São José vira o placar e antecipa vaga com 100%

No jogo em que teve a necessidade de superar obstáculos até então não encontrados, o São José respondeu positivamente e atingiu o primeiro objetivo que era a classificação antecipada à reta decisiva do Paulista da Segunda (4ª) Divisão. Na tarde deste sábado, fez 2 a 1 como visitante do União Suzano e também manteve os 100% de aproveitamento no campeonato.

Totalizando vitórias nos cinco jogos disputados, o São José voltou à liderança isolada do Grupo 6. Com 15 pontos, segue na frente dos quatro concorrentes: Manthiqueira de Guaratinguetá (12 pontos em 5 jogos), União de Mogi das Cruzes (8 em 6), União Suzano (5 em 6) e Atlético de Mogi das Cruzes (0 em 6).

Podendo ser alcançado somente pelo Manthiqueira, o São José já garantiu uma das duas vagas do grupo ao mata-mata das oitavas de final. O União Mogi, que na tarde deste sábado goleou o Atlético Mogi por 9 a 0, ainda disputa a outra vaga com o Manthiqueira. O time joseense, dos 35 do campeonato, segue como o único que ainda não perdeu pontos.

O jogo

Acostumado com as condições ruins do gramado do estádio Francisco Marques Figueira, o União Suzano apostou em lançamentos longos, pelo alto e aprofundados. E com o São José encontrando dificuldades para trocar passes e fazer o seu jogo, a partida teve um primeiro tempo equilibrado e com algumas boas descidas dos dois lados.

Quando parecia que o 0 a 0 seria levado para o intervalo, o União Suzano abriu o placar no primeiro dos três minutos dos acréscimos. Da intermediária defensiva, o lateral-direito Gustavo foi rápido ao cobrar uma falta, lançando em profundidade. O atacante Patryck, que aparentemente teve a bola tocando no braço esquerdo, soube evitar o desarme do seu marcador e colocar por baixo, na saída do goleiro.

Reação

Instigado, o São José começou o segundo tempo no ataque e, aos 8 minutos, empatou. Uma troca de passes virou o jogo para a ponta esquerda, onde Santiago partiu para cima do marcador e cruzou rasteiro da linha de fundo. O meio-campista Mykaell, como um centroavante na área, colocou para dentro.

O União Suzano, precisando dos três pontos, abandonou a proposta de explorar contragolpes e deixou a partida acirrada. Aos 17 minuto, o atacante joseense Breno revidou uma entrada mais forte com um pisão no tornozelo do adversário e foi expulso por segundo cartão amarelo. Ele trazia o primeiro dos protestos dos joseenses no gol marcado pelo União Suzano.

Com um jogador a menos, o técnico Ricardo Costa substituiu o meia Neto Alexandre por um atacante. Dener Germano, que pediu para ser chamado assim e depois de apresentado anteriormente como Dener Soares, entrou e três minutos depois, fez o gol da virada.

Aos 22 minutos, o atacante Santiago teve nova participação importante na ponta esquerda. No tempo certo, fez um passe curto e lateral para Lucas Lima chutar forte, em diagonal. O goleiro conseguiu rebater e Dener Germano, bem colocado na pequena área, finalizou.

Com o placar favorável e um adversário desesperado para evitar a eliminação antecipada, o técnico Ricardo Costa fez outra substituição tática. O zagueiro Bahia, estreando no campeonato, entrou no lugar do atacante Santiago e ajudou na sustentação do placar de 2 a 1, até o final dos seis minutos de acréscimos.

Agora, em seis dias, o São José terá duas partidas. Na terça-feira, às 16h, receberá o Atlético Mogi e na sexta-feira, às 15h, visitará o Manthiqueira. Depois, na última rodada da fase, no dia 18, terá a visita do União Mogi.

Os times

O São José, do técnico Ricardo Costa: Matheus Lopes; Juninho, Joaquim, Henrique e Igor Meneghel; Jé, Mykaell e Neto Alexandre (Dener Germano 19´/2º, depois Gustavo Nicola 42´/2º); Santiago (Bahia 31´/2º), Lucas Lima e Breno.

O União Suzano, do técnico João Vallim: John; Gustavo, Guilherme, Marcão e Daniel (Iego 22´/2º); Ismael, Arys Prado (Pedro Henrique 27´/2º) e Gabriel (Hebert 27´/2º); Álisson, Patryck e Ícaro.

A equipe de arbitragem contou com: Kleber Canto dos Santos (árbitro), Patrick André Bardauil (assistente 1), Denis Matheus Afonso Ferreira (assistente 2), Thiago Filipe Machado Chagas (quarto árbitro) e Marcelino Tomaz de Brito Neto (avaliador de campo).

Na foto (São José EC/Divulgação), Igor Meneghel aprofundando um passe para Breno durante o primeiro tempo em Suzano.

Comentário

comentário