Especial: O São José na temporada de 89 – Parte 12

Na Parte 12 do Especial Jogando Juntos, sobre o vitorioso ano de 1989 do São José, destaque para a sequência da temporada. Após o vice-campeonato no Paulistão, amistoso pelo aniversário da cidade e inédita excursão internacional.

A excelente campanha no Estadual provocou um inevitável desmanche do time. Valorizados e com propostas vantajosas, alguns jogadores saíram logo após o campeonato. Outros ainda tiveram tempo de ficar para um amistoso no feriado do aniversário de São José dos Campos.

No dia 24 de julho, uma segunda-feira, às 16h, o São José recebeu o Palmeiras. Como o jogo teve portões abertos, o público estimado foi de 12 mil torcedores. No campo, o centroavante Wilson fez um gol aos 27 minutos do primeiro tempo e o time joseense venceu por 1 a 0.

O São José, do técnico Ademir Mello, jogou com: Luiz Henrique; Marcelo, Eugênio, André Luís e Joãozinho; Delacir, Henrique (Amarildo) e Alemão; Tita, Wilson e Marcinho (Serginho). Permaneceram no banco: Pedro Paulo, Bira e Raul.

Com o técnico Leão liberado para um estágio na Itália, o Palmeiras foi dirigido pelo assistente Tata e teve a seguinte formação: Ivan Izzo; Edson Boaro (Diogo), Toninho Cecílio, Dario Pereyra (Eduardo) e Abelardo (Dida); Júnior (Murilo), Celso Gomes e Eraldo; Buião, Gaúcho e Careca Bianchesi.

O árbitro foi José de Assis Aragão, com os assistentes Sérgio Fernandes e Marcos Fábio Spironelli.

Na Europa

Depois do artilheiro Toni, contratado pelo Valencia, e do volante Fabiano, pelo Celta de Vida, o São José também foi levado à Espanha. Na sua primeira e ainda única excursão internacional, disputou nove partidas em 13 dias e contra times das divisões de acesso do Campeonato Espanhol.

Como o elenco estava reduzido pelo desmanche, o São José viajou com 17 jogadores: Luiz Henrique, Pedro Paulo (goleiros), Marcelo, Joãozinho (laterais), Eugênio, Bira (zagueiros), Delacir, Henrique, Tonho, Tita, Serginho, Alemão, Raul (meio-campistas), Amarildo, Wilson, Moura e Villalobos (atacantes). Moura veio do Tiradentes de Brasília e Villalobos, nascido na Costa Rica, foi convidado a ser mais uma opção ofensiva.

A estreia na Espanha foi no dia 17 de agosto, uma quarta-feira, contra o Torrevieja C.F, na cidade de Torrevieja. Com gols de Henrique e Wilson, vitória por 2 a 1 e conquista do troféu da Copa Acquapark. Na segunda partida, no dia 19, outro gol de Wilson e empate por 1 a 1 com o Palamós, na inauguração do estádio da cidade de Palamós. Depois, na decisão por pênaltis, o time espanhol fez 4 a 2 e ficou com o troféu da X Copa Gaspar Matos.

O terceiro jogo, no dia 21, foi na cidade de Córdoba e com empate por 0 a 0 com o Córdoba. Na disputa do IV Troféu Archangel, após outro 0 a 0 na prorrogação, nova derrota joseense nos pênaltis, por 2 a 3.

A quarta partida foi logo em seguida, no dia 22, na cidade de Martos e contra o time do mesmo nome. Novo placar de 0 a 0 e a terceira derrota nos pênaltis, por 2 a 3. A quinta, no dia 24, foi na cidade de Reus e com vitória por 2 a 1 sobre o Deportivo Reus. Henrique e Moura fizeram os gols.

A sexta partida foi no dia seguinte, 25, em Mollerussa e com vitória por 3 a 1 sobre o EC Mollerussa. Moura, Marcelo e Villalobos fizeram os gols. A sétima, no dia 27, foi em Palma Del Rio e a vitória por 1 a 0 sobre o Atletico Palma, com um gol contra do zagueiro Enrique, valeu o X Troféu Palma Del Rio.

Com três partidas nos três últimos dias, a oitava e penúltima foi no dia 28, em Estepona. Placar de 0 a 0 com o Estepona e na decisão do XVI Troféu Vila de Estepona, vitória nos pênaltis, por 4 a 1. Depois, na última, dia 29, em Portullano, vitória por 2 a 1 sobre o Portullano, Os gols de Moura e Villalobos valeram o VII Troféu Cidade de Portullano.

Invicto

No saldo final, com bola rolando, nove jogos, cinco vitórias, quatro empates, 11 gols marcados e 5 sofridos. Três troféus de campeão, dois de vice e um (Troféu Milpesa) pela participação em Martos.

O saudoso cronista esportivo e historiador Alberto Simões foi o jornalista convidado que viajou para fazer a cobertura da excursão. Em seu Almanaque São José Esporte Clube foram publicadas as fichas técnicas das partidas e outras informações.

Aqui, no Especial Jogando Juntos, a Parte 13 virá com os primeiros jogos pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Até lá.

Na foto (Acervo do Museu do Esporte/SJC), a torcida do São José na arquibancada do Morumbi e o placar eletrônico divulgando público e renda da finalíssima do Paulistão contra o São Paulo.

Comentário

comentário