Especial 2: O São José no Brasileirão 90 – Parte 11

O jogo contra o líder Atlético Mineiro é o assunto da Parte 11 do Especial 2 do Jogando Juntos, lembrando a participação do São José no Brasileirão 90. Depois de cortar uma sequência de derrotas, voltar a vencer era o desafio na nona rodada.

A fase inicial do campeonato tinha os 20 times se enfrentando em turno único, mas divididos em dois grupos para efeito de classificação. Nas primeiras 10 rodadas, os times de um grupo enfrentavam os do outro e o primeiro colocado de cada grupo garantiria qualificação entre os oito da reta decisiva.

Depois de oito rodadas, o Atlético Mineiro liderava o Grupo A com 13 pontos, na frente de Goiás, Bragantino e Corinthians, todos com 10. E como a vitória da época ainda valia dois pontos, o time atleticano vinha a São José dos Campos com chances de antecipar a vaga.

Disputando o campeonato com o objetivo de lutar contra o rebaixamento, que afetaria os dois últimos colocados da classificação geral, o São José já estava preocupado. Acumulando seis partidas sem vitória, somava apenas cinco pontos e ocupava a antepenúltima posição.

No time joseense, o atacante Viola ficou automaticamente suspenso pela expulsão na estreia e acabou fazendo falta naquele que seria o seu primeiro jogo diante da torcida. Por outro lado, o volante Luís Carlos Goiano, emprestado pelo Novorizontino, estreou e justificou a condição de reforço interessante.

O Atlético vinha de uma grande vitória sobre o rival Cruzeiro, por 2 a 0, no clássico mineiro que valia a liderança isolada da classificação geral. Com cinco vitórias e três empates, seguia invicto. O São José, em oito partidas, acumulava uma vitória, três empates e quatro derrotas.

O jogo

O Atlético começou tentando impor a sua condição de líder, soltando o meia Moacir para ser um terceiro atacante junto com Mauricinho e Altair. No entanto, logo nos primeiros minutos, sentiu que o São José seria um adversário além da condição de antepenúltimo colocado na classificação.

Com Luís Carlos Goiano, Amauri, Vander Luiz e Henrique, o meio-campo joseense equilibrou as ações e o Atlético criou apenas dois ou três ataques mais perigosos. No entanto, com a dupla de ataque formada pelos irmãos Peu e Ângelo (também apresentado pelo apelido Chiquinho), o São José não conseguiu incomodar a defesa adversária.

Parte dos 2.689 torcedores pagantes que estavam no Martins Pereira pediram a entrada do meia-atacante Tita durante o segundo tempo. O ex-jogador do Atlético Mineiro poderia atuar ainda mais animado e ajudar na procura do gol da vitória. No entanto, como qualquer descuido poderia ser comprometedor, o técnico Ademir Mello preferiu terminar a partida sem substituições e o placar de 0 a 0 foi justo pelo futebol apresentado.

Os times

O São José atuou com: Luiz Henrique; Marcelo, Leandro, Bira e Joãozinho; Luís Carlos Goiano, Amauri, Vander Luiz e Henrique; Peu e Ângelo. Permaneceram no banco: Pedro Paulo, Eugênio, Alemão, Tita e Romildo.

O Atlético Mineiro, do técnico Arthur Bernardes: Carlos; Carlão (Baiano), Cléber, Tobias e Netinho; Éder Lopes, Gilberto Costa (Edu), Marquinhos e Moacir; Mauricinho e Altair. Permaneceram no banco: Rômulo, Parreira e Wallace.

O árbitro foi Aristóteles Cantalice (PE), com os assistentes Luís Gonçalves da Silva (PE) e Ernandes José de Oliveira (PE).

A rodada

A nona rodada teve os seguintes resultados: São José 0 x 0 Atlético-MG; Flamengo 1 x 2 Corinthians; Cruzeiro 1 x 1 Santos; São Paulo 0 x 0 Vasco; Palmeiras 0 x 1 Botafogo; Náutico 2 x 2 Portuguesa; Vitória 1 x 0 Bragantino; Internacional de Limeira 1 x 2 Internacional; Fluminense 1 x 4 Bahia e Grêmio 2 x 0 Goiás.

A classificação geral ficou assim: 1º – Atlético-MG (14 pontos); 2º – Corinthians, Cruzeiro e Vitória (12); 5º – Bahia e Grêmio (11); 7º – Bragantino, Goiás e Náutico (10); 10º – São Paulo e Santos (9); 12º – Botafogo e Inter de Limeira (8); 14º – Fluminense e Portuguesa (7); 16º – Palmeiras, Flamengo, Internacional, São José e Vasco (6).

Descendo à zona de classificação e na frente do Vasco somente porque o time carioca ainda não tinha uma única vitória no campeonato, o São José passou a pensar em um confronto direto. O jogo da nona rodada será o assunto da Parte 12 do Especial. Até lá.

Na foto (Reprodução), parte de uma das duas páginas do time no álbum de figurinhas do campeonato.

Comentário

comentário