Especial 4: O acesso do São José em 87 – Parte 20

No primeiro jogo pela segunda fase do campeonato, o time correu o risco de derrota, mas soube voltar com um valioso empate. É o assunto da Parte 20 do Especial 4 do Jogando Juntos, lembrando o acesso do São José no Paulista de 87.

O novo Grupo A do campeonato da Divisão Intermediária (atual Série A-2) tinha sete times disputando duas vagas na reta decisiva, E como o regulamento permitia a contratação de reforços, o São José trouxe o experiente goleador Zé Guimarães e o ponteiro-esquerdo Maurílio, revelação do Aparecida, concorrente da primeira fase.

Na rodada de abertura, o São José foi visitar o União São João, no estádio Engenho Novo, da Usina São João, em Araras. O adversário vinha credenciado como um concorrente também cotado à uma das duas vagas de acesso ao Paulistão 88.

A estreia de Zé Guimarães foi a principal novidade na escalação joseense, no lugar do ponteiro-direito Luís Sílvio. O volante Zé Carlos, após três rodadas afastado por contusão, voltou reassumindo a posição deixada para o meia Serginho.

O jogo

No dia 16 de agosto, um domingo de manhã ensolarada, o São José começou a partida sem os devidos cuidados. No antigo estádio de Araras, 1.044 torcedores pagantes festejaram um início arrasador do time da casa.

Aos 2 minutos, o experiente meia Adauto abriu o placar. No embalo, aos 11, o centroavante Valdir Lins ampliou para 2 a 0. O São José, com os seus jogadores experientes, conseguiu quebrar o ritmo do adversário e evitar um resultado ainda pior antes do intervalo.

No segundo tempo, com alguns ajustes que as condições exigiam, o São José voltou melhor e equilibrou as ações. No entanto, ao saber explorar a opção dos contragolpes, o União São João, aos 21 minutos, descolou um pênalti que poderia levar o placar a 3 a 0 e liquidar a disputa.

Na cobrança do ponteiro-direito Celso Luiz, o goleiro Moreira fez uma grande defesa e o lance animou o São José. Logo em seguida, aos 22, o time joseense teve um pênalti para cobrar e o meio-campista Tonho não deu chaces ao goleiro.

Fortalecido, o São José passou a procurar o gol de empate e não demorou para deixar o placar em 2 a 2. O estreante Zé Guimarães apresentou as credenciais de artilheiro ao aproveitar uma sobra na área do adversário.

Em casa, o União São João tentou resgatar o domínio das ações e chegou a pressionar em alguns momentos. No entanto, ao sentir que o São José poderia escapar em contra-ataque e fazer um terceiro gol, aceitou evitar maiores riscos.

flor

Times e rodada

O São José, do técnico Nicanor de Carvalho: Moreira; Marcelo, Osmar Guarnelli, André Luís e Sérgio Moura; Zé Carlos, Tonho e Gilberto (Luís Sílvio); Zé Guimarães, Ricardo e Ademir Padilha.

O União São João, do técnico João Magoga: Privatti; Kiko, Miranda, Cavalcante e Rossi; Vanderlei, Juca e Adauto; Celso Luiz (Muniz), Valdir Lins (Cássio) e Odair.

O árbitro foi Walter Gabriel Mitre, com os assistentes Rubens José Forte e Gildásio José dos Santos.

Nas outras duas partidas da rodada, o Ituano recebeu o Saad de São Caetano, venceu por 2 a 0 e saltou na liderança, porque São Bernardo e União de Mogi das Cruzes empataram, por 1 a 1. A Esportiva de Guaratinguetá folgou na tabela.

Na segunda rodada, o São José teria o compromisso de somar os dois primeiros pontos em casa. Será o assunto da Parte 21 do Especial. Até lá.

Na foto (do Portal Terceiro Tempo), o estádio Engenho Grande, do complexo da Usina São João, em Araras.

Comentário

comentário