Taubaté espera sinal da Federação para voltar

O Taubaté e os demais times da Série A-2 aguardam um sinal da Federação Paulista de Futebol para marcarem a reapresentação do elenco. A retomada dos trabalhos está prevista para esta semana e com testes de Covid-19.

Na terça-feira passada, em videoconferência, um novo conselho técnico da Série A-2 foi realizado entre a Federação e os clubes. Ficou decidido que o campeonato, interrompido em março, deverá voltar no dia 19 de agosto e com os treinos recomeçando no dia 27 de julho, segunda-feira da próxima semana.

Antes do treinos e com a despesas por conta da Federação, os 16 times devem chamar os seus jogadores para a retomada das atividades coletivas preliminares, com testes médicos e avaliações físicas.

Também na videoconferência passada, a Comissão Médica da FPF e os médicos dos 16 aprovaram o Protocolo de Readaptação Física e de Retomada Gradual dos Treinamentos.

O primeiro foi enviado ao Centro de Contingência do Coronavírus, do Governo Estadual, que assim como ocorreu no campeonato da Série A-1, deverá responder de forma positiva para que sejam autorizados os testes de Covid-19, exames médicos, testes clínicos, físicos e fisiológicos.

Logo após a aprovação do primeiro protocolo, o segundo será encaminhado, o de Retomada Gradual dos Treinamentos. Depois, surgirá o terceiro, o Protocolo de Operação de Jogo.

O campeonato

A confirmação da data escolhida para o reinício do campeonato dependerá de autorização do Governo do Estado. Por enquanto, as partidas, mesmo com portões fechados ao publico, estão sendo liberadas somente em cidades da terceira fase de flexibilização do combate à pandemia, a amarela. Atualmente, o Vale do Paraíba não tem conseguido avançar da segunda, a laranja, o que levaria as partidas de Taubaté para outros locais.

No Taubaté, o diretor executivo do futebol. Carlos Arini, segue em contato com os jogadores para saber com quais o time continuará contando. Alguns receberam propostas de outros clubes e como as séries B e C do Brasileiro começarão nos dias 8 e 9 de agosto, não teriam como concluir a A-2 do Paulista antes da transferência.

Na foto (de Caíque Toledo/EC Taubaté), o meia Boquita, que tem proposta de outro clube, cabeceando em um treino antes da paralisação geral provocada pelo coronavírus.

Comentário

comentário