São José e Manthiqueira assimilam novo calendário

O adiamento da rodada de abertura das semifinais do Campeonato Paulista da Segunda (4ª) Divisão foi recebido de formas diferentes pelo São José e o Manthiqueira. O primeiro ganhou alguns dias para resolver problemas e o segundo já estava preparado para o compromisso de tentar abrir o mata-mata do acesso com vitória em casa.

Na sexta-feira, por volta das 19h30, a Federação Paulista de Futebol entrou em contato com os quatro semifinalistas e avisou que a rodada de abertura, com uma partida no sábado e outra no domingo, estava transferida para quinta-feira. Consequentemente, a rodada de volta mudava de quarta-feira para domingo.

Mais adiante, em resumo, a Federação explicou que o Bandeirante de Birigui foi atendido no pedido de adiamento por ter sido prejudicado no protocolo contra a Covid-19. Na última bateria de testes, o material deveria ter sido colhido no dia 26 de novembro e não no dia 30. Pela data original, os 10 dias de quarentena venceriam agora, no dia 6, domingo e, consequentemente, os jogadores afastados poderiam retornar para a partida que seria em Presidente Prudente, às 15h.

Para evitar problemas com a possibilidade do Bandeirante utilizar jogadores de tempo de quarentena questionável, a Federação preferiu adiar a rodada de abertura. O Osvaldo Cruz, que em um primeiro momento já está eliminado, também poderia querer lutar pela vaga e, com uma decisão judicial favorável, mudaria os confrontos.

No momento, o São José, com a melhor campanha entre os quatro, está enfrentando o Manthiqueira, da quarta campanha. O Bandeirante, da segunda campanha, o Grêmio Prudente, da terceira. Assim, o Osvaldo Cruz no lugar do Bandeirante entraria com a quarta campanha e passaria a ser o adversário do São José. O Prudente, subindo à segunda, enfrentaria o Manthiqueira, passando à terceira.

Agora, com a rodada de ida transferida para quinta-feira, os jogadores que estão em quarentena ficarão com os 10 dias já cumpridos. Seriam afastados somente os que vierem a ser positivados na bateria de segunda-feira.

flor

Na região

O Manthiqueira não gostou do adiamento. Sem jogadores afastados ou contundidos, neste sábado receberia o São José com força total concentrada. Agora, ainda correrá o risco de ter alguém vetado na nova sessão de exames.

“Se o problema era com o Bandeirante, somente o outro jogo deveria ter sido adiado. Ainda não entendi porque o nosso também foi”, disse Dado Oliveira, presidente do Manthiqueira, não acreditando que desdobramentos poderiam terminar com uma troca do Bandeirante pelo Osvaldo Cruz, alterando os confrontos.

O São José, que já estava com a delegação em Guaratinguetá quando o adiamento foi anunciado, lamentou o investimento de 5 mil para pagar o hotel de uma concentração que ficou sem motivo. Por outro lado, gostou do prazo para recuperar alguns jogadores contundidos e a possibilidade de liberação dos sete vetados por testagem positiva e que não puderam atuar na partida anterior.

“Em um primeiro momento, o adiamento realmente vem como interessante. Mas, também surge o risco de termos outros jogadores vetados pelo exame de segunda-feira, aumentando o número de desfalques que não teríamos com o jogo sendo disputado no sábado, na data original. Mesmo assim, parece justo que os quatro semifinalistas partam em condições de igualdade, com a atualização dos testes antes da disputa”, disse o gestor Robertinho da Padaria.

Tabela

As semifinais ficaram assim:

Quinta-feira (10/12)

Manthiqueira x São José – 15h

Grêmio Prudente x Bandeirante – 15h

Domingo (13/12)

Grêmio Prudente x Manthiqueira – 16h

São José x Manthiqueira – 17h

Na foto (de Fábio Moraes/São José EC/Divulgação), jogadores do São José e do Manthiqueira quando os dois times se enfrentaram pela primeira fase do campeonato, em Guaratinguetá.

 

Comentário

comentário