Taubaté Vôlei inicia caminhada em mais uma Superliga

O Taubaté Vôlei inicia nesta terça-feira a sua participação em mais uma Superliga. Depois de três decisões já disputadas neste início de temporada apertada pela pandemia, o time vai embalado porque nas duas últimas derrotou o outro favorito ao título, o tradicional Cruzeiro.

Confira no materal enviado por Ronaldo Casarin, da Maxx Sports, assessoria de Impresa do time.

Em busca de seu segundo título nacional, equipe taubateana viaja até Minas Gerais para seu primeiro compromisso na competição vivendo ótimo momento após títulos do Super Vôlei e da Supercopa

Nesta terça-feira, 03 de novembro, o EMS Taubaté Funvic inicia mais uma caminhada na mais importante competição nacional do voleibol, a Superliga Banco do Brasil Masculina.

O time taubateano fará sua estreia contra o Azulim/Gabarito/Uberlândia (MG), fora de casa, às 21h30, no ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG). A partida será transmitida ao vivo pelo canal por assinatura SporTV 2.

Esta será a oitava participação do EMS Taubaté Funvic na Superliga Masculina de Vôlei. A equipe tem em sua história o título da temporada 2018/2019, o vice-campeonato da temporada 2016/2017, e na última edição da Superliga – encerrada prematuramente por conta da pandemia de COVID – terminou como melhor equipe. Liderava antes da 22ª e última rodada da fase de classificação.

O time taubateano vem tendo um início de temporada muito positivo, tendo conquistado dois dos três torneios que já disputou nestes primeiros meses de atividade. Após o vice-campeonato Paulista, os comandados do técnico Javier Weber faturaram o Super Vôlei Banco do Brasil, torneio realizado em Belo Horizonte, e também a Supercopa masculina, disputada na última sexta-feira em Campo Grande (MS). Os dois troféus foram conquistados com vitórias sobre o Sada Cruzeiro (MG), com vitórias de 3 a 0 e 3 a 2, respectivamente.

O bom momento taubateano serve como combustível tanto para os mais jovens do elenco, quanto para quem vai para sua sétima Superliga vestindo a camisa do EMS Taubaté Funvic, que é o caso do levantador e capitão Rapha.

“É um enorme prazer estar disputando minha sétima Superliga pelo Taubaté. É uma história que eu tenho muita honra e carinho de estar participando. O legal é que cada ano que iniciamos uma Superliga é diferente, tem suas peculiaridades, e é sempre motivador. Este ano não é diferente, o grupo está bem confiante, estamos vivendo um momento bom, não só pelos títulos, mas pelo trabalho como um todo que vem sendo desenvolvido”, destaca Rapha.

Para o levantador, a edição 2020/2021 da Superliga, apesar das dificuldades que todos os clubes enfrentaram e estão enfrentando por conta da pandemia do COVID, será mais uma competição muito dura. “A Superliga é um campeonato longo e muito difícil. Para o Taubaté existe também a carga de ser um dos times mais tradicionais e cotado para o título. Isso se transforma sempre em mais responsabilidade para nós, e os times teoricamente mais fracos sempre entram para nos enfrentar com mais tranquilidade, jogando mais soltos, e isso dobra a nossa responsabilidade em buscar a vitória. Mas temos um grupo muito bom, jogadores rodados, mesclados com jovens valores, e essa responsabilidade é uma motivação a mais para buscarmos fazer uma temporada vitoriosa”, completou o capitão.

O comandante

Se por um lado Rapha vai para sua sétima Superliga pelo Taubaté, no banco o técnico Javier Weber, que já disputou – e venceu – outras edições da competição, vai para sua primeira Superliga no comando taubateano. O treinador destaca que o adversário da primeira rodada promete ser difícil.

“Sem dúvidas um dos grandes objetivos nossos nessa temporada é a Superliga. Faremos essa estreia fora de casa, contra o Uberlândia que é um time de muito respeito. Eles fizeram um campeonato mineiro muito bom, ficaram muito perto de ganhar do Sada Cruzeiro nas semifinais e jogando muito bem. É uma equipe jovem, de muita qualidade técnica, e nós temos que ter total atenção e concentração para buscar esse resultado lá.”, comentou Javier Weber.

O técnico do EMS Taubaté Funvic também destacou o bom momento do time taubateano nesta véspera de estreia no nacional. “Hoje nosso time está num momento de confiança, de crescimento tático e técnico, e precisamos manter esse espírito. A Superliga é um caminho longo, uma primeira fase de 22 rodadas e que sempre requer muita concentração e foco em cada jogo para cumprirmos os nossos objetivos. Tenho confiança que estamos no caminho certo e agora finalmente começando a competição, acredito que nosso rendimento tende a crescer ainda mais com as sequências de jogos”, finalizou.

O Adversário da estreia, o Azulim/Gabarito/Uberlândia (MG), entra na edição 2020/2021 da Superliga Banco do Brasil masculina como uma das novidades na elite. O clube mineiro disputou a Superliga B na temporada passada, terminando na segunda colocação e garantindo o acesso para a primeira divisão nacional. A equipe disputou o Campeonato Mineiro de Vôlei 2020 e chegou às semifinais, sendo eliminado pelo Sada Cruzeiro.

A competição

A Superliga Banco do Brasil Masculina de Vôlei 2020/2021 e disputada por 12 equipes: EMS Taubaté Funvic (SP), SESI-SP, Vôlei Renata (SP), Vôlei UM Itapetininga (SP), Vedacit Guarulhos (SP), Sada Cruzeiro (MG), APAN/ELEVA/Blumenau (SC), Pacaembu Ribeirão (SP), Minas Tênis Clube (MG), Caramuru Vôlei (PR), Montes Claros América Vôlei (MG) e Azulim/Gabarito/Uberlândia (MG).

