Especial 5: O acesso do São José em 96 – Parte 1

As conquistas do São José em 1996 serão os assuntos do Especial 5 do Jogando Juntos. O time começou a temporada comemorando o título de um torneio regional e depois, voltou à elite estadual conquistando uma das três vagas de acesso.

A novidade no ano foi a Copa Vale, lançada pelos dirigentes dos clubes da região e com o apoio da Federação Paulista de Futebol. O então vice-presidente da entidade, o atual presidente Reinaldo Carneiro Bastos, comandou o projeto que virou um interessante torneio de pré-temporada, mobilizando os times e atraindo os torcedores.

A Copa Vale começou no dia 21 de janeiro e terminou no dia 11 de fevereiro. Seis times disputaram um turno único de cinco rodadas de três partidas. Os quatro melhores fizeram o cruzamento olímpico da semifinal em rodada única e os dois finalistas tiveram uma mata-mata na decisão.

Participaram do torneio: São José (da Série A-2), Taubaté (Série A-3), XV de Novembro de Caraguatatuba (Série B-1 A), Jacareí (Série B-1 B), Aparecida (Série B-1 B) e União Cruzeirense de Esportes (B-1 B).

O São José, único time da segunda divisão, tinha o compromisso de disputar o título e confirmou o favoritismo. No entanto, de certa forma, acabou se iludindo para uma competição mais difícil e foi obrigado a reajustar o planejamento no começo do Paulista da Série A-2.

O time saiu de 1995 frustrado por não ter conseguido disputar o acesso até a última rodada. Mesmo assim, o bom trabalho do técnico Tata foi reconhecido e com a oportunidade de sequência em 96.

Revelações em 95, o zagueiro Roque Júnior e o atacante Cris foram levados pelo Palmeiras. O atacante Silva também passou alguns dias treinando entre os palmeirenses, mas acabou retornando e virando uma das atrações do time joseense.

Contratados

Sem muito dinheiro para grandes investimentos e também reservando espaços para futuras contratações pontuais, o técnico Tata indicou algumas contratações interessantes. O nome mais conhecido era Edson Boaro, um ex-lateral-direito de Seleção Brasileira e que no final da carreira já atuava como meio-campista. O ponteiro-esquerdo Claudinho, vindo do Botafogo de Ribeirão Preto, foi o primeiro a conquistar o apoio da torcida.

O lateral-direito Josias, ex-Portuguesa; o zagueiro Alberto Veras, capitão da Esportiva de Guaratinguetá e o experiente goleiro Wlamir, que desejava um acesso para encerrar a carreira de vários times conhecidos, foram outros também contratados.

A tabela do torneio foi definida em sorteio no conselho técnico. Uma plataforma de jogos entre os números de 1 a 6 foi escolhida e depois, cada time teve o seu número sorteado. A rodada de abertura ficou assim: São José x Jacareí, Taubaté x Aparecida e XV de Caraguatatuba x Cruzeirense.

Na foto (do Portal Terceiro Tempo), Zico e Edson Boaro em um treino da Seleção Brasileira.

Comentário

comentário