Manthiqueira encerra participação na Copinha

A participação do Manthiqueira na Copa São Paulo de Futebol Júnior terminou nesta terça-feira. No jogo que valia uma das duas vagas do grupo de Guaratinguetá, perdeu para o Bahia, por 2 a 0. O time baiano ficou com a primeira colocação e será o próximo adversário do Taubaté.

Na preliminar do estádio Dario Rodrigues Leite, o Botafogo de João Pessoa, Paraíba, conquistou a primeira das duas vagas do Grupo 28. Com um gol de falta cobrada por Everton aos 46 minutos do segundo tempo, venceu o São Bento de Sorocaba, por 1 a 0.

Vindo de empates nos jogos com Manthiqueira e Bahia, o Botafogo totalizou cinco pontos ganhos e deixou o São Bento com apenas um.

O resultado foi ruim para o Manthiqueira, que passou a depender de uma vitória sobre o Bahia no jogo de fundo. Com dois pontos, o time de Guaratinguetá precisava somar mais três para chegar a cinco. No entanto, o Bahia, com quatro pontos, tinha a necessidade de um empate para ficar com a outra vaga e de uma vitória para terminar na primeira colocação.

Atacando desde o início, o Bahia dominou as ações durante 30 minutos, segurando o Manthiqueira no campo de defesa e apenas se defendendo.

Para complicar, aos 20 minutos, o atacante Léo Caverna sentiu uma contusão e o Manthiqueira foi obrigado a fazer a primeira substituição, entrando Pedro Afonso. O time já estava desfalcado do volante Osmar, suspenso por dois cartões amarelos.

E foi justamente com Pedro Afonso, aos 31, que o Manthiqueira teve a chance de tentar um primeiro chute a gol, que saiu fraco, pelo alto e distante da trave esquerda.

O lance não alterou o andamento da partida. O time baiano continuou pressionando e quase abriu o placar, aos 41 minutos. Júnior Ramos mandou um chute frontal, buscando o ângulo esquerdo e o goleiro Yago fez grande defesa.

No intervalo, as orientações do técnico Luís Felipe Domingues apresentaram um Manthiqueira mais forte no começo do segundo tempo. Aos 6 minutos, o time de Guaratinguetá ficou reclamando um pênalti não marcado no meia Thales.

A partida já estava diferente quando uma forte chuva chegou, aos 10 minutos. E com o Manthiqueira deixando a defesa menos protegida, o Bahia aproveitou um contra-ataque e abriu o placar, aos 15 minutos, com Júnior Ramos finalizando ao surgir diante do goleiro Yago.

Aos 30 minutos, com a tempestade deixando o campo impraticável, o árbitro decidiu suspender momentaneamente a partida. E quando os raios e relâmpagos desapareceram, o jogo recomeçou cerca de 20 minutos depois. No entanto, o gramado estava ainda mais encharcado.

Em uma bola aprofundada no ataque do Bahia, o goleiro Yago chegou antes e se irritou com um carrinho dado pelo atacante Cristiano, que veio no embalo. E o leve tapa dado no adversário foi interpretado pelo árbitro como pênalti. Aos 38, Felipinho cobrou no canto esquerdo e a bola entrou depois de tocar na mão do goleiro.

Aos 40 minutos, o árbitro decidiu encerrar a partida. O Manthiqueira, sabendo que uma virada no placar seria algo quase impossível, foi embora sem protestos consideráveis.

A sequência e os times

A sequência e os times

Como primeiro colocado do Grupo 28, o Bahia receberá o segundo colocado do Grupo 27, o Taubaté. E como segundo colocado do Grupo 28, o Botafogo paraibano visitará o Palmeiras, o primeiro colocado do grupo de Taubaté. A tabela ainda será anunciada pela Federação Paulista de Futebol.

O Manthiqueira, do técnico Luís Felipe Domingos, atuou com: Yago; Pedrinho, Regialdo, Vinícius e João Gabriel; Júlio Cesar, Caio (Tom – intervalo), Caíque Nathan (Gibi 16´/2º) e Thales; Anderson (Anderson 21´/2º) e Léo Caverna (Pedro 20´/1º).

O Bahia, do técnico Aroldo Moreira: Cassiano; Edimundo, Cabral, Jaques e Alisson (Eduardo 25´/2º); Luís Fernando, Júnior Ramos, Rodrigo Douglas e Felipinho; Gabriel (Douglas – intervalo) e Geovane Ibitinga (Cristiano 36´/2º).

O árbitro: Márcio Mattos dos Santos. Os assistentes: Guilherme Holanda Moura Lima e Luiz Fernando de Moraes. Quarto árbitro: Thiago Luís Lopes França Pistoni.

Na foto (reprodução da TV Federação Paulista de Futebol), o campo encharcado atrapalhando os jogadores.

Comments

comments