Jogo-treino lembra edições do Clássico do Vale

O Clássico do Vale não é disputado desde 2015 e poderá demorar mais um pouco para uma edição oficial. No entanto, um jogo-treino nesta terça-feira, com o Taubaté recebendo o São José, coloca em campo dois times em momentos e competições bem diferentes.

O Taubaté já disputou 14 das 15 rodadas do Paulista da Série A-2 e está bem posicionado para a última. No próximo sábado, às 15h, receberá a já classificada Internacional de Limeira e com um empate garantirá uma das oito vagas no mata-mata das quartas de final.

O São José abriu a sua pré-temporada com avaliações de jogadores em dezembro do ano passado e agora está a menos de duas semanas da estreia no Paulista da Segunda (4ª) Divisão, dia 6 de abril, às 19h, recebendo o Paulista de Jundiaí.

No campo, o mais recente Clássico do Vale foi disputado no Paulista da Série A-3 de 2015. O São José foi rebaixado na Série A-2 de 2014 quando os dois times chegaram a se enfrentar no segundo semestre, mas pela Copa Paulista.

Em um turno único que classificava os oito melhores às quartas-feira, o Clássico do Vale surgiu na sexta rodada, em Taubaté, no dia 22 de fevereiro e terminou empatado, por 1 a 1. No Joaquinzão, o Taubaté abriu o placar, aos 12 minutos, com o atacante Elton Morelato e o São José igualou ainda no primeiro tempo, aos 44, com o volante Chris Fernandes.

O final do campeonato foi bem mais interessante para o Taubaté, campeão e subindo à Série A-2, na qual se encontra até hoje. O São José permaneceu na Série A-3, da qual caiu no ano seguinte e desde 2017 disputa a Segunda (4ª) Divisão.

No equilibrado histórico do confronto, o empate de 2015 foi melhor para o São José. Depois de 67 clássicos, o time joseense tem 22 vitórias, o taubateano soma 21 e os empates são 24.

No momento

Como o estádio Joaquinzão também terá a estreia do Taubaté no Brasileiro de Futebol Feminino da Série A-2, quarta-feira, às 15h, contra o Cruzeiro, o jogo-treino desta terça-feira será em outro local ainda não divulgado. O gramado do Joaquinzão sofreu com as chuvas recentes e tem sido preservado.

O Taubaté vai movimentar os jogadores pouco aproveitados nas partidas pela Série A-2 e outros, mais jovens, que participaram da Copa Paulista do ano passado e ficaram sem espaço no reforçado elenco desta temporada.

O técnico Paulinho MacLaren, contratado há quatro rodadas, também queria o jogo-treino para conhecer um pouco melhor o elenco que vinha sendo dirigido desde a metade da Série A-2 do ano passado pelo antecessor Marcelo Martelotte.

O São José vinha procurando um adversário profissional depois de dois jogos-treinos contra equipes de jogadores de categorias de base ou sem clube. O técnico José Francisco Oliveira, “emprestado” ao E. C. São Bernardo até a rodada do próximo domingo da Série A-3, deverá acompanhar o treinamento e a direção do assistente técnico Pedro Paulo Alves.

Dos 14 jogadores registrados na sexta-feira passada, seis já estão devidamente documentados para a lista da partida de estreia cobrada até quinta-feira. Nesta segunda-feira, surgiram no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF: o zagueiro Kaíque, o lateral Anderson Júnior, o volante Wesley, o meia Mococa e os atacantes Brener e Geovany.

Nas imagens, o novo elenco do São José com o assistente técnico Pedro Paulo Alves (foto de Tião Martins/TM Fotos) e o volante Moradei na vitória do Taubaté sobre o Água Santa, no sábado passado (foto de Bruno de Castilho/EC Taubaté).

Comentário

comentário