Taubaté Vôlei comemora bi na Supercopa

O Taubaté Vôlei, em menos de uma semana, voltou a vencer uma decisão de título contra o Cruzeiro e está comemorando o bicampeonato na Supercopa do Brasil. A derrota nas finas do Paulista vai ficando para trás.

Aqui, a versão da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Voleibol.

O EMS Taubaté Funvic é o campeão da Supercopa masculina de vôlei 2020. O time comandado pelo técnico argentino Javier Weber levanta o caneco pela segunda vez nesta temporada depois de ser campeão também do Troféu Super Vôlei Banco do Brasil, no sábado passado (24.10). Nesta sexta-feira (30.10) o time paulista bateu o mesmo adversário, o Sada Cruzeiro (MG), desta vez em Campo Grande (MS), por 3 sets a 2 (2 (19/25, 25/21, 30/28, 14/25 E 15/11) na reinauguração do ginásio Guanandizão.

A equipe do Vale do Paraíba contou com boa atuação e, mesmo diante do forte adversário, foi superior. Contando com a força do grupo, o EMS Taubaté Funvic comemorou, no entanto, pela primeira vez diante de alguns torcedores – saiu em Diário Oficial decreto que permite público em 30% da capacidade total do ginásio e, por maior segurança, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) permitiu a presença de apenas 10%.

Depois de muita disputa dentro de quadra, os jogadores do EMS Taubaté Funvic fizeram a festa em Campo Grande. O central Maurício Souza, fundamental especialmente na reta final da partida, relembrou um resultado negativo já nesta temporada para buscar ainda mais motivação na conquista deste título. “Nós tiramos energia da derrota que sofremos na final do Campeonato Paulista. O time todo se doeu muito e se uniu mais ainda para conseguir mais uma vitória diante de um time tão forte como o Sada Cruzeiro”, comentou Maurício Souza.

O capitão Raphael, que substituiu Bruninho ao longo da partida também foi mais um a vibrar bastante com a conquista. “Mais um jogo muito difícil. Nossos jogos contra o Sada Cruzeiro são sempre assim. No Troféu Super Vôlei Banco do Brasil vencemos por 3 a 0, mas aquilo não era o que representa esse duelo. Hoje, estávamos preparados para um jogo diferente, longo. Nós temos um grupo fantástico, que está de parabéns, todo mundo se ajudou o tempo inteiro e estou muito feliz por estar saindo daqui hoje com esse título”, disse Rapha.

Outro destaque da partida ficou por conta do ponteiro João Rafael. “Mais uma vez o trabalho da equipe foi fundamental. Passamos por momentos que pareciam estar perdidos, mas o grupo se fechou, lembramos que a nossa principal força é a equipe, com cada um dando o seu 100% e veio o troféu. Estou muito feliz novamente, vamos comemorar hoje porque já já começa a Superliga”, enfatizou João Rafael.

Depois da decisão da Supercopa masculina, a cidade de Campo Grande receberá também a competiçção feminina. Dentil/Praia Clube (MG) e Sesc RJ Flamengo (RJ) se enfrentarão na próxima sexta-feira (06.11), às 21h30 (Horário de Brasília), no mesmo local, ginásio Guanandizão.

Os times

O Taubaté, do técnico Javier Weber: Bruninho, Felipe Roque, Maurício Souza, Lucão, Maurício Borges, João Rafael e o líbero Thales. Também entraram: Yudi, Gabriel, Fabiano e Raphael.

O Cruzeiro, do técnco Marcelo Mendez: Fernando Cachopa, Alan, Isac, Otávio, López, Facundo e líbero Lukinha. Também entraram: Rhenrick, Oppenkoski e Rodriguinho.

A dupla de arbitragem: Fabrício Pereira Feliciano e Paulo Roberto Benites.

Outra versão

Agora, o material enviado por Ronaldo Casarin, da Maxx Sports, assessoria de Imprensa do time taubateano.

Em jogo muito equilibrado, Taubaté bate o Sada Cruzeiro por 3 sets a 2 e celebra seu segundo título da temporada 2020/2021

Bicampeão! Esse foi o grito entoado no ginásio Guanandizão, em Campo Grande-MS pelos atletas do EMS Taubaté Funvic, que na noite desta sexta-feira, 30/10, conquistaram o título da Supercopa Masculina de Vôlei 2020.

No jogo que reúne os últimos campeões da Superliga e da Copa Brasil, o Taubaté derrotou o rival Sada Cruzeiro (MG) por 3 sets a 2 (parciais de 19×25, 25×21, 30×28, 14×25 e 15×11) e celebrou sua segunda conquista da Supercopa. Foi também o segundo título da equipe na temporada 2020/2021, que já havia levantado o caneco do Super Vôlei na semana passada.

