Especial: O São José na temporada de 89 – Parte 15

A Parte 15 do Especial Jogando Juntos, sobre a temporada do São José em 1989, destaca as duas primeiras vitórias no Campeonato Brasileiro da Série B. Os resultados deixaram o time dividindo a liderança do grupo com o Bragantino.

Depois de estrear empatando em casa com o Volta Redonda por 1 a 1, o São José voltou a jogar no Martins Pereira. No dia 13 de setembro, uma quarta-feira, às 21h, recebeu o mineiro Esportivo de Passos e com 1.498 torcedores pagantes.

Com a volta do volante Delacir, de novo contrato regularizado, o São José também foi reforçado pela estreia do meio-campista Pingo. O zagueiro Leandro ainda aguardava documentação para estrear, o zagueiro Bira seguia vetado por contusão e o meia Zico estava chegando como novo contratado.

Vindo de uma derrota fora de casa na estreia, para o Santo André, por 2 a 0, o Esportivo de Passos atuou com a atenção redobrada na marcação. O São José foi persistente e conseguiu abrir o placar ainda no primeiro tempo, aos 41 minutos, com o meia Henrique.

No segundo tempo, o ataque joseense não produziu o necessário para ampliar a vantagem, mas o sistema defensivo mostrou que seria o ponto forte da equipe na competição, evitando maiores sustos e sustentando o placar de 1 a 0.

Sem substituições, o técnico Ademir Mello dirigiu o São José com: Luiz Henrique; Marcelo, Eugênio, Sérgio de Paula e Joãozinho; Delacir, Pingo e Henrique; Moura, Romildo e Tita. No banco: Pedro Paulo, Raul, Alemão, Serginho e Wilson.

O Esportivo de Passos, do técnico Jair Bala: Roberto Costa; Miranda, Timoura, Paulo da Pinta e Pirapora; Edilson, Vilas e Ronaldinho (Índio); Marcos Ferrugem, Baiano (Luís Carlos) e Fio.

O árbitro foi Sérgio Cristiano Nascimento (RS), com os assistentes Luís Alfredo Bianchi (SP) e Marcos Fábio Spironelli (SP).

Nas outras duas partidas pela segunda rodada do Grupo J: Bragantino 3 x 0 Volta Redonda e Santo André 0 x 0 Bragantino.

Vitória fora

O terceiro jogo do São José foi um confronto direto na disputa por um das duas posições da zona de classificação do Grupo J. No primeiro fora de casa, visita ao Santo André no dia 16 de setembro, um sábado, às 16h.

Com 475 pagantes no estádio Bruno José Daniel, a partida mereceu um público bem maior. O São José começou com personalidade e o meia Henrique fez mais um gol, aos 10 minutos, iniciando um contra-ataque e indo à área para finalizar uma jogada bem armada.

Em casa, o Santo André chegou a pressionar em alguns mmentos do segundo tempo, mas a defesa do joseense foi novamente resistente e manteve o placar de 1 a 0.

O São José, do técnico Ademir Mello, jogou com: Luiz Henrique; Marcelo, Eugênio, Sérgio de Paula e Joãozinho; Delacir, Pingo e Henrique; Moura, Romildo (Wilson) e Tita. Permaneceram no banco: Pedro Paulo, Raul, Alemão e Serginho.

O Santo André, do técnico Sebastião Lapola: Sérgio Gobetti; Careca, Alves, Servílio e Ijuí (Carlão); Luís Antônio, Jorge Reis e Ricardo; Ivan, Edilson (Adilson) e Betão.

O árbitro foi Dionísio Roberto Domingos (SP), com os assistentes Luís Alfredo Bianchi (SP) e Odair Godegueshi Júnior (SP).

Nos outros jogos da terceira rodada: Esportivo de Passos 0 x 1 Bragantino e Novorizontino 4 x 0 Volta Redonda. Assim, com cinco pontos, Bragantino e São José passaram a dividir a liderança.

Os dois últimos jogos do São José no primeiro turno, contra Novorizontino e Bragantino, estarão na Parte 16. Até lá.

Na foto (do Acervo do Museu do Esporte/SJC), Moura, Henrique e Paulo Sérgio em uma das formações no campeonato.

Comentário

comentário