Especial 4: O acesso do São José em 87 – Parte 26

No jogo contra um dos principais concorrentes, o “Gol do Vento” garantiu uma histórica vitória e com dois jogadores a menos em campo. É o assunto da Parte 26 do Especial 4 do Jogando Juntos, lembrando o acesso do São José em 87.

Na abertura do returno do Grupo A da segunda fase do Paulista da Divisão Intermediária, a disputa pelas duas vagas continuava acirrada entre três times e com outros dois ainda tendo esperanças. O São José (8 pontos), terceiro colocado, teria um confronto direto contra o segundo, o União São João de Araras (8), que possuía vantagem somente no números de vitórias (3 a 2). Em São Caetano do Sul, o líder Ituano (9) visitaria o sétimo e último colocado, o Saad (2).

Depois de um 2 a 2 no jogo de ida, em Araras, o São José precisava cortar uma sequência de três empates na segunda partida com o comando do técnico Vail Mota. O União São João queria recuperar a liderança perdida ao levar uma inesperada goleada como visitante do União de Mogi das Cruzes, por 4 a 1.

Na escalação joseense, o meia Serginho entrou no lugar de Gilberto para reforçar o sistema de marcação. O ponteiro-direito Luís Sílvio reclamou de contusão quando seria uma importante opção para o decorrer da partida.

O jogo

No dia 27 de setembro, um domingo, 2.851 torcedores pagantes foram ao Martins Pereira e viram um jogo inesquecível. Logo de início, aos 2 minutos, o artilheiro Zé Guimarães abriu o placar para o São José e no embalo, um segundo gol poderia ter surgido por conta do ritmo intenso da equipe casa.

No entanto, aos poucos, os visitantes foram apresentando as credenciais de candidatos ao acesso e, com a partida já equilibrada, o empate veio ainda no primeiro tempo. Aos 37 minuto, o centroavante Cássio finalizou com imposição.

Na volta do intervalo, o São José encontrava dificuldades para entrar na defesa adversária e o técnico Vail Mota ainda teve que usar a segunda substituição porque o centroavante Ricardo sentiu contusão.

Para complicar, aos 29 minutos, Serginho foi arrojado em uma tentativa de desarme, caiu de mau jeito, sofreu uma luxação no braço e não conseguiu prosseguir no jogo. Mais adiante, aos 35, o zagueiro André Luís teve que interromper um contra-ataque com falta dura, saiu expulso por segundo cartão amarelo e o São José ficou com dois jogadores a menos.

Tendo 11 contra 9, o técnico João Magoga sentiu que o União São João poderia virar o placar e substituiu o meia Juca pelo atacante Play. O time de Araras foi à frente e o São José passou a ter dificuldades para se defender.

Aos 40 minutos e já posicionado como um meia, o ponteiro-esquerdo joseense Ademir Padilha recebeu uma bola ainda no campo de defesa e arrancou. Quando passou da linha intermediária e viu que não tinha boas opões de passe, decidiu explorar a sua capacidade de chutar forte para fazer um golaço. Com a ajuda do vento, o disparo pegou efeito e quando a mão direita do goleiro subiu para a tentativa de defesa, a bola já estava indo em direção à rede.

Com o apoio de uma torcida que já ajudava na sustentação de um empate, o São José teve a competência necessária para não deixar o adversário criar uma boa chance de mudar o placar final de 2 a 1.

flor

Times e rodada

O São José, do técnico Val Mota: Moreira; Alves, Osmar Guarnelli, André Luís e Sérgio Moura; Zé Carlos, Tonho (Nenê) e Serginho; Zé Guimarães, Ricardo (Gilberto) e Ademir Padilha.

O União São João, do técnico João Magoga: Privatti; Kiko, Miranda, Cavalcante e Carlinhos; Vanderlei, Adauto e Juca (Play); Celso Luiz, Cássio (Valdir Lins) e Odair.

O árbitro foi Walter Gabriel Mitre, com os assistentes Paulo Eduardo Pereira Barjas e Gilberto João Wickert.

Nos outros dois jogos da rodada, o líder Ituano ficou no 0 a 0 como visitante do Saad de São Caetano do Sul e o mesmo placar entre União de Mogi das Cruzes e São Bernardo. A Esportiva de Guará folgou na tabela.

A classificação do Grupo A ficou assim: 1º – Ituano e São José (10 pontos e 5 a 3 no saldo de gols); 3º – União São João (8); 4º – União Mogi e São Bernardo (7 pontos e 2 a 0 no saldo de gols); 6º – Esportiva de Guará (3) e 7º – Saad (3).

Na próxima partida, o São José manteve o embalo e assumiu a liderança. Será o assunto da Parte 27 do Especial. Até lá.

Na foto (Reportagem da Revista Placar), Ademir Padilha, Osmar Guarnelli e Ricardo.

Comentário

comentário