Especial 3: O São José no Brasileirão 82 – Parte 2

Na primeira vez que jogou por uma competição nacional, o São José comemorou uma das vitórias mais expressivas da sua história. É o destaque da Parte 1 do Especial 3 do Jogando Juntos, lembrando a participação do time no Brasileirão 82.

Com 40 times divididos em oito grupos de cinco, a Taça de Ouro começou no dia 16 de janeiro, um sábado. Pelo Grupo F, os dois primeiros jogos foram no domingo à tarde. O São José recebeu o Grêmio e o Atlético Mineiro foi visitar a Desportiva, em Vitória, no Espírito Santo. O baiano Vitória folgou na tabela da primeira rodada.

O time joseense foi a campo com a mesma formação que fechou a temporada 81, disputando as finais do segundo turno do Paulistão e perdendo o mata-mata contra o São Paulo no primeiro critério para desempate, a campanha geral.

Dirigido pelo técnico e ex-lateral-direito Fidélis, o São José contava com uma base que vinha desde a Divisão Intermediária (atual Série A-2 do Paulista) de 1979. Na formação titular: os zagueiros Darci e Ademir Gonçalves, os meio-campistas Ademir Mello e Tata, e o consagrado trio de ataque com Edinho, Tião Marino e Nenê. Com eles, o goleiro Ivan, o lateral-direito Sotter, o lateral-esquerdo Campina e o volante Gerson Andreotti estavam mais que entrosados.

Para os gremistas, a grande atração era a estreia do volante Batista, vindo do Internacional e após brigar com os dirigentes do rival. Na equipe, oito titulares do título do Brasileirão 81 estavam escalados: Leão, Paulo Roberto, De León, China, Paulo Isidoro, Tarciso, Baltazar e Odair. O estreante Batista entrou no lugar de Vílson Tadei e o zagueiro Vantuir e o lateral-esquerdo Dirceu, nos de Newmar e Casemiro.

O jogo

Diante de 17.761 torcedores pagantes no estádio Martins Pereira e com arbitragem de Arnaldo Cezar Coelho, os dois times fizeram uma partida bem disputada desde os primeiros movimentos. Os artilheiros Tião Marino e Baltazar eram vigiados pelos zagueiros e os ponteiros Edinho, Nenê, Tarciso e Odair pouco conseguiam contra os laterais.

Entre as duas intermediárias, o duelo também era interessante e acirrado. De vez em quando, os volantes Ademir Mello e China abusavam da força nos desarmes e os meias Tata e Paulo Isidoro precisavam ser rápidos quando encontrados em raros passes que poderiam gerar ações ofensivas.

Depois de chegar ao intervalo sentindo que poderia somar a primeira vitória em casa, um confiante São José voltou mais ofensivo e abriu o placar na metade do segundo tempo, mesmo não mais contando com Tata, substituído por contusão.

O substituto Niltinho, ao ser apertado pela marcação em uma sobra de bola na intermediária ofensiva, virou o jogo. Na ponta-esquerda, Nenê dominou no peito e, diante do lateral-direito Paulo Roberto, buscou a linha de fundo e cruzou. Na segunda trave e próximo da pequena área, Tião Marino subiu mais que Vantuir e mandou uma cabeçada em diagonal, no canto direito e no contrapé do goleiro Leão.

Em desvantagem, o técnico gremista Ênio Andrade fez as suas duas substituições para tentar ganhar o meio-campo, colocando Bonamigo e Tonho (o mesmo que em 87 viria jogar pelo São José) e tirando China e Batista.

O técnico joseense Fidélis nem quis usar a sua segunda substituição. O time, que já vinha fazendo uma grande partida com o placar de 0 a 0, ficou ainda melhor depois do gol. Diante de uma torcida empolgada, tratou de sustentar o resultado sem correr maiores riscos.

Os times e a rodada

O São José, do técnico Fidélis: Ivan; Sotter, Darci, Ademir Gonçalves e Campina; Gerson Andreotti, Ademir Mello e Tata (Niltinho 4´/2º); Edinho, Tião Marino e Nenê.

O Grêmio, do técnico Ênio Andrade: Leão; Paulo Roberto, De León, Vantuir e Dirceu; China (Bonamigo 34´/2º), Batista (Tonho 29´/2°) e Paulo Isidoro; Tarciso, Baltazar e Odair.

Na outra partida do Grupo F, o Atlético-MG venceu a Desportiva, por 2 a 0 e com os gols logo no começo, aos 5 e 6 minutos. O atacante Rômulo, cobrando falta, fez o primeiro e o atacante Fernando Roberto, após arrancada do ponteiro-direito Tita (que em 1988 veio defender o São José), o segundo.

Folgando na tabela da segunda rodada do Grupo F, o São José voltaria a campo na terceira, também em casa, contra a capixaba Desportiva. Será o assunto da Parte 3 do Especial. Até lá.

Na foto (Reprodução/Acervo do Grêmio), Tião Marino, logo atrás dos zagueiros Vantuir (caído) e De León, corre para comemorar o gol que decidiu a partida.

Comentário

comentário