Especial 4: O acesso do São José em 87 – Parte 28

Contra um adversário que teve dois jogadores expulsos no começo e fez a partida terminar antes do tempo normal, o time construiu uma tranquila vitória e assumiu a liderança do grupo. É o assunto da Parte 28 do Especial 4 do Jogando Juntos, lembrando o acesso do São José no Campeonato Paulista de 1987.

No Grupo A da segunda fase da Divisão Intermediária (atual Série A-2), sete times disputavam duas vagas. E depois de nove das 14 rodadas programadas, Ituano (12 pontos), São José (11) e União São João de Araras (10) estavam na frente dos demais. O São Bernardo (8) e o União de Mogi das Cruzes (7 e um jogo a menos) ainda tinham esperanças e a Esportiva de Guaratinguetá (3) e o Saad de São Caetano (3) já cumpriam tabela.

Pela 10ª rodada, no dia 11 de outubro, um domingo, o São José teria a sua quarta partida contra o União de Mogi das Cruzes, depois de três vitórias pelo mesmo placar de 1 a 0 e as duas mais recentes na casa do adversário.

Na escalação joseense, o zagueiro André Luís poderia voltar de suspensão por expulsão e os meio-campistas Tonho e Serginho continuariam afastados por contusão. O ponteiro-esquerdo Ademir Padilha e o lateral-direito Alves, pelo cartão vermelho recebido na rodada anterior, cumpririam automática e abrindo espaços para Maurílio e Marcelo. O ponteiro-direito Luís Sílvio, do gol do empate por 1 a 1 na visita do domingo anterior ao São Bernardo, acabou vetado por contusão.

O jogo

Com 2.713 torcedores pagantes no estádio Martins Pereira, o União de Mogi começou diferente dos confrontos anteriores. Sem a mesma concentração na marcação e com alguns jogadores aparentemente nervosos, praticamente perdeu a partida aos 19 minutos de bola rolando.

O meia-atacante Aldo foi acintoso ao reclamar de uma falta não marcada e acabou expulso. Na roda de protestos contra o árbitro, o cartão vermelho também subiu para o atacante Leivinha. Assim, os visitantes ficaram com dois jogadores a menos.

Sentindo a responsabilidade redobrada de vitória, o São José demorou para engrenar. E quando a impaciência já contagiava os torcedores, o centroavante Ricardo encontrou o caminho do gol, aos 34 minutos.

Aliviados, os jogadores do São José trataram de ampliar a vantagem ainda no primeiro tempo. Nos acréscimos, aos 49, o atacante Zé Guimarães fez 2 a 0.

Como o saldo de gols poderia ser um critério de desempate decisivo no final das contas, o São José voltou do intervalo procurando uma goleada. Aos 12 minutos, Ricardo marcou novamente, fazendo 3 a 0.

O União de Mogi, com as duas substituições permitidas já utilizadas, recorreu ao cai-cai para evitar um placar mais dilatado. Aos poucos, Álvaro, Dunder e Zanata foram deixando o campo alegando contusão e como o time ficou sem o mínimo de sete jogadores para o prosseguimento do jogo, a partida acabou aos 27 minutos.

Como o líder Ituano folgou na tabela da rodada, a vitória levou o São José para a primeira colocação e ainda invicto no grupo, com quatro vitórias, cinco empates, 12 gols marcados e seis sofridos.

flor

Times e rodada

O São José, do técnico Vail Mota e sem substituições: Moreira; Marcelo, Osmar Guarnelli, André Luís e Sérgio Moura; Zé Carlos, Nenê e Gilberto; Zé Guimarães, Ricardo e Maurílio.

O União de Mogi, do técnico Ary Martha: Altair; Washington, Lázaro, Dunder e Odair; Zanata, Toninho (Lúcio) e Aldo; Leivinha, Serginho e Edmar (Álvaro).

O árbitro foi Emílio Colella Júnior, com os assistentes Osvaldo Francisco Pedro Basso e Antônio Cláudio Ventura.

Nas outras duas partidas da rodada, o União São João fez 1 a 0 como visitante da Esportiva de Guaratinguetá e o Saad comemorou a primeira vitória na fase com um surpreendente 4 a 2 sobre o São Bernardo, rival regional.

A classificação do Grupo A ficou assim: 1º – São José (13 pontos em 9 jogos); 2º – Ituano (12 em 8); 3º – União São João (12 em 9); 4º – São Bernardo (8 em 9); 5º – União Mogi (7 em 8); 6º – Saad (5 em 9) e 7º – Esportiva de Guará (3 em 8).

O antepenúltimo jogo do São José, que ainda iria folgar na tabela do returno, viria com mais um resultado positivo. Será o assunto da Parte 29 do Especial. Até lá.

Na foto (do Acervo do Museu do Esporte/SJC), Ricardo entre Gilberto e Tonho.

Comentário

comentário