Especial 4: O acesso do São José em 87 – Parte Final

No segundo jogo das finais festivas e depois do acesso alcançado, o time precisava virar um mata-mata, mas não conseguiu. É o assunto da Parte 40 que fecha o Especial 4 do Jogando Juntos, lembrando a conquista do São José em 1987.

Depois da derrota no jogo de ida, em Araras, por 2 a 1, o São José precisava vencer o União São João na volta programada para o dia 13 de dezembro, um domingo, no estádio Martins Pereira. Uma vitória por qualquer contagem provocaria uma prorrogação na qual o time joseense teria a vantagem do empate, por melhor campanha geral.

Da partida disputada em Araras, o São José ficou sem o meio-campista Tonho, contundido. O atacante Manó entrou na vaga e o versátil Serginho recuou à posição original de meia. O União perdeu o volante Vanderlei, suspenso por terceiro cartão amarelo e substituído por Miranda.

O jogo

Diante de 10.941 torcedores pagantes, o São José foi ao ataque desde o início. Conseguindo pressionar em alguns momentos, quase abriu o placar quando Serginho pegou a sobra de um levantamento na área e chutou forte, no canto esquerdo. O goleiro Privatti só teve tempo para olhar e ver a bola explodir no travessão.

O segundo tempo continuou nas mesmas condições e a melhor das chances de gol do time joseense foi desperdiçada pelo meia Gilberto. Em um cruzamento da direita, ele fechou livre na segunda trave e, com o goleiro já batido no meio do caminho, cabeceou para fora.

Aos 44 minutos, com o São José pressionando e já na base do desespero, o União São João armou um contra-ataque pelo meio e encontrou a defesa joseense aberta. O ponteiro-esquerdo Play, entrando em diagonal, foi rápido e preciso ao chutar no canto esquerdo e definir o placar de 1 a 0 para os visitantes.

Apesar da derrota, a torcida do São José deixou o estádio sem dramas, porque o grande objetivo de voltar à divisão de elite já estava assegurado.

flor

Times

O São José, do técnico Vail Motta: Moreira; Alves, Osmar Guarnelli, André Luís e Sérgio Moura; Zé Carlos, Serginho e Gilberto; Luís Sílvio, Ricardo e Manó (Maurílio).

O União São João, do técnico João Magoga: Privatti; Kiko, Eduardo, Cavalcante e Carlinhos; Miranda (Marinho), Adauto e Juca; Muniz (Celso Luiz), Cássio e Play.

O árbitro foi Dulcídio Wanderley Boschillia, com os assistentes Dárcio Pereira e Sérgio Cenedezzi.

O São José foi para as férias já esperando o Paulistão 88. O Jogando Juntos começa a pensar no próximo Especial. Até lá.

Na foto (Acervo do União São João), Serginho vai chutar e acertar o travessão do goleiro Privatti.

Comentário

comentário