O jogo

O técnico Javier Weber colocou em quadra a equipe inicial com Bruno Rezende, Lucão, Maurício Souza, João Rafael, Maurício Borges, Felipe Roque e Thales como líbero. Entraram ao longo da partida o ponteiro Vitor Yudi, o levantador Fabiano, o levantador Rapha e o oposto Gabriel Cândido.

O primeiro set começou equilibrado, com os times forçando o saque. A agressividade no serviço acabou gerando um número de erros elevados de ambos os lados. O Sada conseguiu impor melhor volume defensivo e abriu pequena vantagem. O EMS Taubaté Funvic não conseguiu repetir o bom jogo no sistema defesa/bloqueio, e sofreu com as bolas de ataque do Sada. Os taubateanos equilibraram a partida na segunda metade do set, melhorando a efetividade no saque e aproveitando as bolas de contra-ataque. Na reta final do set o Taubaté foi claramente prejudicado quando uma bola atacada pelo meio de rede foi boa, mas a arbitragem deu bola fora. O ponto empataria o set naquele momento. O Taubaté pediu o vídeo-check, mas por um mal posicionamento da câmera do sistema, não foi possível confirmar a bola boa. O Sada aproveitou para se manter à frente e encaminhar a vitória no set por 25 a 19, em 32 minutos.

O segundo set começou com o Taubaté melhorando sua efetividade no bloqueio e apresentando muito mais volume de jogo na defesa. A virada de bola taubateana também cresceu muito e o Sada Cruzeiro passou a errar mais. Do lado do EMS Taubaté Funvic, o ataque voltou a ter boa efetividade e a equipe se manteve à frente no placar. A defesa continuou fazendo a diferença e as bolas de ponta com o oposto Felipe Roque foram o destaque na reta final do set. O Taubaté fechou em 25 a 21, em 30 minutos, empatando o jogo.

O terceiro set teve um início equilibrado, com as duas equipes errando pouco. O EMS Taubaté Funvic passou a impor pressão no saque forçado, e complicou a recepção do Sada. O set seguiu equilibrado, com as duas equipes se alternando no placar. Nos momentos finais, o Taubaté cometeu mais erros e o Sada chegou a ter um set point. O Taubaté foi buscar a diferença uma ótima passagem do levantador Rapha no saque, e a equipe taubateana conseguiu empatar e virar. Os momentos decisivos do set seguiram ponto a ponto, num jogo tenso e de poucos erros. No final, o EMS Taubaté Funvic conseguiu fechar em 30 a 28, em 41 minutos, virando o jogo para 2 a 1.

O quarto set foi de superioridade do Sada Cruzeiro, que encaixou bem o saque, complicou a recepção taubateana e aproveitou bem as bolas de contra-ataque. O EMS Taubaté Funvic sofreu com a pressão e não conseguiu repetir o bom jogo defensivo dos sets anteriores, e acabou deixando o adversário abrir vantagem no placar. O Sada encaminhou a vitória tranquila no set por 25 a 14, em 25 minutos, empatando a partida.

Quinto set

O tie break, que invadiu a madrugada de sábado, começou em uma outra realidade, retornando ao equilíbrio dos sets anteriores. O Taubaté melhorou sua defesa e recepção, e aproveitou muito bem as bolas de ponta. O bloqueio voltou a fazer a diferença para o EMS Taubaté Funvic, principalmente com Maurício Souza, um dos melhores em quadra nesse fundamento. O saque voltou a entrar e o time taubateano conseguiu abrir boa vantagem para encaminhar a vitória. Pressionado, o Sada errou bastante nos momentos decisivos, e o bicampeonato do EMS Taubaté Funvic veio justamente em uma bola atacada para fora. Final de tie break, 15 a 11 para o Taubaté.

Fim de jogo e mais um título para a galeria da equipe do Vale do Paraíba. Foi o 13º troféu conquistado pelo clube, e levantado pelo capitão Rapha.

O EMS Taubaté Funvic volta a jogar na próxima terça-feira, 03/11, pela estreia na Superliga Banco do Brasil Masculina 2020/2021. A equipe joga fora de casa contra o Azulim/Gabarito/Uberlândia (MG), às 21h30, em Uberlândia. Este jogo será transmitido ao vivo pelo canal SporTV 2.

Na foto (de Célio Messias/Inovafoto/CBV), os campeões festejando após a premiação.

Comentário

comentário