São José empata no Sul e segue na elite nacional

O São José foi buscar o ponto que ainda precisava para ter a certeza de que continuará disputando o principal campeonato nacional de futebol feminino. Na tarde deste sábado, na cidade gaúcha de Gravataí, empatou por 1 a 1 com o Grêmio.

Pela 14ª e penúltima rodada da fase de classificação do Brasileiro da Série A-1, a disputa por uma das oito vagas do mata-mata das quartas de final cobrava, dos dois times, uma vitória. O São José precisava dos três pontos para esperar outros resultados e ver se ainda iria para a última rodada com alguma chance. O Grêmio, empatando ou perdendo, passaria a correr o risco de sair da zona de classificação, podendo ser ultrapassado pelo Flamengo que vai a campo no domingo.

Com o ponto somado, o São José saiu do alcance do primeiro dos quatro times da zona de rebaixamento. Consequentemente, na próxima quarta-feira, participará da última rodada apenas cumprindo tabela, contra a Ferroviária de Araraquara, às 19h30, em casa, no estádio Martins Pereira.

No Sul

Na formação joseense que iniciou a partida no Rio Grande do Sul, a surpresa foi a ausência da atacante Ariel, de velocidade para contragolpes com lançamentos em profundidade. O técnico Adilson Galdino preferiu reforçar o meio-campo e colocar Sisi mais avançada.

Começando com personalidade e criando um bom volume de jogo ofensivo para equilibrar as ações, o São José conseguiu abrir o placar. Aos 13 minutos, a atacante Fernanda Tipa chutou da entrada da área e a zagueira Ana Alice deixou o braço direito no caminho. Aos 14, na cobrança do pênalti, Tipa deslocou a goleira para o lado direito e chutou no canto esquerdo.

Em desvantagem, o Grêmio reagiu, passou a ter momentos de pressão e também descolou um pênalti, aos 26 minutos, quando a lateral-direita Sinara foi derrubada por Thaynara ao invadir a área e tentar um drible. Aos 27, na cobrança, Karina chutou forte, mas ao alcance da goleira Zany que fez grande defesa ao saltar para o lado direito.

A pressão gremista continuou e sem conseguir encaixar contra-ataques, o São José preferiu se defender e levar a vantagem de 1 a 0 até o final do primeiro tempo.

Empate

No intervalo, a técnica gremista Patrícia Gusmão substituiu a lateral-esquerda Rebeca pela atacante Eudimilla. No São José, a versátil lateral-direita Juju entrou no lugar da meio-campista Fabi Ramos.

O empate do Grêmio acabou chegando, aos 10 minutos. Após levantamento da direita e uma cabeçada da defesa que deixou uma sobra na entrada da área, Jane Tavares acertou um chute forte e pelo alto.

Aliviado, o time gaúcho passou a procurar a virada no placar. Resistente, o São José foi encontrar espaços nos minutos finais. Aos 46, Mylena Carioca errou um passe que viraria ótima chance de gol. Depois, aos 61 e no último lance da partida, a gremista Gisselli pegou uma sobra na área, chutou cruzado e a bola foi na trave esquerda com a goleira Zany já batida.

Os times

O São José, do técnico Adilson Galdino dos Santos, jogou com: Zany; Raquel Beatriz (Duda Batista 28´/2º), Bruna Amarante, Rayane e Mari Machado; Rafa Marques, Thaynara, Fabi Ramos (Juju – intervalo) e Sisi (Rivena 41´/2º); Mylena Carioca e Fernanda Tipa.

O Grêmio, da técnica Patrícia Gusmão: Raíssa; Sinara, Andressa, Ana Alice e Rebeca (Eudimilla – intervalo); Pri Back, Tchulla (Tefa 25´/2º), Jane Tavares e Gisseli; Karina (Mayara 25´/2º) e Karol Lins (Ju Oliveira 34´/2º).

No estádio Antônio Vieira Ramos, em Gravataí, a equipe de arbitragem, gaúcha, contou com: Jonathan Benkenstein Pinheiro (árbitro), Tiago Augusto Kappes Diel (assistente 1), Max Augusto Guimarães Vioni (assistente 2), Maíra Mastella Moreira (quarto árbitro) e Júlio César Rodrigues dos Santos (analista de campo).

Na imagens, a zagueira joseense Rayane e a atacante gremista Karina (foto de Gabriel Dantas/São José Futebol Feminino) e Fernanda Tipa cobrando o pênalti que abriu o placar (TV CBF/Divulgação),

Comentário

comentário