São José Futsal espera Tubarão pelas oitavas

O São José Futsal já sabe que terá uma semana de grande desafio para avançar mais um pouco na Liga Nacional, o Brasileirão da modalidade. Os resultados finais da fase de classificação determinaram o embalado catarinense Tubarão como adversário das oitavas de final. O mata-mata começa na quinta-feira, no ginásio do Tênis Clube, e termina no domingo, em Santa Catarina.

Na tarde de sábado, o São José foi visitar o Minas com a vaga assegurada, mas ainda podendo sar da quarta colocação do Grupo A. Empatando, por 4 a 4, desceu à quinta posição, porque o Praia Clube goleou o eliminado Brasília por 4 a 1 e subiu à terceira, ultrapassando também o Minas.

Como quinto colocado do Grupo A, o São José ficou esperando o adversário das oitavas de final, que pela tabela dirigida seria o primeiro colocado do Grupo C. O Tubarão tinha uma disputa indireta com o paranaense Pato e fez a sua parte, vencendo no Rio Grande do Sul, marcando 3 a 2 no Assoeva de Venâncio Aires.

Como o Tubarão tem a terceira melhor campanha entre os 21 participantes, o São José, na 12ª posição da classificação geral, entrará em desvantagem no mata-mata das oitavas de final. O jogo da volta será como visitante e o adversário terá a vantagem o empate em uma eventual prorrogação.

Na quarta-feira, às 21h30, o São José receberá o Tubarão no ginásio do Tênis Clube. Depois, a partida da volta, em Santa Catarina, será no domingo, às 15h30.

O saldo de gols não será critério para desempate. Assim, o o mata-mata cobra uma vitória e um empate. Nos casos de dois empates ou uma vitória para cada lado, virá uma prorrogação de 10 minutos logo após a segunda partida. No tempo extra, o empate favorecerá a equipe de melhor campanha, o Tubarão.

Final da fase

Sobre a chegada da reta final do campeonato, confira o material de João Paulo Ventura, da assessoria de Imprensa da Liga Nacional.

Quarta-feira começam os Playoffs da LNF 2020. Todos os jogos de ida das oitavas de final terão transmissão da LNFTV.

Se restava alguma dúvida de que o futsal garante emoções até os instantes finais, ela acabou exatamente no último minuto da última partida da fase de grupos da LNF 2020, no domingo. Foi nesse momento que Valença, contra, anotou o gol da vitória do Campo Mourão, fora de casa, diante do Pato por 3 a 2, definindo então o décimo sexto classificado para os playoffs da competição.

Antes disso, durante a semana, duas equipes catarinenses que brigavam para se classificar, tomaram rumos diferentes. Joaçaba e Jaraguá primeiro empataram em 5 a 5. Nos jogos seguintes, o Joaçaba repetiu o placar de 4 a 1 diante de Assoeva e Umuarama e conquistou sua vaga. Enquanto isso, o tetracampeão Jaraguá perdeu em casa para o Umuarama por 3 a 1 e assim, como a Intelli Tempersul, outra equipe duas vezes campeã da Liga, dessa vez estará de fora da reta final do torneio.

A última rodada dos grupos A, B e C no final de semana definiu os cinco classificados de cada chave, que ao todo somaram 126 jogos e 580 gols. Alguns enfrentamentos reservam peculiaridades e antecipam a certeza de mais emoção à vista em um ano em que o torcedor do futsal só poderá incentivar seu time de fora do ginásio, diante da TV. Todas as partidas de ida das oitavas de final serão transmitidas pela LNFTV.

Repetições

Dos oito duelos, alguns se repetem. A Assoeva irá encarar o Joinville, segunda melhor campanha da primeira fase e melhor defesa com apenas 16 gols sofridos. As duas equipes decidiram a edição 2017 da LNF. Outro confronto que reedita uma final de Liga é entre Atlântico e Pato. Os paranaenses, atuais bicampeões, conquistaram o primeiro título justamente diante dos gaúchos em 2018 e estão atrás do tri inédito da Liga. O terceiro reencontro envolve outro gaúcho. A ACBF inicia a busca pelo hexa diante do Joaçaba, seu rival também na mesma fase do campeonato na temporada passada.

Uma curiosidade das oitavas marca justamente a disputa entre duas equipes que em 2020 voltaram para as quadras da LNF. Praia Clube e Umuarama, depois de algum tempo de fora da competição, retornaram esse ano e apenas uma delas seguirá adiante na briga. Ao mesmo tempo, o Minas, único time a participar de todas as edições, vai encarar o Cascavel.

Líder 100%

Desde 2016 de fora da fase eliminatória, o São José terá um grande desafio pela frente. Dono da terceira melhor campanha no geral, o Tubarão terá que comprovar o desempenho agora em que não é mais permitido errar. O Corinthians, que derrapou na fase de grupos, mas se recuperou a tempo, irá encarar o Foz Cataratas. O Timão ficou em segundo lugar no grupo A com a metade dos 36 pontos do líder absoluto Magnus, com incríveis 12 jogos disputados e 12 vitórias, algo inédito na história da competição. O adversário do Magnus é justamente o Campo Mourão, o time que estava fora dos playoffs até um minuto para acabar seu jogo. Sinal de que emoção no futsal vai até o fim.

A tabela das oitavas de final

Rodada de ida

Quarta-feira – 4/11

Campo Mourão-PR x Magnus Sorocaba – 18h – (16º da vaga por índice técnico x 1º colocado do Grupo A

Foz Cataratas-PR x Corinthians – 18h – (5º B x 2º A)

Minas x Cascavel-PR – 20h – (4º A x 3º B)

Quinta-feira – 5/11

São José x Tubarão-SC – 21h30 – (5º A x 1º C)

Assoeva-RS x Joinville-SC – 18h – (5º C x 1º B)

Praia Clube-MG x Umuarama-PR – 20h (3º A x 3º C)

Sexta-feira – 6/11

Atlântico-RS x Pato-PR – 19h15 – (4º B x 2° C)

Joaçaba-SC x ACBF Carlos Barbosa – 21h – (4º C x 2º B)

A rodada de volta terá: Sábado – Corinthians x Foz Cataratas x Magnus x Campo Mourão e Cascavel x Minas. Domingo – Tubarão x São Jose, Umuarama x Praia Clube e Joinville x Assoeva. Segunda-feira – ACBF x Joaçaba e Pato x Atlântico.

Saíram da disputa, eliminados na primeira fase: Intelli de Dracena (6º de A), Brasília (7º A), Marreco-PR (6º B), Blumenau-SC (7º B) e Jaraguá-SC (7º C).

Na foto (de Brenno Domingues/São José Futsal), o joseense Vandinho chutando a gol na partida contra o Minas.

Comentário

comentário