Especial 2: O São José no Brasileirão 90 – Parte 19

Embalado por uma invencibilidade de cinco jogos e vivendo o seu melhor momento no campeonato, o São José conseguiu somar mais dois pontos importantes na sua campanha contra o risco de rebaixamento. É o assunto da Parte 19 do Especial 2 do Jogando Juntos, lembrando a participação do time no Brasileirão 90.

Pela 17ª e penúltima rodada da fase de classificação, o São José recebeu a Internacional de Limeira que estava bem mais ameaçada de cair à Série B entre os dois últimos colocados. Na 17ª posição e somando 13 pontos, o time joseense poderia abrir quatro de vantagem sobre o concorrente, porque a equipe limeirense estava com 11 e na 20ª posição.

No São José, o zagueiro Leandro, o meio-campista Henrique e o lateral-esquerdo Bira, novamente, foram desfalques por contusão. O técnico Ademir Mello escalou o zagueiro Eugênio, manteve o meio-campista Alemão na lateral e armou uma formação mais ofensiva com o ponteiro-esquerdo Wanks no lugar de Henrique.

Com 2.184 torcedores pagantes no estádio Martins Pereira, a partida foi realizada no dia 11 de novembro, um domingo, às 16h. E como os dois times sabiam que uma derrota seria comprometedora, o jogo foi travado, tenso e com os dois lados redobrando a atenção para evitarem erros defensivos.

Já no segundo tempo, uma substituição ofensiva no São José, com o atacante Ângelo entrando no lugar do meio-campista Amauri, surtiu efeito. Em uma jogada longa e com conclusão precisa, o time joseense abriu o placar.

Aos 22 minutos, o lateral-direito Marcelo avançou, Ângelo abriu na ponta direita e Viola recuou para ser opção de um passe aprofundado. Da intermediária, Marcelo preferiu um levantamento longo, em diagonal, que o volante Manguinha tentou cortar ao subir na cobertura dos deslocados zagueiros. A bola passou pela cabeça do volante limeirense e  caiu logo atrás dele, onde Tita, com categoria e rapidez, dominou no peito e colocou em diagonal, na saída do goleiro Silas.

Com a mesma resistência defensiva das partidas anteriores, o São José soube valorizar o placar de 1 a 0. A Inter, com o passar dos minutos, também sentiu o peso da sua fraca campanha e não conseguiu criar boas chances para um empate.

Os times

O São José do técnico Ademir Mello: Luiz Henrique; Marcelo, Eugênio, Celso e Alemão; Luís Carlos Goiano, Amauri (Ângelo), Vander Luiz e Tita; Viola e Wanks (Moura). Permaneceram no banco: Wellington, Cláudio Mendes e Peu.

A Inter de Limeira, do técnico José Teixeira: Silas; Mauro, Ricardo, Lica e Pecos; Manguinha, Marildo (Ronaldo Marques), Ribamar e Márcio Florêncio; Rodolfo (Claudinho) e Formiga. Permaneceram no banco: Nando I, Valdeni e Nando II.

O árbitro foi Ulisses Tavares da Silva Filho (SP), com os assistentes Alberto Ferreira (SP) e Carlos Roberto Silva (SP).

flor

A rodada

A 17ª rodada teve os seguintes resultados: São José 1 x 0 Internacional de Limeira; Santos 3 x 0 Bragantino; São Paulo 0 x 0 Fluminense; Palmeiras 1 x 1 Náutico; Goiás 3 x 1 Corinthians; Vasco 2 x 1 Portuguesa; Grêmio 1 x 0 Vitória; Botafogo 1 x 1 Atlético-MG; Cruzeiro 1 x 2 Flamengo e Bahia 2 x 1 Internacional.

Como a Justiça Desportiva julgou o Vitória pela utilização irregular do jogador Nardela, na rodada anterior, e confirmou a punição com perda de cinco pontos, o time baiano permaneceu na última colocação. Todavia, recorrendo ao Superior Tribunal de Justiça, manteve o caso aberto.

A classificação geral, com a vitória valendo dois pontos, ficou assim: 1º – Grêmio (24 pontos); 2º -Atlético-MG (23); 3º – Goiás e Corinthians (20); 5º – São Paulo, Cruzeiro, Bahia e Santos (19); 9º – Palmeiras, Bragantino e Botafogo (18); 12º – Vasco – 17; 13º – Flamengo e Náutico (16); 15º – São José (15); 16º – Portuguesa (13); 17º – Fluminense e Internacional (11); 19º – Internacional de Limeira (10) e 20º – Vitória (9).

Como a punição do Vitória ainda dependia de uma sentença definitiva, o São José não quis comemorar a permanência na Série A. A soma de um ponto nas duas últimas rodadas passou a ser o objetivo. Na penúltima, mais um confronto direto que será o assunto da Parte 20 do Especial. Até lá.

Na foto (Reprodução/Acervo da Inter de Limeira), Tita fazendo o gol que decidiu a partida.

 

Comentário

comentário