Especial 3: O São José no Brasileirão 82 – Parte 4

A primeira derrota no campeonato é o assunto da Parte 4 do Especial 3 do Jogando Juntos, lembrando a participação do São José no Brasileirão 82. Embalado por duas vitórias em casa, o time não rendeu o mesmo como visitante.

Depois de fazer 1 a 0 no Grêmio e 2 a 0 na Desportiva, o São José foi enfrentar o Vitória, em Salvador. O time baiano vinha de derrotas para o Atlético-MG, fora de casa, por 1 a 0 e outra diante da torcida, para o Grêmio, por 2 a 0.

Contando com todos os titulares, o técnico joseense Fidélis manteve a escalação das duas partidas anteriores. O meia Eli Carlos, estreante contra a Desportiva, voltaria a ser uma interessante opção para o decorrer da partida.

No estádio da Fonte Nova, 7.811 torcedores incentivaram o Vitória a buscar o ataque desde os primeiros minutos. O São José teve trabalho em alguns momentos e deixou o jogo bem disputado e acirrado. O time da casa contava com uma boa atuação do meia-atacante Zé Augusto e o São José encontrava o ponteiro-esquerdo Nenê como um caminho para contragolpes.

O plano de explorar o nervosismo do time local acabou caindo logo no início do segundo tempo. Na primeira investida do time baiano, um pênalti foi marcado pelo árbitro José Marçal Filho (RJ) e bem cobrado por Zé Augusto, aos 2 minutos.

Com a vantagem no placar, o Vitória pôde atuar menos exposto e deixou o São José com a necessidade de ir à frente. Eli Carlos entrou no lugar de Tata, mas a marcação da equipe baiana foi eficiente e manteve o 1 a 0 até o final.

Times e rodada

O São José, do técnico José Maria Fidélis: Ivan; Sotter, Darci, Ademir Gonçalves e Campina; Gerson Andreotti, Ademir Melo e Tata (Eli Carlos); Edinho, Tião Marino e Nenê.

O Vitória, do técnico Daltro Menezes: Geninho; Robson, Nad (Xaxá), Alexandre Neto e Marquinhos; Edson Silva (Assis), Paranhos e Zé Augusto; João Marques, Zé Júlio e Monteiro.

No outro jogo pela quarta rodada do Grupo F, empate no Mineirão entre Atlético-MG e Grêmio. O centroavante Baltazar abriu o placar para o time gaúcho, aos 9 minutos do segundo tempo e o atacante Fernando Roberto igualou no final, aos 42. A Desportiva, do Espírito Santo, folgou na tabela.

Na disputa pelas três vagas da segunda fase, a classificação do grupo, com a vitória valendo dois pontos, ficou assim: 1º – Atlético-MG (5 pontos em 3 jogos); 2º – Grêmio (5 pontos em 4 jogos); 3º – São José (4 pontos em 3 jogos); 4º – Vitória (2 pontos em 3 jogos) e 5º – Desportiva (0 ponto em 3 jogos).

A quarta partida do São José, fechando o primeiro turno, será o assunto da Parte 4 do Especial. Até lá.

Na foto (Acervo do EC Vitória), Zé Augusto, o autor do gol do jogo, em uma das formações do time baiano em 1982.

Comentário

comentário