Especial 5: O acesso do São José em 96 – Parte 18

O time vinha embalado por cinco resultados positivos e queria chegar mais perto da zona de classificação. Todavia, foi visitar um adversário que aproveitou seu bom momento no jogo e soube dar a resposta cobrada por seus torcedores. É a Parte 18 do Especial 5 do Jogando Juntos, lembrando as coquistas do São José na temporada de 1996.

O primeiro turno do Paulista da Série A-2 entrava em uma reta de definições para a disputa das duas primeiras vagas no quadrangular final. O São José, por ter somado 13 pontos dos 15 últimos jogados, estava animado e confiante.

No dia 31 de março, um domingo, o São José foi visitar o Noroeste de Bauru que queria abrir distância das duas últimas posições da classificação geral, a zona de rebaixamento. O atacante Silva, suspenso por terceiro cartão amarelo, e o meio-campista Nem, contundido, eram os desfalques joseenses.

No estádio Alfredo de Castilho e diante de 581 torcedores, o São José encontrou um Noroeste ofensivo e criando os melhores ataques do primeiro tempo. O time joseense tentava explorar os espaços para contragolpes.

Logo na volta do intervalo, o meio-campista bauruense Kuma começou a desequilibrar, arrancando com bola dominada e acionando os atacantes. Aos 3 minutos, ele deixou o centroavante Nilson em condições de abrir o placar. Em seguida, aos 6, armou e finalizou uma descida fazendo 2 a 0.

A considerável desvantagem deixou o São José com a necessidade de ir à frente. Deixando a defesa exposta, perdeu o zagueiro Pedro Paulo, expulso por falta dura. Assim, o time da casa ficou em situação confortável e garantiu a festa antecipada da torcida com um terceiro gol marcado pelo atacante João Luiz, aos 28 minutos.

flor

Times e torcida

O São José, do técnico Afrânio Riul: Charles; Neto (Josias), Pedro Paulo, Rangel e Da Silva; Ademir Fonseca, Ruben Furtenbach, Sandro Fonseca e Marcus Vinícius (Carlos Alberto); Reginaldo e Claudinho (Eduardo).

O Noroeste, do técnico Norberto Lopes: Marcos Garça; Anísio, Valder, Rogério e Carlão; Cláudio, Pedro e Kuma; Bariri (Leandro), Marquinhos da Barra (Nilson) e Marquinhos Yamamoto (João Luiz).

O árbitro foi Flávio de Carvalho, com os assistentes Mauro Sérgio Barioni Oliveira e Jeovan Alves da Silva.

Os outros sete jogos da nona rodada tiveram os seguintes resultados: Portuguesa Santista 2 x 1 Bragantino; Paulista de Jundiaí 2 x 0 Ponte Preta; XV de Piracicaba 0 x 0 Ituano; Sãocarlense 5 x 1 Bandeirante de Birigüi; Olímpia 1 x 0 Paraguaçuense; Internacional de Limeira 2 x 0 Rio Preto e Comercial de Ribeirão Preto 2 x 1 Santo André.

Valendo duas vagas no quadrangular final, a classificação do primeiro turno ficou assim: 1º – Portuguesa Santista (20 pontos); 2º – Paulista (19); 3º – Ituano (17); 4º – Sãocarlense, Ponte Preta e São José (14); 7º – Noroeste e Olímpia (13); 9º – Bragantino (12); 10º – Paraguaçuense e XV de Piracicaba (11); 12º – Inter de Limeira e Comercial (10); 14º – Santo André (8); 15º – Rio Preto e Bandeirante (6).

A próxima partida traria mais um jogo fora de casa e contra um adversário tradicional. Será o assunto da Parte 19 do Especial.

Na foto (EC Noroeste/Divulgação), o estádio Alfredo de Castilho, em Bauru.

Comentário

comentário