Jacareí Rugby assimila cancelamento do Brasileiro

O principal campeonato brasileiro de rugby já está oficialmente excluído da temporada. Por causa da pandemia do coronavírus, as atividades foram suspensas em março e sem previsão de retomada. A região novamente teria dois representantes que jogariam pelo título.

O Jacareí Rugby assimilou a decisão anunciada durante a semana. Confira no material enviado por Ícaro Leal, diretor de Comunicação do clube.

Apesar do cancelamento do Campeonato Brasileiro de XV 2020, o Jacareí Rugby vê a ação de forma correta e sensata da CBRu. O torneio nacional não acontecerá este ano pela primeira vez desde 1964. As disputas iniciariam em abril e encerrariam em novembro de 2020. O Jacareí Rugby disputa a competição desde 2015 e foi o campeão do torneio em 2017.

“É um cancelamento que tem um impacto grande no cenário nacional. Porém, é uma decisão de comum acordo e de consenso entre todas as equipes e a mais sensata para o momento. A gente vê o adiamento e o cancelamento de competições em outras modalidades e a gente já esperava algo na mesma linha com o rugby”, disse o coordenador técnico e treinador da equipe adulta, Júlio Faria.

Segundo comunicado da CBRu, um dos motivos pelo qual a opção de cancelamento foi levada adiante foi em razão do cenário de incertezas quanto às medidas de isolamento social e restrição de serviços no combate à pandemia do novo coronavírus. Além disso, o torneio é organizado com investimentos captados por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e a entidade não considera possível executar todos os recursos captados em um calendário menor.

Variações

Outro ponto importante é que a abertura das atividades pode variar de estado para estado e isso poderia ser um problema em razão de equipes de diferentes regiões se enfrentarem pela competição.

“Esse ano existem muitas incertezas sobre processos. Temos diferentes realidades nos diferentes estados com equipes representantes no torneio nacional. E pode acontecer de algo estar liberado em um estado e no outro não. Isso pode impactar diretamente na tabela do torneio. Então, por um momento, é a decisão mais sensata da Confederação”, analisou Júlio.

Apesar da conquista do título Brasileiro de 7’s, em fevereiro de 2020, referente ao ano de 2019, o Jacareí Rugby vê este ano como um período de provações e dificuldades para o clube. Porém, também enxerga uma oportunidade para estruturar ainda mais a equipe.

“É uma leitura negativa para o ano de 2020, porém o momento pede que isso aconteça. Também servirá para que a gente consiga se reestruturar após o processo de retomada das atividades pós-pandemia. Cada clube vai precisar fazer uma avaliação e ver o impacto que isso teve dentro das suas realidades e se ajustar as competições para o ano de 2021. Então, é um tempo que a Confederação proporcionou aos clubes que vai ser fundamental para essa leitura e reestruturação dos clubes de rugby no Brasil”, concluiu.

Mais 11 times

Além do Jacareí Rugby, o torneio teria a participação de outros 11 clubes: Poli Rugby (São Paulo/SP), São José Rugby (Sao José dos Campos/SP), SPAC (São Paulo/SP), Pasteur (São Paulo/SP), Tornados (Indaiatuba/SP), Curitiba Rugby (Curitiba/PR), Pé Vermelho (Londrina/PR), Serra Gaúcha (Caxias do Sul/RS), Charrua (Porto Alegre/RS), Farrapos (Bento Gonçalves/RS) e Desterro (Florianópolis/SC).

Na foto (de Ícaro Leal/Jacarei Rugby), o time jacareiense com a bola em partida do campeonato do ano passado.

Comentário

comentário