São José Basketball leve o líder à prorrogação

No jogo em que teve decretada a eliminação antecipada no Novo Basquete Brasil, o São José conseguiu levar o Flamengo a uma prorrogação. O empate por 86 a 86 veio com grande reação e após desvantagem de 13 pontos no final do terceiro quarto. No tempo extra, o time carioca mostrou as credenciais de líder isolado e totalizou 102 a 97.

Com a necessidade de vencer os seis jogos restantes pelo NBB e ainda torcer por tropeços de concorrentes, o São José sabia que precisava de uma atuação quase perfeita na noite desta desta quinta-feira, no ginásio Linneu de Moura. O Flamengo, ainda ao alcance do vice-líder Franca, queria evitar um tropeço que seria a primeira derrota em 11 partidas fora de casa.

Com imposição e ser receios para um jogo franco, o São José surpreendeu o Flamengo no primeiro quarto, marcando 27 pontos e levando 24. Embalado, empatava por 35 a 35 quando começou a cometer erros comprometedores contra um líder de cometição. O time carioca deslanchou no final do segundo quarto, fez 23 a 14 no parcial e fechou o primeiro tempo vencendo por 47 a 41.

Na volta do intervalo, o São José não teve a reação cobrada e o Flamengo aumentou a vantagem para 13 pontos, vencendo o quarto por 28 a 21, No placar da partida, 75 a 62 para o time carioca.

Igualdade

O Flamengo quis administrar o último quarto, mas o São José não deixou. Resgatando o seu melhor rendimento e aproveitando o incentivo da torcida, o time joseense foi buscar um empate quando faltavam três minutos, por 79 a 79.

Restando menos de 30 segundos e com 86 a 86 no placar, o Flamengo tentou uma infiltração com Marquinhos e não acertou. Faltando três segundos, Eugeniusz ainda tentou aproveitar um contra-ataque, pressionado a arremessar de longe e mandar na tabela.

Já na prorrogação, o líder fez valer a sua superioridade. Evitando erros, abriu vantagem na pontuação e pôde explorar o desespero dos joseenses no minutos finais. O Flamengo fez 16 a  11 nos cinco minutos e fechou a placar com 192 a 97.

O resultado deixou o São José com cinco vitórias e 20 derrotas. Restando cinco rodadas, não mais poderá ultrapassar o 11º colocado, o Paulistano, de 11 vitórias. Assim, a partir da visita da próxima segunda-feira ao Brasília, às 20h, estará cumprindo tabela.

Os times

O São José, do técnico Paulo Jaú, começou com: Duda Machado (11 pontos), Léo Eltink (4), Montillo (25, o cestinha do jogo), Rafa (5) e Lupa (19). Entraram durante a partida: Mariani (7), Sérgio Conceição (4), Eugeniusz (9) e Ambrosino (13). Permaneceram no banco: Jean, Fidélis e Pedro. O armador argentino Figueredo foi desfalque,

O Flamengo, do técnico Gustavo Conti, começou com: Pachi Barrera (0), Jhonatan Luz (0), Zach Graham (15), Léo Demétrio (14) e Rafael Mineiro (18). Entraram durante a partida: Franco Balbi (9), Marquinhos (17), Olivinha (21), Eloy Vargas (0), Deryk (3) e Pedro Nunes (5). Maciel permaneceu no banco.

O trio de arbitragem: Marcos Fornies Benito, Gustavo Edson Mathias e Leandro Sehnem.

Na foto (de Arthur Marega Filho/São José Basketball), o domenicano Montillo, cestinha do jogo, em um dos seus arremessos.

Comentário

comentário