Times da região esperam campeonato em setembro

No terceiro e último dia de videoconferências com o presidente da Federação Paulista Futebol, três times da região souberam que o campeonato da Segunda (4ª) Divisão está previsto para setembro. São José, Manthiqueira de Guaratinguetá e Atlético Joseense poderão encontrar uma competição mais enxuta e menos prejudicada pelo coronavírus.

Desde de terça-feira, o presidente Reinaldo Carneiro Bastos vinha conversando com os 42 presidentes dos clubes que deveriam estar disputando um campeonato inicialmente previsto para começar no dia 18 de abril.

Nesta quinta-feira, o dirigente conversou com os times dos grupos 5 e 6. Assim, São José, Manthiqueira, Joseense, União de Mogi das Cruzes, Atlético de Mogi das Cruzes, União Suzano e Barcelona Capela de São Paulo participaram da primeira reunião da tarde, do Grupo 5.

O presidente Reinaldo destacou que o campeonato poderá ser reduzido a três meses, começando em setembro e terminando em novembro, ficando dezembro como opção. Até lá, é possível que os testes da covid-19 já estejam mais acessíveis e com baixo custo, facilitando o controle da saúde dos envolvidos.

De acordo com o quadro atual, os jogos seriam realizados sem público e com o menor número de pessoas no estádio. No entanto, dependendo da capacidade de testes, as pessoas liberadas poderiam ser aceitas seguindo protocolos atualizados.

O controle do ambiente também seria cobrado de cada clube. Jogadores e integrantes da comissão técnica poderão ser afastados temporariamente do convívio social, permanecendo concentrados para um determinada sequência de partidas. Alojamentos, locais de treinos e meios de transporte seriam fiscalizados.

Na disputa

Como alguns times poderão desistir da competição, porque já não mais contariam com a mesma estrutura financeira, a fórmula de disputa seria alterada. Por enquanto, o campeonato segue com 42 times divididos em seis grupos regionalizados de sete, determinando turno e returno de 14 rodadas. Com quatro times em cada grupo, ficariam apenas seis rodadas obrigatórias para cada participante.

Para a redução dos custos da montagem do elenco, a Federação poderá liberar um aumento no número de jogadores amadores (sub-20, por exemplo) por partida. Atualmente, apenas cinco são permitidos.

Na foto (de Rodolfo Moreira/Jornal Joseense/Cortesia), comemoração de gol do São José no campeonato do ano passado.

Comentário

comentário