Times de rugby da região recebem tabela do acesso

A Federação Paulista de Rugby divulgou o calendário de jogos do Campeonato Paulista C 2020. A divisão, do joseense Iguanas e do Pinda, teve uma temporada passada bem equilibrada e continua com novidades vindas de todo estado.

A competição volta a ter 10 equipes. Cougars, FEA, Iguanas, Jequitibá, União e Wallys, são remanescentes da temporada 2019. O São Bento retorna à divisão após não assegurar a vaga no Paulista B na repescagem contra o Ribeirão. O Jaguars, rebaixado direto, retorna após passar apenas uma temporada difícil no Paulista B em 2019.

O Piracicaba, campeão do Paulista D 2019, e o Pinda, vice também da mesma divisão, sobem juntos para trazer as principais novidades do campeonato e prometem tentar fazer igual Rio Preto e Ribeirão, equipes que ascenderam do Paulista D e em 2020 disputarão o Paulista B.

O formato segue o mesmo do ano passado, com cada equipe se enfrentando em turno único de abril a setembro. Os quatro melhores avançarão às semifinais e tendo a final programada para o dia 24 de outubro.

Batalhas entre Vale do Paraíba, Capital e Interior recheiam os jogos ao longo da competição, com destaque para São Bento x Wallys, próximo do final da temporada regular, que voltarão a se enfrentar da mesma forma competitiva que mostraram no Paulista B em 2018.

São Bento e Jaguars se enfrentam novamente assim como foi pelo Paulista B ano passado, no dia 7 de julho. Iguanas e Wallys, dois semifinalistas de 2019, se enfrentam na última rodada, no dia 20 de setembro, esperando mudar a sorte desta vez. E a famosa Taça Felina, entre Cougars e Jaguars, voltará a ser disputada depois do hiato de 2019.

A divisão

O Campeonato Paulista Série C é a terceira divisão estadual e nesse ano terá 10 times de oito municípios diferentes. Na primeira fase jogam todos contra todos pela promoção à Série B. Depois, o campeão ganhará promoção direta, enquanto o vice terá o direito de jogar uma repescagem contra o penúltimo colocado da segunda divisão, valendo um lugar no Paulista B de 2020.

Nesse ano participam três clubes da capital – FEA, União, São Bento (zona oeste) e sete do interior do estado – Wallys (Louveira), Jequitibá (Campinas), Iguanas (São José dos Campos), Cougars (Vinhedo), Jaguars (Jaguariúna), Piracicaba e Pinda (Pindamonhangaba).

As duas rodadas iniciais

O campeonato é promovido pela Federação Paulista de Rugby que tem mais de 100 clubes filiados e mais de uma dezena de competições oficiais. A entidade é a federação estadual com maior representação no rugby brasileiro, contando com cerca de um terço de todo o rugby jogado em território nacional. Também promove o
crescimento sustentável em São Paulo de um dos esportes que mais se desenvovem no Brasil. São 120 anos produzindo campeões e campeãs.

Nas fotos (de Divulgação), jogadores do Pinda em uma partida do ano passado pelo Paulista C e uma das formações do Iguanas pelo Paulista D.

Autoria: Material enviado por Daniel Venturole, da assessoria de Imprensa da Federação Paulista de Rugby.

Comentário

comentário