Taubaté retoma campeonato no Joaquinzão fechado

A região volta a ter um jogo de futebol profissional depois de cinco meses. Nesta quarta-feira, às 15h, o Taubaté recebe o Red Bull na retomada do Campeonato Paulista da Série A-2. Por causa da pandemia, sem torcedores no estádio.

O Taubaté montou um time forte para tentar um das duas vagas de acesso ao Paulistão 2021. Na fase de classificação, de 16 equipes se enfrentando em turno único, vinha crescendo e como vice-líder, após 12 das 15 rodadas programadas.

A pandemia chegou, o futebol parou no dia 15 de março e agora, ainda sem público nos estádios por causa de aglomerações, virá a antepenúltima rodada com disputa das mais interessantes. As oito vagas das quartas de final estão abertas e os dois piores ainda podem sair da zona de rebaixamento à Série A-3.

Como quase todos os jogadores tiveram o contrato vencendo em maio ou junho, os clubes foram obrigados a renegociar permanência, ou buscar substitutos para os que não quiserem voltar. No Taubaté, o atacante Ermínio e o meia Chumbinho foram os dois titulares que saíram e o meia Bruninho chegou como reforço vindo do pernambucano Central de Caruaru.

Somando 21 pontos, o Taubaté poderá ultrapassar o líder São Bernardo, que tem 22. No entanto, também está ao alcance de sete concorrentes. O Red Bull, que passou a ser uma espécie de time B do Red Bull Bragantino, é o 14º e antepenúltimo colocado. Com 10 pontos, tem apenas um de vantagem sobre os dois da zona de rebaixamento.

Classificação e rodada

Congelada em março, quando a 12ª rodada foi fechada, a classificação está assim: 1º – São Bernardo (22 pontos); 2º – Taubaté (21); 3º – Portuguesa Santista (20); 4º – Monte Azul e XV de Piracicaba (19); 6º – São Caetano, Juventus, Portuguesa e São Bento de Sorocaba (18); 10º – Audax Osasco (15); 11º – Atibaia e Sertãozinho (14); 13º – Rio Claro (13); 14º – Red Bull (10) e 15º – Penapolense e Votuporanguense (9).

A 13ª rodada terá outras seis partidas na tarde desta quarta-feira: Juventus x Portuguesa Santista (15h), Monte Azul x Penapolense (15h), XV de Piracicaba x Votuporanguense (16h), Sertãozinho x Portuguesa (15h), São Bento x Atibaia (16h) e Rio Claro x Audax (15h). Na quinta-feira: São Caetano x São Bernardo (17h).

As cidades de fase vermelha e laranja do Plano São Paulo Covid-19 não podem receber partidas. Por isso, o Monte Azul levou a sua para o estádio do Comercial de Ribeirão Preto e o Rio Claro, ao de Santa Bárbara D’Oeste. Taubaté, São Paulo, Piracicaba, Sertãozinho, Sorocaba e São Caetano do Sul estão na fase amarela.

Para que os torcedores possam assistir ao jogos, a Federação Paulista de Futebol anuncia transmissões onlines em suas redes sociais. O de quinta-feira, em São Caetano do Sul, também será exibido pela Sportv.

Os times

No dia 14 de março, quando recebeu o XV de Piracicaba e venceu por 1 a 0, o Taubaté contou com a seguinte formação: William; Negueba, Dogão, Maurício e Marcos Antônio; Elivelton, Boquita e Chumbinho (Levi); Ermínio, David Batista (Quirino) e Rodriguinho (Coutinho).

O zagueiro Rafael Castro e o meia Giovanni Pavani estavam suspensos por terceiro cartão amarelo. O primeiro abriu espaço para Dogão e o segundo provavelmente seria opção de banco. O técnico João Vallim não revelou a escalação armada nos últimos dias, mas conferiu que Bruninho está pronto para estrear.

Naquela mesma tarde de sábado, em Campinas, o Red Bull recebeu o Juventus no estádio da Ponte Preta e perdeu, por 2 a 1. O volante Manoel Cerezo cumpriu suspensão e foi substituído Marquinhos, na seguinte formação do técnico Vinícius Munhoz: Jordan; Nhayson, Jhonatan, Luís Felipe e Guilherme; Venício, Marquinhos (Patrick) e Cristiano; Pablo, Chrigor e David (Iago Teles).

A equipe de arbitragem que virá ao estádio Joaquim de Morais Filho contará com: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (árbitro), Bruno Silva de Jesus (assistente 1), Alex Alexandrino (assistente 2), Danilo da Silva (quarto árbitro) e Marcelino Tomaz de Brito Neto (auxiliar de campo).

Na foto (TV Burro), jogadores do Taubaté treinando no Joaquinzão.

Comentário

comentário