Especial 4: O acesso do São José em 87 – Parte 4

Com a abertura do campeonato passando para o começo de maio, o calendário ainda permitiu mais cinco amistosos antes da estreia. É o assunto da Parte 4 do Especial 4 do Jogando Juntos, lembrando o acesso do São José no Paulista de 87.

Depois de um empate com o Santos (0 a 0) e vitórias sobre o Coritiba (2 a 1) e América-RJ), o São José recebeu um dos seus concorrentes de campeonato. O Saad, de São Caetano do Sul, veio no dia 5 de abril, um domingo e 654 pagantes (havia um número bem maior) viram aquela que ficou, por muito tempo, como a maior goleada da história do time.

O placar de 8 a 0 teve seis gols no primeiro tempo: Gilberto, aos 2 minutos; Tonho (pênalti), aos 8; Gilberto, aos 15; Ademir Padilha, aos 34; Luís Sílvio, 35 e Gilberto, aos 42. No começo do segundo tempo, depois dos gols de Gilberto, aos 3 e Manó, aos 8, o São José desacelerou e o jogo prosseguiu em ritmo de treino.

Dirigido pelo técnico Nicanor de Carvalho, o São José jogou com: Edison Mug (Pedro Paulo); Alves, Osmar Guarnelli, André Luís (Silvinho) e Sérgio Moura; Zé Carlos, Tonho e Gilberto; Luís Sílvio, Ricardo (Serginho) e Ademir Padilha.

O Saad, do técnico Vanderlei Cesaretti: Hélio; João Ricardo, Marcos (Vâner), César e Maurício (Éderson); Almir, Marco Aurélio e Mauro (Paulo Cesar); Bárbara, Gaúcho (Moacir) e Fábio.

Testes importantes

Três dos quatro últimos amistosos foram contra a Portuguesa, da divisão de elite, e o Comercial de Ribeirão Preto e o Paulista de Jundiaí, os dois rebaixados no Paulistão 86 e que na Divisão Intermediária entrariam somente depois do final da primeira fase.

O Comercial veio ao Martins Pereira no dia 12 de abril, um domingo e diante de 3.270 pagantes, o São José queria emplacar a quarta vitória consecutiva. Sem o centroavante Ricardo, poupado por contusão leve, o time joseense ficou no 0 a 0 em partida de raras oportunidades de gol.

O São José jogou com: Pedro Paulo; Alves, Osmar Guarnelli, André Luís e Sérgio Moura; Zé Carlos, Tonho e Serginho (Daniel); Luís Sílvio (Manó), Gilberto e Ademir Padilha.

O Comercial: Torrão; Marinho, Aírton Galvan, Luís Alberto e Fantick; Paulo Bem, Manguinha e Glauco; Hugo, Paulinho e Varlei (Claudinho).

No dia 15 de abril, uma quarta-feira à noite, o São José recebeu a Portuguesa com 3.284 pagantes anunciados. Veio um novo empate, por 1 a 1, com o zagueiro Nenê Santana abrindo o placar para os visitantes, aos 16 minutos e Ricardo empatando logo depois, aos 19.

O São José: Edison Mug; Marcelo, Osmar Guarnelli, André Luís e Sérgio Moura; Zé Carlos, Tonho e Gilberto; Luís Sílvio, Ricardo (Serginho) e Ademir Padilha.

A Portuguesa, do técnico Renê Simões: Serginho (Haroldo); Cesar, Nenê Santana, Eduardo (Marcelo) e Paulo Roberto (Albéris); Paulo Marques, Toninho e Ica (Fajardo); Santos, Jorginho e Esquerdinha (Jerson).

flor

Ida e volta

Os dois últimos amistosos foram contra o Paulista, com o primeiro em São José dos Campos e o segundo em Jundiaí. O saldo final dos resultados acabou negativo para os joseenses, mas os testes foram bem valiosos.

No dia 26 de abril, um domingo e diante de 2.411 pagantes no Martins Pereira, o São José abriu o placar com o zagueiro André Luís, aos 18 minutos e o centroavante Gerson empatou antes do intervalo, aos 45. Na segunda etapa, os times tiveram chances de gol, mas não mudaram o 1 a 1.

O São José, do técnico Nicanor de Carvalho: Edison Mug; Marcelo, Osmar Guarnelli, André Luís e Sérgio Moura; Zé Carlos (Nata), Tonho e Gilberto; Luís Sílvio (Serginho), Ricardo e Ademir Padilha e (Daniel).

O Paulista, do técnico Sérgio Lopes: Solito; Jorge Silva, Maurício, Joãozinho e Edgar; Zé Mário, Otávio (André) e João Renato; Marquinhos, Gerson e Marcos Biazotto (Rinaldo).

Depois, em Jundiaí, o amistoso foi no dia 3 de maio, um domingo e com público pagante não divulgado. O centroavante Gerson fez o único gol do jogo, aos 9 minutos do segundo tempo. Nos minutos finais, o lateral joseense Marcelo e o ponteiro jundiaiense Paulo Leme foram expulsos pelo árbitro Antônio Carlos Saraiva.

O São José, sem o contundido volante Zé Carlos, atuou com: Edison Mug; Marcelo, Osmar Guarnelli, André Luís e Sérgio Moura; Tonho, Gilberto e Daniel (Alves); Luís Sílvio, Ricardo e Ademir Padilha.

O Paulista: Solito; Jorge Silva, Maurício, Joãozinho e Zé Carlos; Zé Mário, Otávio e João Renato; Marquinhos, Gerson (André) e Marcos Biazotto (Paulo Leme).

Fechando a série de amistosos com quatro jogos sem vitória, o São José passou a pensar na primeira partida pela Divisão Intermediária. Será o assunto da Parte 5 do Especial. Até lá.

Na foto (Reportagem da Revista Placar), Ricardo, Osmar Guarnelli, Tata e Tonho.

Comentário

comentário