Especial: O São José na temporada de 89 – Parte 17

O começo do returno do grupo da fase inicial do Brasileiro da Série B, com técnico interino, é o assunto da Parte 17 do Especial Jogando Juntos, destacando a temporada 1989 do São José. Uma segunda derrota seguida atraiu concorrentes.

No Grupo J, de seis equipes se enfrentando em turno e returno na disputa por duas vagas no primeiro mata-mata, o São José fechou o turno inicial com duas vitórias (cada uma valendo dois pontos), dois empates e uma derrota. Somando seis pontos, estava na vice-liderança da seguinte classificação: 1º Bragantino (9 pontos); 2º – São José (6); 3º – Novorizontino (5); 4º – Volta Redonda (4) e 5º – Esportivo de Passos-MG e Santo André (3).

Na quinta e última rodada do primeiro turno, o São José perdeu a invencibilidade ao ser derrotado em casa pelo líder Bragantino, por 1 a 0. O técnico Ademir Mello, considerando que o time não tinha potencial para alcançar os resultados desejados, pediu demissão e não aceitou a opinião do diretor Diede Lameiro que insistiu na sua permanência.

Com o preparador físico Paulo Roberto Coutinho assumindo interinamente a função de técnico, o São José começou o returno no Rio de Janeiro, visitando o Volta Redonda no dia 7 de outubro, um sábado à tarde.

Diante de apenas 213 torcedores pagantes no estádio Raulino de Oliveira, levou um gol do meia Betinho aos 7 minutos e não teve forças para buscar um empate. O time novamente sentiu a ausência do meia Henrique, artilheiro da equipe com três gols e completando três rodadas de afastamento por contusão.

O São José jogou com: Luiz Henrique; Marcelo, Leandro, Bira e Joãozinho; Delacir, Pingo, Alemão (Tita) e Zico; Moura e Romildo (Carlos Alberto). Permaneceram no banco: Pedro Paulo, Eugênio e Raul.

O Volta Redonda, do técnico Alvanir Marinho, o Leitão, atuou com: Eli; Almir, Toninho, Roberto Silva e Vicente; Elson, Russo e Betinho (Júlio César); Isaías (Manu), Amauri e Darci.

O árbitro foi Márcio Pereira Nascimento (ES), com os assistentes Milton Dantas (RJ) e Eduardo Paula Maria (RJ).

Nas outras partidas da sexta rodada do grupo: Novorizontino 1 x 2 Bragantino e Esportivo Passos 1 x 0 Santo André.

Sem reabilitação

Apesar das duas derrotas consecutivas, o São José (6 pontos) não perdeu a vice-liderança do Grupo J. No entanto, com o líder Bragantino (11) disparando e exibindo futebol para sustentar a primeira colocação, a disputa pela segunda vaga ficou acirrada. Volta Redonda (6), Esportivo Passos (5) e Novorizontino (5) colaram. O Santo André (3) ainda poderia reagir.

Pela sétima rodada, o São José recebeu o Novorizontino no dia 11 de outubro, uma quarta-feira, às 21h. Novamente com o técnico interino Paulo Roberto Coutinho, o time viu apenas 850 torcedores pagantes no estádio Martins Pereira.

O meio-campista Henrique, que passou três rodadas afastado, voltou de contusão e novamente foi o autor do único gol joseense. Aos 11 minutos do segundo tempo, ele abriu o placar de uma partida travada e nervosa.

Logo após o gol de Henrique, o zagueiro Bira e o meia visitante Amado se desentenderam e foram expulsos, levando o técnico joseense a recompor a defesa com a substituição do atacante Moura pelo zagueiro Eugênio.

Todavia, aos 16 minutos, o time de Novo Horizonte empatou com o experiente zagueiro Fernando e o São José, mesmo com o atacante Carlos Alberto entrando no lugar do meia Zico, não teve força ofensiva para desempatar o resultado de 1 a 1.

O São José jogou com: Luiz Henrique; Marcelo, Leandro, Bira e Joãozinho; Delacir, Pingo, Henrique e Zico (Carlos Alberto); Moura (Eugênio) e Romildo. Permaneceram no banco: Pedro Paulo, Tita e Wilson.

O Novorizontino, do técnico Nelson de Souza: Toni; Cafezinho, Fernando, Márcio Santos e Nelsinho; Rubinho, Luís Carlos Goiano, Amado e Edson Pezinho; Luiz Henrique (Paulo Sérgio) e Luck (Borçato).

O árbitro foi Paulo Eduardo Pereira Barjas e os assistentes, Nilo Alexandre Mendes e Antônio Marcolino Tristão (todos SP).

Nos outros dois jogos da rodada: Santo André 0 x 2 Bragantino e Esportivo de Passos 0 x 0 Volta Redonda. Assim, o São José permaneceu na segunda colocação e partindo para a próxima partida com um novo técnico. Será destaque na Parte 18 do Especial. Até lá.

Na foto (do Acervo do Museu do Esporte), Moura, Henrique e Paulo Sérgio.

Comentário

comentário