Especial: O São José na temporada de 89 – Parte 16

Na zona de classificação do Grupo J do Brasileiro da Série B, o São José partia para dois jogos difíceis no final do primeiro turno da fase. É o assunto da Parte 17 do Especial Jogando Juntos sobre a vitoriosa temporada joseense em 1989.

Depois de um empate e duas vitórias, o São José, com cinco pontos, foi enfrentar o Novorizontino que também estava invicto, somando quatro pontos e com uma vitória e dois empates. O time de Novo Horizonte já destacava alguns jogadores como Márcio Santos, Paulo Sérgio e Edson Pezinho.

O time joseense não pôde contar com o meio-campista Henrique, autor dos três gols marcados até então no campeonato. Na partida anterior, com vitória por 1 a 0 na visita ao Santo André, ele marcou aos 10 minutos e foi expulso ao 30, junto com o volante adversário Luís Antônio, por desentendimento entre ambos.

Para compensar, a equipe joseense pôde promover a estreia do zagueiro Leandro e a do meia Zico. O zagueiro Bira seguia vetado por contusão e o atacante Carlos Alberto, novo contratado, ainda aguardava regularização de documentação.

No dia 23 de setembro, um sábado, às 16h, apenas 602 torcedores pagantes estiveram no estádio Jorge Ismael de Biasi. Em um jogo travado, de forte marcação, foram raras as oportunidades de gol e o 0 a 0 mantido no placar ficou melhor para os visitantes. O ponto somado manteve os joseenses na vice-liderança do grupo.

O São José, do técnico Ademir Mello, jogou com: Luiz Henrique; Marcelo, Leandro, Eugênio e Joãozinho; Delacir, Pingo e Zico; Moura, Romildo (Alemão) e Tita. Permaneceram no banco: Pedro Paulo, Sérgio de Paula, Serginho e Wilson.

O Novorizontino tinha o técnico Paulo Emílio que logo mais adiante foi dirigir o São José. Jogou com: Toni; Cafezinho, Fernando, Márcio Santos e Edilson; Rubinho (Edmilson), Amado e Edson Pezinho; Paulo Sérgio (Edenilson), Flávio e Borçato.

O árbitro foi Oscar Roberto Godoy, com os assistentes Albino de Paula Neto e Antônio Laudecir Zampieri.

Nos outros jogos da quarta rodada do Grupo J: Bragantino 3 x 0 Santo André e Volta Redonda 0 x 0 Esportivo de Passos.

Primeira derrota

No sábado seguinte, dia 30 de setembro, às 16h, o São José recebeu o líder Bragantino e amargou a primeira derrota. No estádio Martins Pereira, 2.068 pagantes puderam constatar que o time de Bragança Paulista, do técnico Vanderlei Luxemburgo, estava mais forte.

O gol da derrota por 1 a 0 surgiu logo no começo do segundo tempo, aos 2 minutos, com o atacante Tiba escapando da marcação e finalizando quando teve a oportunidade de evitar uma defesa do goleiro Luiz Henrique. O meio-campista Henrique deveria voltar de suspensão automática por expulsão, mas acabou vetado por contusão. O atacante Carlos Alberto estreou e mostrando que ainda estava sem o ritmo dos demais.

O São José atuou com: Luiz Henrique; Marcelo, Leandro, Eugênio e Joãozinho; Delacir, Pingo e Zico; Moura, Romildo (Tita) e Carlos Alberto. Permaneceram no banco: Pedro Paulo, Sérgio de Paula, Alemão e Wilson.

O Bragantino, de Vanderlei Luxemburgo: Marquinhos; Gil Baiano (João Batista), Júnior, Nei e Biro-Biro; Mauro Silva, Ivair e Gatãozinho (Daniel Frasson); Tiba, Mário e Luís Müller.

O árbitro foi Ilton José da Costa, com os assistentes Carlos Roberto Silva e Epitácio Pinheiro Rodrigues.

Demissão

Apesar da derrota, o São José permaneceu na vice-liderança por causa dos resultados dos outros dois jogos da rodada: Volta Redonda 2 x 0 Santo André e Esportivo de Passos 1 x 0 Novorizontino. No entanto, por considerar que o time não tinha potencial para uma boa campanha, o técnico Ademir Mello pediu demissão.

A saída do treinador e o começo do returno serão assuntos na parte 17 do Especial. Até lá.

Na foto (do Acervo do Museu do Esporte/SJC), Eugênio, Luiz Henrique e Leandro.

Comentário

comentário