Times da região aguardam discussões sobre retomada

Na semana em que entidades e cubes discutem a possibilidade da volta do futebol, cinco times da região ficam na expectativa. O Taubaté e o São José Feminino estavam com a competição em andamento e o São José, o Manthiqueira de Guaratinguetá e o Atlético Joseense teriam o campeonato começando no próximo sábado.

Em videoconferências, o presidente da Federação Paulista de Futebol marcou reuniões com os presidentes das séries A-1 (quarta-feira), A-2 (quinta) e A-3 (sexta), às 15h. Nesta terça-feira, a CBF ouve os clubes das séries A e B do Brasileiro.

Vice-líder no Paulista da Série A-2, quando a competição foi interrompida no dia 15 de março, o Taubaté ainda teria mais três rodadas para confirmar classificação entre os oito que avançariam ao mata-mata das quartas de final.

Na segunda-feira, em entrevista ao Canal Fox Sports, o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, fez questão de enfatizar que os campeonatos interrompidos serão concluídos quando surgir a possibilidade.

A Serie A-2, do Taubaté assim como A-1, do Paulistão, têm um patrocinador que poderia cobrar uma multa das mais altas pela quebra de um contrato por competições completas. Do campo precisar surgir de campeões recebendo taça e outros comemorado acesso ou amargando rebaixamento.

No Taubaté, o diretor executivo do futebol do Taubaté, Carlos Arini, já disse que espera contar com a volta de todos os jogadores que estavam atuando até a interrupção. Apesar da necessidade de prorrogar o contrato da maioria, ou fazer a substituição por outros que teriam a inscrição liberada através de medida excepcional, o dirigente ainda considera fundamental um período de treinos antes das partidas.

No Brasileirão de futebol feminino, o São José estava jogando a quinta partida quando chegou a notícia da interrupção no dia 15 de março. Comissão técnica e jogadoras foram liberadas e aguardam novidades. A cada times da competição, a CBF já prometeu uma ajuda de R$ 120 mil reais para ajudar a manter o pagamento das contratadas durante a quarentena.

Aguardando

Times do Paulista da Segunda (4ª) Divisão, São José, Manthiqueira de Guaratinguetá e Atlético Joseense estavam em pré-temporada e sem jogadores contratados e registrados. Com a abertura do campeonato inicialmente marcada para o dia 18 de abril, cada um vivia o seu estágio de preparação.

No São José, cinco jogadores treinavam e outros 14, de estaduais em andamento, eram esperados na semana passada. Seriam 19 para a estreia do dia 24, pois o time folga na tabela da primeira rodada do grupo.

O Manthiqueira ainda estava com um elenco repleto de jogadores, fazendo avaliações e escolhendo os 20 que seriam inscritos para a primeira rodada. Segundo o presidente Dado Oliveira, todos foram liberados para ficar em casa e sem o compromisso de retorno. “A pandemia é uma novidade para todos. Não podemos prever quando tudo passará e como cada um de nós reagirá depois”, disse o dirigente.

O Atlético Joseense também estava em processo de formação. Logo após a interrupção dos campeonatos que vinham em andamento, foi disputar um jogo-treino contra o Brasilias, em Águas de Lindoia, antes de suspender as atividades.

“Se naquela dia o próprio pessoal do adversário assediou dois dos nossos jogadores, fica impossível saber se todos irão voltar quando pudermos marcar o próximo treino”, disse o gestor Nilton Moreira.

Na imagem (Divulgação/EC Taubaté), o estádio Joaquinzão que segue sem jogos e treinos.

Comentário

comentário