Especial 4: O acesso do São José em 87 – Parte 37

A chance de um acesso antecipado foi aproveitada. O time fez a sua parte e ainda contou com o resultado do outro jogo da rodada. É o assunto da Parte 37 do Especial 4 do Jogando Juntos, lembrando a conquista do São José em 1987.

O quadrangular semifinal do Grupo Amarelo da Divisão Intermediária (atual Serie A-2) promoveria o primeiro colocado ao Paulistão 88 e também às finais do campeonato. A outra vaga de acesso viria do simultâneo Grupo Verde.

Depois de quatro das seis rodadas programadas, o São José (6 pontos) liderava, mas ainda ao alcance da Votuporanguense (4) e do Nacional de São Paulo (4). O Comercial de Ribeirão Preto (2) já estava eliminado.

No outro quadrangular, o líder Marília (7) era perseguido de perto pelo União São João de Araras (6). O Rio Preto (3) ainda tinha chances matemáticas e o Paulista de Jundiaí (0) já estava cumprindo tabela.

Para evitar problemas com os refletores dos estádios, a Federação Paulista manteve o horário das 16h para todas as quatro partidas da quinta rodada, no dia 3 de dezembro, uma quarta-feira,

O São José foi a Ribeirão Preto e precisava vencer o Comercial para ter a chance de antecipar a primeira colocação. Também necessitaria de um empate em Votuporanga, entre Votuporanguense e Nacional.

O jogo

No estádio Francisco de Palma Travassos, apenas 909 torcedores pagantes estiveram presentes. Por causa do dia e horário, a torcida do São José não pôde montar uma grande caravana. E com o Comercial já eliminado, somente alguns torcedores locais foram prestigiar a última partida em casa.

O São José pôde contar com todos os titulares. O lateral-direito Alves, após suspensão por terceiro cartão amarelo, reassumiu a posição deixada para Marcelo. O Comercial já havia dispensado o técnico Vanderlei Paiva e foi a campo desfalcado de alguns titulares contundidos o suspensos.

Com a responsabilidade que o momento exigia, o São José atuou com atenção redobrada, buscando o ataque e sem deixar a defesa exposta. Aos poucos, foi criando oportunidades e abriu o placar ainda no primeiro tempo. Aos 40 minutos, em uma cobrança de escanteio desviada na primeira trave, o meia Gilberto, bem posicionado na segunda, colocou para dentro.

No segundo tempo, o São José soube valorizar a vantagem parcial e ainda buscou mais um gol para confirmar a vitória. Aos 29 minutos, o centroavante Ricardo recuou para receber um passe longo, dominou no peito girando o corpo e, antes da queda bola, da entrada da área mandou um chute forte, acertando o ângulo direito e fazendo um golaço.

A partida terminou 2 a 0 e os joseenses ficaram no vestiário esperando o resultado da outra partida. Em Votuporanga, uma confusão atrasou o final do jogo, mas não mudou o placar de 0 a 0, liberando os joseenses para a festa.

flor

Times e rodada

O São José, do técnico Vail Motta: Moreira; Alves, Osmar Guarnelli, André Luís e Sérgio Moura; Zé Carlos, Tonho e Gilberto (Manó); Luís Sílvio, Ricardo e Ademir Padilha (Serginho).

O Comercial, do técnico Macalé: Gúbio; Paulinho Pereira, Luís Alberto, Iraci e Jerry; Tim, Luís Carlos e Ivair; Petróleo, Paulinho e Wilsinho (Claudinho).

O árbitro foi José de Assis Aragão, com os assistentes Edmundo Lima Filho e Alcírio Walter Ferreira Agostinho.

O Grupo Amarelo ainda teria mais uma rodada, mas o primeiro colocado já estava definido na seguinte classificação: 1º – São José (8 pontos); 2º – Votuporanguense e Nacional (5) e 6º – Comercial (2).

No Grupo Verde, o Marília poderia ter subido com uma vitória em casa, mas ficou no 1 a 1 com o União São João. O atacante Careca abriu o placar para os marilienses logo no começo, aos 5 minutos, e o time de Araras igualou ainda no primeiro tempo, aos 32, com o meia Adauto. Na outra partida, o Rio Preto recebeu o Paulista e fez 2 a 0.

A classificação do grupo passou a ser a seguinte: 1º – Marília (8 pontos); 2º – União São João (7); 3º – Rio Preto (6) e 4º – Paulista (0).

Depois do acesso conquistado em Ribeirão Preto, o São José teria mais uma partida em casa antes das finais. Será o assunto da Parte 38 do Especial. Até lá.

Na foto (Acervo do Museu do Esporte/SJC), o São José que venceu o Comercial em Ribeirão Preto e antecipou o acesso: Alves, André Luís, Osmar Guarnelli, Zé Carlos, Sérgio Moura e Moreira; Luís Sílvio, Gilberto, Ricardo. Tonho e Ademir Padilha.

Comentário

comentário