Taubaté perde e termina fase na quinta colocação

O Taubaté perdeu em casa na última rodada da fase de classificação do Paulista da Série A-2 e não conseguiu avançar ao mata-mata das quartas de final com a vantagem do segundo jogo em casa. O adversário será o São Bento e com a partida de volta em Sorocaba. A tabela será anunciada nesta segunda-feira

Na manhã deste domingo, com todos os jogos no mesmo horário, o já classificado Taubaté recebeu o líder São Bernardo e queria pontuar para subir na classificação final da fase. No entanto, o adversário fez um gol de pênalti no primeiro tempo e o 1 a 0 decretou o resultado final.

A formação taubateana surgiu com apenas seis titulares: William, Dogão, Maurício, Bruninho, Giovanni Pavani e David Batista. O lateral-direito Negueba, o volante Boquita e o atacante Maykinho cumpriram suspensão. O lateral-esquerdo Marcos Antônio ficou como opção de banco e o volante Elivelton nem foi relacionado para a partida. O São Bernardo poupou alguns jogadores.

Em um jogo equilibrado e de poucos ataque perigosos, o São Bernardo descolou um pênalti, aos 28 minutos. Em um invasão do atacante Ítalo pela ponta direita, o lateral-esquerdo Malcoon demorou para fazer a falta e quando teria tocado no adversário, ambos já estava na área. Aos 30, o meia Allan Dias cobrou com um chute forte, por baixo, no canto direito e além do alcance do goleiro William.

Como o Taubaté não conseguiu a reação necessária nos minutos restantes do primeiro tempo, o técnico João Vallim aproveitou o intervalo para uma substituição: o atacante Coutinho pelo meia Bruninho.

Adiantando o time, o Taubaté conseguiu criar volume de jogo ofensivo. Com o zagueiro Dogão ajudando no ataque, o empate quase veio aos 28 minutos. Todavia, o São Bernardo foi encontrando espaços para explorar contragolpes. Aos 37, Matheus Mathias fechou livre na frente do goleiro William e cabeceou para fora, perdendo grande chance.

Com a derrota confirmada, o Taubaté ficou sabendo que terminava na quinta colocação e teria o quinto colocado, o São Bento, com o adversário das quartas de final. Um empate com o São Bernardo não modificaria o quadro.

Times

O Taubaté, do técnico João Vallim: William; Ynaiã, Dogão, Maurício (Rafael Castro 20´/2º) e Malcoon; Levi, Pedro Demarchi (Quirino 20´/2º), Denis Neves (Elorhan 36´/2º) e Bruninho (Coutinho – intervalo); Giovanni Pavani e David Batista.

O São Bernardo, do técnico Marcelo Veiga: Moisés Júnior; Lucas Ferron (Lucas Mota 17´/2º), Ferreira, Luanderson e Pará (Fernando Júnior – intervalo); Diego Lopes (Helton Luiz 9´/1º), Douglas Silva, Alex Guedes e Allan Dias; Ítalo (Luccas Brasil 17´/2º) e Gildo (Matheus Mathias 8´/2º).

No estádio Joaquim de Morais Filho, a equipe de arbitragem contou com: Rodrigo Gomes Paes Domingues (árbitro), Fausto Augusto Viana Moretti (assistente 1), Amanda Pinto Matias (assistente 2), Willer Fulgêncio Santos (quarto árbitro) Hélio Ferreira de Souza Filho (avaliador de campo).

A sequência

Os oito melhores colocados da fase de classificação avançaram ao mata-mata quartas de final formando os seguintes confrontos: São Bernardo x Juventus(1º colocado x 8º), São Caetano x Monte Azul (2º x 7º), Portuguesa x XV de Piracicaba (3º x 6º) e São Bento x Taubaté (4º x 5º).

A Portuguesa Santista foi a eliminada da última rodada e o Votuporanguense e o Penapolense não conseguiram sair da zona de rebaixamento à Série A-3.

Os resultados

A classificação final: 1º – São Bernardo (28 pontos); 2º – São Caetano, Portuguesa e São Bento (27); 5º – Taubaté (25); 6º – XV de Piracicaba (23); 7º – Juventus e São Bento (22); 9º – Portuguesa Santista (21); 10º – Rio Claro (19); 11º – Atibaia (18); 12º – Sertãozinho (17) e 14º – Red Bull, Votuporanguense e Penapolense (13).

Os resultados da última rodada: Taubaté 0 x 1 São Bernardo; São Caetano 2 x 1 Audax Osasco; Red Bull 0 x 1 Portuguesa; São Bento 1 x 0 Monte Azul; XV de Piracicaba 2 x 1 Penapolense; Juventus 1 x 1 Atibaia; Portuguesa Santista 0 x 2 Votuporanguense e Rio Claro 1 x 0 Sertãozinho.

Em cada confronto, o time com a melhor campanha terá a vantagem do segundo jogo em casa. Depois das duas partidas, com igualdade nos pontos somados e gols marcados, o desempate será em decisão por pênaltis.

A rodada de ida ainda será programada, no próximo sábado ou domingo. Os dirigentes do oito classificados terá uma videoconferência com a diretoria da Federação Paulista de Futebol nesta segunda-feira. O encontro definirá a tabela.

Os quatro semifinalistas formarão os dois confrontos de acordo com a campanha geral: melhor campanha x quarta melhor campanha e segunda x terceira. Como nas quartas de final, o time com a melhor campanha terá a segunda partida em casa e a decisão por pênaltis será o critério para desempate depois dos pontos somados e gols marcados.

Os dois vencedores das semifinais conquistarão as duas vagas de acesso ao Paulistão 2021 e a condição de finalistas da atual Série A-2, no último mata-mata da competição.

Na foto (de Bruno Castilho/EC Taubaté), os taubateanos Malcoon e Bruninho apertando a marcação sobre Douglas Silva.

Comentário

comentário