Manthiqueira estreia e São José acompanha

O campeonato de dois times da região começa neste sábado, às 15h. O Manthiqueira de Guaratinguetá estreia visitando o Atlético de Mogi das Cruzes. O São José, folgando na tabela da primeira rodada do grupo, aproveita para conhecer os concorrentes e espera a partida de terça-feira, às 16h, em casa, contra o União Suzano.

O Campeonato Paulista da Segunda (4ª) Divisão, que segue para jogadores com até 23 anos de idade, deveria ter começado em abril e com 42 times. Os 16 classificados à segunda fase também garantiriam permanência na quarta divisão e os demais estariam automaticamente rebaixados para uma futura quinta divisão que seria criada em 2021.

No entanto, em março, o coronavírus provocou uma paralisação geral do futebol e quando o campeonato voltou a ser discutido pela Federação Paulista de Futebol, adaptações deixaram a competição diferente.

A futura quinta divisão foi momentaneamente descartada, desarmando o rebaixamento. Sem descenso, alguns clubes desistiram de participar e ficaram 35 interessados em disputar as duas vagas de acesso à Série A-3 de 2021.

Com o calendário apertado e um protocolo de prevenção contra o coronavírus também seguido em outras competições, o campeonato passou a ter 35 times inicialmente divididos em sete grupos regionalizados de cinco.

A disputa

Em cada grupo haverá 10 rodadas de turno e returno e os dois melhores avançarão à segunda fase. Os dois melhores terceiros colocados entre os sete de todos os grupos também prosseguirão na disputa.

Os 16 qualificados abrirão o mata-mata do afunilamento. Os oito confrontos das oitavas de final serão armados de acordo com a classificação geral: 1ª melhor campanha x 16ª campanha, 2ª x 15ª e assim por diante, também nas quartas de final, semifinais e finais.

Em cada mata-mata, o time com a melhor campanha terá as vantagens do segundo jogo em casa e da igualdade na soma de pontos e gols marcados. Consequentemente, todos os pontos em disputa serão valiosos e poderão fazer a diferença no final das contas.

Os times da região formam o Grupo 6 que começa neste sábado, às 15h, com as duas partidas da rodada de abertura: Atlético Mogi x Manthiqueira e União Suzano x União de Mogi das Cruzes. O São José folga na tabela.

O sábado também terá outras cinco partidas: Francana x Internacional de Bebedouro (16h – Grupo 3), Itapirense x Amparo (15h – Gp 5), Brasilis de Águas de Lindoia x Guarulhos (15h – GP 5), Barcelona Capela de São Paulo x Jabaquara de Santos (15h – Gp 7) e SKA Brasil de Osasco x Mauaense (15h – Gp 7).

Os outros sete jogos serão no domingo: Araçatuba x América de São José do Rio Preto (10h – Gp 1), Bandeirante de Birigui x Tanabi (11h – Gp 1), Grêmio Prudente x Vocem da Assis (15h – Gp 2), Tupã x Osvaldo Cruz (15h30 – Gp 2), Matonense x Grêmio São-Carlense (15h – Gp 3), Independente de Limeira x União Agrícola Barbarense (10h – Gp 4) e Elosport de Capão Bonito x Itararé (15h – Gp 4).

Além do São José (Grupo 6), folgam na primeira rodada: Andradina (1), Assisense (2), XV de Jaú (3), Rio Branco de Americana (4), Flamengo de Guarulhos (5) e Mauá (7).

flor

Manthiqueira

Pela 10ª vez consecutiva, o  projeto do presidente Dado Oliveira e do vice Damaceno Fidélis participa de um campeonato de futebol profissional da Federação Paulista. O Manthiqueira novamente entra com investimentos financeiros modestos, mas de um histórico respeitável. Em 2017, o foi campeão, subiu à Série A-3 e desceu em 2018 entre os seis times atingidos pelo descenso mais rigoroso das últimas temporadas.

Como o Manthiqueira tem o seu jeito próprio de fazer futebol, a técnica Nilmara Alves segue no cargo para os dias de jogos. O presidente Dado Oliveira e os demais dirigentes e integrantes da comissão técnica, como o gerente Augusto Ambrogi, também participam diretamente das atividades, principalmente dos treinos.

A provável escalação para a estreia deste sábado é a formação que começou em um jogo-treino contra a Portuguesa, sábado passado, no Canindé e com empate por 0 a 0: Giovani; Júlio Cesar, Danilo Alemão, Vitão e Ruan; Douglas, Rodrigo Goiano, Wendel e Elorhan; Miqueas e Daniel.

Também foram inscritos para a rodada de abertura:  Yago, Felipe (goleiros), Matheusinho, Índio (laterais), João Vitor (zagueiro), Douglas, Vinícius, Ivan (meio-campistas), Matheus Piauí e Jacó (atacantes).

Na foto (AD Manthiqueira/Divulgação), os jogadores no centro de treinamentos do clube.

Comentário

comentário