Especial 4: O acesso do São José em 87 – Parte 2

A primeira impressão passada em um amistoso de apresentação do time, contra o Santos, deixou a torcida confiante. É o assunto da Parte 2 do Especial 4 do Jogando Juntos, lembrando o acesso do São José no Campeonato Paulista de 1987.

O projeto de subida ao Paulistão 88 era arrojado. Com o apoio do prefeito Antônio José Mendes Faria, o ex-jogador de basquete e dentista Pedro Yves assumiu a presidência do São José. No futebol, a direção ficou com Diede Lameiro, que já havia encerrado a vitoriosa carreira de técnico e cuidava da sua empresa de ônibus na cidade.

O elenco recebeu vários jogadores experientes e que poderiam ter optado por transferência a outros clubes de primeira divisão. Vieram: André Luís, Tonho, Osmar Guarnelli, Ricardo, Sérgio Moura, Zé Carlos, Luís Sílvio, Gilberto e Ademir Padilha.

O meia Tata voltou, assim como os goleiros Moreira, Edson Mug e Pedro Paulo. O lateral-direito Alves chegou como revelação do Paraná e os novos contratados encontraram uma base das mais interessantes, com Marcelo, Nata, Joãozinho, Serginho, Manó e Daniel, entre outros.

O experiente técnico Nicanor de Carvalho voltou ao São José. Em 1980, quando do primeiro acesso, ele era o preparador físico do técnico Henrique Passos e do então diretor de futebol Pedro Yves.

A estreia

Para sentir a força do time e também a reação dos jogadores diante de um público ansioso, o São José convidou o Santos para um amistoso de apresentação. No dia 8 de março, um domingo, 12.019 pagantes estiveram no Martins Pereira.

Com o árbitro Roberto Nunes Morgado, o jogo terminou sem gols, mas foi bem disputado. Mesmo em um início de temporada, os jogadores correram até o final, buscando oportunidades que pouco acionaram os goleiros. Para o torcedor joseense ficou a certeza que o time era bom e merecia ser prestigiado.

O São José atuou com: Pedro Paulo; Marcelo, Osmar Guarnelli, André Luís e Sérgio Moura; Zé Carlos, Tonho e Gilberto; Luís Sílvio (Serginho), Ricardo e Ademir Padilha (Daniel).

O Santos, do técnico Candinho: Rodolfo Rodríguez; Ijuí (Celso), Nildo, Toninho Carlos e Claudinho; César Sampaio, Marquinhos (Marco Antônio Cipó) e Mendonça; Osmarzinho, Chicão (Carlos Alberto) e Éder (Arizinho).

Antes da estreia no campeonato, o São José ainda disputaria outros dois amistosos, também contra adversários de primeira divisão. Será o assunto da Parte 3 do Especial. Até lá.

Na foto (do Acervo do Museu do Esporte/São José dos Campos), Osmar Guarnelli, Pedro Yves (presidente), Zé Carlos, André Luís, Alves, Sérgio Moura, Moreira e Osmar dos Santos (massagista); Luís Sílvio, Manó, Gilberto, Ricardo, Tonho, Serginho e Fernando Miller (supervisor).

Comentário

comentário