A primeira fase é disputada em turno e returno, com todos os times se enfrentando em jogos de ida e volta, num total de 22 rodadas. Os oito melhores da primeira fase avançam para as quartas de final. Os dois últimos da primeira fase serão rebaixados para a Superliga B.

Os playoffs (quartas de final, semifinais e finais) serão disputados todos em séries de melhor de três jogos.

Vitórias por 3 a 0 ou 3 a 1 dão 3 pontos ao vencedor e nenhum ao perdedor. Vitórias por 3 a 2 dão 2 pontos ao vencedor e um ponto ao time derrotado.

A primeira rodada já está em andamento. Começou no sábado com: Ribeirão Preto 0 x 3 Minas e Sesi-SP 3 x 1 Caramuru-PR. No domingo: Guarulhos 0 c 3 Cruzeiro. Prossegue nesta terça-feira com: Uberlândia-MG x Taubaté e América-MG x Campinas. O jogo entre Itapetininga x Blumenau foi reprogramado para o dia 18.

Por conta da pandemia de COVID, todos os jogos da Superliga Banco do Brasil serão realizados sem a presença de público nos ginásios. Os clubes seguirão um rígido protocolo de segurança sanitária pré-estabelecido pela CBV.

Histórico

O EMS Taubaté Funvic na Superliga Masculina de Vôlei

2013/2014: 10º colocado
2014/2015: Chegou até as semifinais
2015/2016: Chegou até as semifinal
2016/2017: Vice-Campeão
2017/2018: Chegou até as semifinais
2018/2019: CAMPEÃO
2019/2020: 1º colocado (*A competição foi dada como encerrada faltando uma rodada para o final da primeira fase. Os playoffs não foram disputados por conta da pandemia de COVID. O EMS Taubaté Funvic teve a melhor campanha entre os 12 clubes que disputaram a primeira fase.

O roteiro

1ª Fase / 1º Turno

1ª Rodada

03/11 – 21h30 – Azulim/Gabarito/Uberlândia (MG) x EMS Taubaté Funvic

2ª Rodada

06/11 – 19h00 – EMS Taubaté Funvic x Vedacit Guarulhos (SP)

3ª Rodada

11/11 – 19h00 – APAN Eleva Blumenau (SC) x EMS Taubaté Funvic

4ª Rodada

15/11 – 21h30 – EMS Taubaté Funvic x Minas Tênis Clube (MG)

5ª Rodada

21/11 – 21h30 – Pacaembu Ribeirão (SP) x EMS Taubaté Funvic

6ª Rodada

26/11 – 21h30 – EMS Taubaté Funvic x Vôlei UM Itapetininga (SP)

7ª Rodada

29/11 – 21h30 – Vôlei Renata (SP) x EMS Taubaté Funvic

8ª Rodada

04/12 – 19h00 – EMS Taubaté Funvic x SESI-SP

9ª Rodada

09/12 – 19h00 – Caramuru Vôlei (PR) x EMS Taubaté Funvic

10ª Rodada

12/12 – 19h00 – EMS Taubaté Funvic x Montes Claros América Vôlei (MG)

11ª Rodada

19/12 – 21h30 – Sada Cruzeiro (MG) x EMS Taubaté Funvic

Datas, horários e locais dos jogos podem sofrer alteração de acordo com as necessidades dos clubes, da CBV ou das emissoras que transmitem a Superliga.

Elenco 2020/2021

Ponteiros: Douglas Souza, Maurício Borges, João Rafael e João Franck.

Centrais: Lucão, Maurício Souza, Riad e Bruno Biella.

Levantadores: Rapha, Bruno Rezende e Fabiano.

Opostos: Felipe Roque e Gabriel Cândido.

Líberos: Thales e Vitor Yudi.

Comissão Técnica

Técnico: Javier Weber

Assistente Técnico: Maurício Thomas

Supervisor/Assistente Técnico: Giuliano Ribas

Preparador Físico: Renato Sérgio Bacchi

Assistente de Preparação Física: Caetano José dos Santos

Fisioterapeuta: Miguel Ambrósio

Fisioterapeuta 2: Maicon Douglas

Analista de Desempenho: Alexandre Leal

Massoterapeuta: Kleeva Albuquerque

Auxiliar de quadra: José Carlos Vieira (Branco)

Nutricionista: Daniela Squarcini

Administrativo: Rafael Oliveira

Fisiologista: Tiago Fukugauti

Gerente: Ricardo Navajas

Estrutura

Naming Rights: EMS

Apoiadores institucionais: Funvic e Prefeitura de Taubaté

Master: EcoTaubaté, Havan e Versen

Patrocinadores Gold: Grupo Milclean, Pacaembú, Ribercred, Assaí, SHA, Hydrostec, Tarumã e Grupo Tubarão

Patrocinadores Prata: Taubaté Shopping, MRV, Sesé, Tarumã, Inter Construtora, Quintas de Santa Cruz e Farmaconde

Apoiadores: Point Vision, Policlin, Gran Continental Hotel, Sorridents, Hajax, Plani e Phytomed.

Fornecedor de Material: RT Sports

Assessoria de Imprensa – Maxx Sports – Estratégias em Comunicação & Marketing

Na foto (de Renato Antunes/Agência Maxx Sports), taubateanos comemorando ponto em partida do recente Paulista.

Comentário

comentário