lima não teve vida fácil contra Santo André no Ginásio Pedro Dell’Antonia. Prevaleceu a força das donas da casa, e o placar terminou em 63 a 36. Os meninos tiveram poucas dificuldades contra Americana e, com muita entrega em quadra, saíram com a medalha no peito: 71 a 38.

Após o duelo no basquete feminino, foi realizada a cerimônia de premiação por cidades e encerramento dos Jogos Abertos. O chefe da delegação joseense, Claudemir Cabral, recebeu das autoridades o troféu de campeão geral. O ranking final terminou com São José dos Campos acumulando 320 pontos, ante 266 de São Bernardo do Campo e 179 de São Caetano do Sul.

Títulos

As equipes joseenses que se consagraram no Grande ABC foram as de badminton masculino, boxe feminino e masculino, capoeira feminina, ciclismo masculino e feminino, futebol feminino, damas, futsal feminino, ginástica rítmica, handebol feminino, judô masculino e feminino, kickboxing feminino, karatê masculino, luta olímpica masculina e feminina, tênis masculino e feminino, tênis de mesa masculino, vôlei masculino e feminino e xadrez feminino.

A prata ficou com São José dos Campos em dez oportunidades: basquete feminino, capoeira masculina, atletismo feminino e paratletismo masculino, handebol masculino, paranatação feminina, kickboxing masculino, tênis de mesa feminino e taekwondo masculino e feminino. Já o caneco de terceiro lugar foi entregue à comitiva joseense nos torneios de badminton feminino, basquete masculino, skate feminino, vôlei de praia masculino e xadrez masculino.

O título de 2017 se juntará às honrarias recebidas em 1969 e em 2014, quando São José dos Campos foi campeã nas edições de Araraquara e Bauru, respectivamente. Os troféus serão expostos no Museu de Esportes.

São José dos Campos levou para os Jogos Abertos um grupo de 582 pessoas: 506 atletas e o restante composto por técnicos, dirigentes, corpo médico e pessoal de apoio. A comitiva esteve alojada na Escola Estadual João Galeão Carvalhal, em Santo André.

Para esta edição, a delegação conseguiu a classificação de 47 equipes nos Jogos Regionais de Caraguatatuba em 27 das 32 modalidades disputadas. Dos elencos, 42 participaram da primeira divisão e cinco da segunda. Houve disputas nas categorias sub-21 e livre.

A competição estadual é realizada todos os anos pelo Governo do Estado. Em 2017, cinco municípios do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC foram escolhidos para sediar os jogos: Santo André, São Bernardo do Campo, Sao Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires.

Na foto (divulgação), o chefe da delegação joseense, Claudemir Cabral, recebendo o troféu da campeã.

Autoria: Material enviado por Thiago Fadini, da assessoria de Imprensa da secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Comments

comments