Especial 5: O acesso do São José em 96 – Parte 2

No torneio regional que abriu a temporada, o time estreou com uma boa vitória diante da torcida. O resultado valeu a liderança no saldo de gols. É o assunto do Especial 5 do Jogando Juntos, lembrando as conquistas do São José em 1996.

No dia 21 de janeiro, um domingo, a tabela trouxe uma estreia em casa, contra o Jacareí. No estádio Martins Pereira, 707 pagantes foram registrados, mas muitos torcedores entraram com ingressos promocionais.

Além do técnico Tata, o São José manteve alguns jogadores da Série A-2 de 95 e aproveitou a competição para promover outros dos juniores. Entre os novos contratados, estrearam o lateral Josias, o zagueiro Alberto Veras, o ponteiro-esquerdo Claudinho, o centroavante Eduardo e o meia-atacante Abílio, sobrinho do consagrado Rivelino.

O Jacareí do experiente técnico Henrique Passos, contava com alguns ex-jogadores do São José e outros que mais adiante passaram pelo clube. O time vinha sendo armado para disputar a Série B-1 B, a quinta divisão do Paulista.

Como se esperava de um time de Série A-2 que atuava em casa, o São José começou atacando e não demorou para abrir o placar. Aos 10 minutos, Abílio acertou um chute forte, da entrada da área.

A vantagem deixou o São José tranquilo e o centroavante Silva aproveitou duas oportunidades para ampliar, aos 21 e 42. Assim, quando o Jacareí voltou do intervalo com alguns ajustes necessários, o resultado final de 3 a 0 já estava construído. Durante o segundo tempo, a ocorrência ficou por conta das expulsões do joseense Weber Carioca e do jacareiense Maurinho, por desentendimento.

Times e rodada

O São José, do técnico Tata: Wlamir; Josias (Celso), Marcelo, Veras e Da Silva; Weber Carioca, Sandro Fonseca e Marcus Vinícius; Abílio (Oliveira), Silva (Eduardo) e Claudinho.

O Jacareí, do técnico Henrique Passos: Cláudio; Luciano Luz (Marquinhos), Egídio, Menezes e Zé Roberto; Luciano (Nido), Laerte e Pedrinho Rocha; Marcelo Flecha (Maurinho), Henrique e Vlademir.

O árbitro foi Ricardo Luís Camargo, com os assistentes Adelson Buitrago e Alfredo Leite da Graça.

Em um dos outros dois jogos da rodada, o Taubaté também somou os três primeiros pontos em casa, fazendo 3 a 1 no Aparecida. O centroavante Eber marcou dois gols e o zagueiro Ricardo e o atacante Adriano, para os visitantes, completaram o placar. No Litoral Norte, XV de Caraguatatuba e União Cruzeirense ficaram no 0 a 0.

Na segunda rodada, o São José teria um Clássico do Vale e na casa do rival. Será o assunto da Parte 3 do Especial. Até lá.

Na foto (Acervo do Museu do Esporte/SJC), Silva e Sandro Fonseca em um dos jogos do São José na temporada 96.

Comentário

comentário