Especial 4: O acesso do São José em 87 – Parte 21

A vitória no primeiro jogo em casa pela segunda fase do campeonato veio em partida com confusão na volta do intervalo. É o assunto da Parte 21 do Especial 4 do Jogando Juntos, lembrando o acesso do São José no Campeonato Paulista de 87.

O Grupo A da nova etapa da competição tinha sete times disputando duas vagas. Na rodada de abertura, com a Esportiva de Guaratinguetá folgando na tabela, os resultados foram: União São João de Araras 2 x 2 São José; Ferroviário Ituano 2 x 0 Saad de São Caetano do Sul e São Bernardo 1 x 1 União de Mogi das Cruzes.

Com o compromisso de somar dois pontos na primeira partida diante da torcida, o São José recebeu o São Bernardo no dia 23 de agosto, um domingo. Sem desfalques, o técnico Nicanor de Carvalho manteve Zé Guimarães na ponta direita, valorizando a boa estreia do experiente reforço na rodada anterior.

No Martins Pereira e com o apoio de 2.559 torcedores pagantes, o São José começou no ataque, mas logo percebeu que o jogo seria difícil. O São Bernardo, também contando com alguns jogadores bons e experientes, manteve as ações equilibradas e o primeiro tempo terminou com raras oportunidades de gol.

Gols e confusão

Diante das exigências, o São José voltou do intervalo pressionando e conseguiu abrir o placar com menos de uma minuto. Todavia, como Zé Guimarães finalizou em posição duvidosa de impedimento, os jogadores do São Bernardo protestaram e um deles, o zagueiro Sílvio, exagerou ao agredir o bandeirinha Élson José Régis Filho e foi expulso. O assistente não conseguiu permanecer na partida e saiu substituído pelo quarto árbitro.

Com o adversário desestabilizado, o São José aproveitou o bom momento e ampliou quase em seguida, aos 8 minutos, em trama bem finalizada pelo meia Serginho. Todavia, a vitória ainda não estava encaminhada.

O São Bernardo foi à frente e mesmo com um jogador a menos, fez um gol, aos 22 minutos, marcado pelo atacante Everaldo. No entanto, em uma descida do São José, o goleiro Paulo fez falta dura, foi expulso e deixou o time visitante com nove.

O goleiro reserva Eli substituiu o atacante Everaldo e o São Bernardo, com dois jogadores a menos, já não teve mais forças para reagir. Além do mais, com a vantagem numérica e um placar positivo, o São José tratou de garantir os 2 a 1 no placar.

flor

Times e rodada

O São José, do técnico Nicanor de Carvalho: Moreira; Marcelo, Osmar Guarnelli, André Luís e Sérgio Moura; Zé Carlos, Tonho e Gilberto (Serginho); Zé Guimarães (Luís Sílvio), Ricardo e Ademir Padilha.

O São Bernardo, do técnico Edson de Oliveira: Paulo; Pereira, Zecão, Sílvio e Paulo Leite; Ditinho, Zé Roberto e Totonho; Müller (Jurandir), Everaldo (Eli – goleiro) e Joãozinho.

O árbitro foi José Carlos Gomes do Nascimento, com os assistentes Élson José Régis Filho (depois, João Carlos de Souza) e Gilberto Pessoa.

Nas outras duas partidas da rodada, o Ituano manteve a liderança ao visitar a Esportiva de Guaratinguetá e vencer, por 1 a 0. Em São Caetano, o Saad recebeu o União Mogi e perdeu, por 2 a 0. O União São João folgou na tabela.

A classificação do grupo ficou assim: 1º – Ituano (4 pontos em 2 jogos); 2º – União Mogi e São José (3 pontos, 2 jogos e 2 a 1 no saldo de gols); 4º – União São João (1 em 1); 5º – São Bernardo (1 em 2); 6º – Esportiva de Guará (0 em 1) e 7º – Saad (0 em 2).

Na terceira rodada, o São Jose visitaria o União de Mogi, em confronto direto de vice-líderes. Será o assunto da Parte 22 do Especial. Até lá.

Na foto (do Acervo do Museu do Esporte/SJC), Manó, Ricardo, Serginho e Maurílio.

Comentário

comentário