São José e Manthiqueira viverão uma quebra de tabu

O confronto regional de domingo, entre São José e Manthiqueira, quebrará um tabu histórico. O time joseense não conquista um acesso em casa desde 1966 e o de Guaratinguetá ainda não teve a chance de festejar uma promoção como visitante.

Como Esporte Clube São Jose, o time joseense subiu no primeiro ano de profissionalismo, na Terceira Divisão de 64, que era a quarta divisão. O campeonato terminou em 65 e no mata-mata final contra a Bancária de Fernandópolis, uma vitória fora por 2 a 1 e um suficiente 0 a 0 em casa.

Depois, na Segunda (3ª) Divisão de 65, fechada em 66, o acesso surgiu em uma quadrangular final com o Orlândia, o Linense e o Derac de Itapetininga. Na última rodada, o jogo que definiu o campeão teve o São José recebendo o Orlândia e vencendo, por 2 a 1. Nos anos 60, o time ainda jogava no antigo estádio, no centro do cidade. O Martins Pereira foi inaugurado somente em 1970.

Em 1976, para ter uma condição financeira mais favorável, o São José trocou as cores preta e branca pelas três da bandeira da cidade. Com a azul, a branca e a amarelo, passou a ser o atual São José Esporte Clube e continuou em busca do primeiro acesso à elite estadual.

Na Divisão Intermediária (atual Série A-2) de 1980, os mata-matas das semifinais foram concentrados no estádio do Pacaembu, em São Paulo. O campeão seria o único promovido e o São José venceu o Grêmio Catanduvense duas vezes nas finais, por 1 a 0 e 4 a 0.

O segundo acesso da Águia do Vale veio em 1987, na Divisão Intermediária (atual Série A-2). Em um dos dois quadrangulares semifinais, enfrentou a Votuporanguense, o Comercial de Ribeirão Preto e o Nacional de São Paulo. O time joseense subiu na quinta e penúltima rodada, quando fez 2 a 0 em Ribeirão Preto e a Votuporanguense não saiu do 0 a 0 em casa com o Nacional.

Em 1989, depois do vice-campeonato no Paulistão, o São José também foi vice no Brasileiro da Série B e subiu para o Brasileirão 90 junto com o campeão Bragantino. No mata-mata das semifinais, valendo acesso, o São José recebe a baiana Catuense, venceu por 1 a 0 e depois, em Alagoinhas, empatou, por 1 a 1.

O terceiro e mais recente acesso à elite estadual foi em 1996. Um quadrangular promovia três dos quatro participantes e foi decidido antes da última rodada. Na penúltima, um 0 a 0 fora de casa com a Internacional de Limeira serviu para os dois. No mesmo horário, a Portuguesa Santista, já promovida, eliminou o Ituano com uma vitória em Santos, por 1 a 0.

flor

Os mais recentes

Com o rebaixamento à Série A-3 de 2004, o São José teve o seu acesso mais recente em 2006, de volta à Série A-2. Em um quadrangular que promovia os dois melhores, a última rodada foi de festa para os dois visitantes. Em Santa Cruz do Rio Pardo, o São José fez 2 a 0 na Santacruzense. Em Araraquara, o mesmo placar do XV de Jaú sobre a Ferroviária.

O Manthiqueira, que tem apenas 10 anos de futebol profissional, em 2017 subiu justamente da atual Segunda (4ª) Divisão, como campeão e junto com o vice Esporte Clube São Bernardo. Nas semifinais, decidindo uma das vagas contra o União de Mogi das Cruzes, empatou fora por 0 a 0 e depois, em casa marcou 3 a 1.

Na foto (do Museu do Esporte/SJC), uma das formações do São José na campanha do primeiro acesso, em 1965.

Comentário

comentário